Desde a infância, Herlan Silva tem acompanhado o pai na pequena plantação de abacaxi que sustenta a família, no município de São Domingos do Maranhão. A cidade, considerada a capital do abacaxi, tem no cultivo da fruta a sua principal atividade econômica, e o programa ALI Rural tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da cultura desde seu início, beneficiando mais de 30 produtores rurais até o momento.
“Conheci o Sebrae através das consultorias do programa Agronordeste, onde meu pai era atendido. Sempre via a consultora dando indicações de insumos e plantio, mas meu pai relutava em aceitar as soluções apresentadas para a nossa propriedade”, explicou Herlan ao falar sobre o início do empreendimento. “Alguns anos depois, tomei conhecimento do programa ALI Rural, pedi um espaço na propriedade ao meu pai e iniciei o meu próprio plantio, com o intuito de mostrar que as soluções trazidas pelo Sebrae poderiam melhorar a nossa produtividade”, acrescentou.
O jovem sempre acreditou na eficácia das consultorias. “E tem dado certo. Desde a gestão financeira até o espaçamento das mudas, a redução de custos com a criação da cooperativa são ferramentas que têm contribuído para o nosso desenvolvimento. Hoje, meu pai acredita na eficácia das consultorias através do meu progresso”, concluiu.
ALI Rural
Em São Domingos do Maranhão, o programa encerrou o segundo ciclo, e muitos casos de sucesso estão começando a surgir. Recentemente, a cidade sediou o Encontro Coletivo Regional, com a participação das equipes que atendem as unidades de Balsas, Grajaú, Imperatriz e Presidente Dutra.
“Essa ação proporcionou um balanço das conquistas alcançadas neste ano. Reunimos todas as equipes do ALI Rural que atendem a região, e cada unidade de negócio apresentou seus cases de sucesso e dados para inspirar os demais participantes. Foi um balanço bastante produtivo, uma vez que várias iniciativas realizadas em outras unidades já serão implementadas aqui”, explicou Emerson Mendes, gerente substituto da Unidade de Negócios do Sebrae em Presidente Dutra.
O encontro aconteceu no final de novembro, no auditório do sindicato dos professores, e contou com a participação de 10 produtores atendidos pelo programa. Para Eli Machado, o encontro foi inspirador. “Vi que em Balsas, uma produtora começou a vender abóbora descascada e em pedaços, aumentando sua lucratividade. Isso já me encheu a cabeça de ideias para adaptar na venda do abacaxi”, concluiu o produtor.