ASN MA
Compartilhe

Mais de 40 empreendedores da economia criativa de São Luís apresentam negócios inovadores no Sebraelab

Evento reuniu turmas do programa Cocreation Lab de São Luís, ação que é fruto de parceria entre o Sebrae Maranhão e a Fapema
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

Nesta segunda e terça-feira, dias 11 e 12 de dezembro, o Sebraelab, localizado no Multicenter Negócios e Eventos, foi palco para 46 negócios inovadores na área de Economia Criativa. Duas turmas do Cocreation Lab em São Luís, laboratório de ideação focado na criação de novos negócios, apresentaram pitches dos seus projetos para fechar as atividades do programa, que resulta de parceria entre o Sebrae Maranhão e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

“É um momento de conclusão de um grande ciclo de ações do projeto de Economia Criativa do Nordeste aqui no Maranhão. Já é a segunda edição. A primeira edição foi super bem-sucedida. Nós apoiamos 18 projetos. Nessa segunda edição, contemplamos 46 empreendedores, então o número cresceu bastante. Isso prova a importância dessa cadeia econômica para nós, no estado do Maranhão”, esclarece a coordenadora de Produtividade e Transformação Digital do Sebrae Maranhão, Danielle Abreu.

As apresentações dos 46 projetos foram divididas em dois dias de atividades

Com duração de cinco meses, o programa foi executado pela TXM Methods. Seu processo se baseia na metodologia TXM Business, que visa o alcance dos seguintes objetivos centrais pelos participantes: validação do problema e segmento de clientes; validação da solução e modelo de negócios; e planejamento dos próximos passos para alavancar o crescimento do empreendimento. Todos os projetos passaram pelas etapas de pensar o negócio, de construir e validar a experiência, e de gestão.

Nildson Matheus Martins é gerente administrativo de microempresa de marcenaria e artesanato em geral que funciona em São Luís desde 2011, e foi um dos participantes do treinamento. Para ele, o programa possibilitou ter uma melhor noção de marketing, o que contribuiu para alavancar a empresa, além de tê-lo ajudado a obter um certificado de mérito cultural por meio do suporte oferecido durante as mentorias. “Foi de suma importância toda a experiência que o Cocreation trouxe para nós”, avalia.

Para o gerente administrativo Nildson Martins, o programa proporcionou a ele uma melhor noção de marketing