Iolane Dantas, é dona da Fazenda Nossa Senhora das Graças, localizada no povoado Barbudo, interior do município de São Mateus. Junto com o esposo José Guternandes, Iolane tinha o desejo de utilizar a propriedade para algum empreendimento produtivo, foi quando encontraram no Sebrae, o apoio necessário para seu negócio.
“ A gente sentiu a necessidade de trabalhar aqui com a terra, mas não sabíamos como fazer. Como a gente sempre ouvia falar sobre o Sebrae, decidimos ir até o Sebrae de Bacabal buscar uma orientação. Foi quando nos apresentaram a consultoria do Sebraetec por meio do programa Agronordeste. A partir daí nós tivemos todo o suporte necessário para trabalhar com a piscicultura”.
O analista do Sebrae, Cícero Almeida, foi o primeiro a visitar a propriedade e a identificar o potencial do local.
“Ao visitar a propriedade reconhecemos o seu potencial para a piscicultura e indicamos uma consultoria via Sebraetec. Na consultoria, a nossa cliente recebeu a orientação técnica especializada e adequada para ter resultados positivos no seu negócio”, afirma o analista.
A cada visita do técnico, um novo conhecimento era adquirido pelo casal.
“É muito complicado a gente iniciar um projeto sem ter suporte de ninguém. E quando eu falo suporte, eu estou falando da questão do conhecimento, porque a gente pensa que é só colocar o peixe na água, dar a comida. Mas quando o técnico vem, a gente entende que tem de ver se a água é propícia ou não, verificar o pH, e ainda aprende a como usar corretamente a ração. Então, eu só tenho a agradecer todo o suporte que recebi do Sebrae”, destaca Iolane.
Casal de piscicultores recebem orientações do analista Sebrae Cícero Almeida
Durante nove meses, o casal de piscicultores seguiu à risca às orientações dadas pelo especialista, o que garantiu o sucesso do negócio e a qualidade do pescado.
“A gente tirou 1200kg que não deu para nada, conseguimos vender o peixe todinho no mercado. O nosso peixe é de qualidade, saudável e muito bom de sabor. Eu estou muito satisfeita com o acompanhamento que recebi do Sebrae por meio do Sebraetec e eu recomendo para todo produtor que tem interesse em produzir alguma coisa que procure o Sebrae. Foi uma experiência que deu certo e nós já procuramos o Sebrae para dar continuidade ao projeto”, celebra a piscicultura
Programa Agronordeste – Executado pelo Sebrae Maranhão, o Agronordeste que tem como finalidade fortalecer o arranjo das cadeias produtivas com o objetivo de desenvolver o capital social, ampliar os canais de comercialização e dinamizar o ambiente econômico de maneira eficiente e produtiva.
As cadeias produtivas da apicultura, aquicultura, ovino, caprino, bovinocultura, cachaça e hortifruticultura fazem parte da atuação do programa no Maranhão.
“ O objetivo do programa Agronordeste é apoiar, capacitar e ampliar a eficiência dos pequenos produtores, promovendo, a eficiência, a qualidade e o desenvolvimento de cadeias que têm potencialidades aqui no Estado. Todas as nossas ações são para desenvolver as cadeias produtivas de acordo com a demanda de cada território”, pontua Larissa Leite, coordenadora estadual do Agronordeste.
Na Unidade de Negócios do Sebrae de Bacabal, o programa Agronordeste atende à demanda Sebraetec, voltada para pecuária e agroindústria. No Maranhão em 2023, o Sebrae registrou em consultorias Sebraetec pelo menos 600 atendimentos, sendo a Unidade de Bacabal responsável por 200 atendimentos. A soma da execução do Sebraetec no estado é superior a 8,5 milhões. Para o ano de 2024, a Unidade de Bacabal pretende dobrar o número de atendimento.
As consultorias Sebraetec permitem ao empreendedor, uma relação custo-benefício de até 70% do valor do serviço, e possibilita o parcelamento dos 30% restantes.