A professora do município de Cedral, Carla Regina Ribeiro, trabalha como educadora há mais de 30 anos. Nos últimos três anos, encarou o desafio de desenvolver ações de empreendedorismo na educação, transformando a sala de aula em um ambiente de possibilidades para tornar sonhos realizáveis.
Com essa iniciativa, Carla tem ajudado a promover transformações e a realizar sonhos de muitos dos seus alunos. Um deles é o Samuel que, aos seis anos de idade, depois de participar de algumas das oficinas oferecidas em sala de aula, resolveu empreender para realizar o sonho de ter uma bicicleta. “Um dia passei na casa do Samuel e ele me chamou para apresentar sua venda de produtos, onde se destacavam biscoitos e figurinhas. Com o passar do tempo, ele iniciou um negócio de coleta de latinhas para reciclagem. Tudo isso, com o objetivo de realizar o sonho de comprar uma bicicleta,” contou a professora.
Casos como o da professora Carla e do aluno Samuel bem o que foi o Fórum de Professores,realizado em Pinheiro, esta semana, no auditório da UFMA (Universidade Federal do Maranhão). O encontro reuniu cerca de 150 pessoas, entre elas professores, secretários municipais de educação, gestores e alunos de pedagogia, de 10 municípios, para discutir ações para fortalecer o empreendedorismo nas escolas, trocar experiências e compartilhar novas formas de ensino que tornam esse desafio mais atrativo,
A iniciativa do Samuel, assim como a de outros alunos, que enchem a professora Carla de orgulho, é um pequeno resultado fruto desse trabalho, que os professores e escolas desenvolvem, com o apoio do Sebrae, envolvendo também as famílias, em uma lógica em que todos ganham. É também uma história que ilustra bem a proposta da Educação Empreendedora trabalhada pelo Sebrae nas escolas.
“Com a ajuda de muitos e com doações, Samuel conseguiu juntar o dinheiro necessário que garantiu a compra da bicicleta e a felicidade do aluno e da professora e de todos os que ajudaram”, celebra a professora.
Fórum de Professores
Na Baixada e Litoral Ocidental Maranhense mais de 9 mil alunos já recebem conteúdos de educação empreendedora no cotidiano escolar, o que tem promovido mudanças comportamentais, que refletem em crescimento pessoal e em uma nova perspectiva sobre a realidade do trabalho, o ambiente econômico e sobre tornar-se protagonista do próprio destino.
Dar continuidade ao trabalho é fundamental para a região, por isso durante o Fórum de Professores foram tratados temas como, “Educação que Transforma”, com o professor Flávio Honorato Costa; “Como realizar contrato JEPP com pagamento pela SEMED”, com a secretária de Educação de Cedral, Eliedene Cuba; e “Gamificação na Educação: o Caminho Lúdico para o Saber”, com o professor Fernando Trevisano.
“Estamos falando aqui sobre JEPP [Jovens Empreendedores Primeiros Passos], sobre o ALI Educação Empreendedora, sobre empreendedorismo, sobre oficinas do Empreender, ações que aconteceram em 2023 e que vão continuar em 2024,” explicou a analista do Sebrae Raphaella Castro.
Conclusões – No Fórum de Professores, conclusões importantes apontam para algumas mudanças. Primeiro, que a gamificação na educação trouxe um novo olhar sobre o uso, em sala de aula, de ferramentas que não precisam ser tecnológicas; e, segundo, utilizar o que está ao alcance e dentro das possibilidades, com criatividade e estratégia, faz toda a diferença. Outro destaque importante é para o foco; não se fala mais sobre como ensinar; agora o professor precisa se colocar no lugar do aluno e ajudá-lo a descobrir como aprender, e isso muda tudo. O lúdico volta para o cenário como ator principal.
“Apresentamos aos professores e gestores públicos ferramentas que são tendências para o aplicação em sala de aula. O Sebrae entende a importância dessa atualização para os professores, proporcionando a eles uma visão mais ampla e novas formas de ensinar, para continuar desenvolvendo o empreendedorismo na região. Juntos, podemos construir uma educação que inspire, transforme e empodere as novas gerações”, frisou a gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro, Nayara Moreira Rosa.
Projetando o futuro – Em 2023, dez municípios das regiões da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense trabalharam com a ação Educação Empreendedora do Sebrae. Foram cerca de 150 professores e gestores beneficiados com capacitação e novas metodologias para ensino do empreendedorismo, entre outras. O Sebrae projeta para 2024 o atendimento de 16 municípios, alcançando mais de 200 professores. O objetivo é continuar avançando para contemplar as 25 cidades inseridas na área de abrangência das duas regiões.