ASN MA Atualização
Compartilhe

Imperatriz é a terceira cidade do Estado a receber o Ecossistema de Inovação

O projeto foi lançado no dia 28 de abril juntamente com o Nordeste ON. Cidade recebeu ainda a primeira etapa da Caravana Criativa
Por Paula de Társsia
ASN MA Atualização
Compartilhe
ecossistema de inovação
Durante lançamento do Ecossistema de Imperatriz, presidente do CDE destacou a importância de parcerias para o desenvolvimento territorial.

Para fomentar o desenvolvimento do mercado de inovação e tecnologia em Imperatriz e região, o Sebrae lançou, na última semana, dois projetos: o Ecossistema Local de Inovação e o Nordeste On. O evento contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo, do diretor Técnico, Mauro Borralho, além de autoridades, equipe técnica do Sebrae e empresas e instituições parceiras do ecossistema.

Focados na promoção da competitividade como base para o crescimento econômico regional, os projetos envolvem como parceiros empresas, instituições públicas e privadas, agentes governamentais e a sociedade civil organizada, que juntos se voltam para traçar ações para um ambiente de negócios mais dinâmico e inovador, com produtos, serviços e tecnologias que possam melhorar a vida das pessoas.

Durante a cerimônia, o presidente Celso Gonçalo destacou que o Ecossistema de Inovação de Imperatriz é o terceiro do Maranhão. O primeiro deles está localizado na cidade de Balsas (atualmente na fase de incubação); e o segundo, em São Luís, com foco na estruturação do Parque Tecnológico da capital.

“Pelo potencial econômico e cultural de Imperatriz, o Sebrae trouxe esses dois grandes projetos para a cidade, sendo a instituição a grande incentivadora, mas os protagonistas são os empreendedores, os parceiros, a sociedade civil organizada que, de fato, fazem acontecer esse desenvolvimento. Já temos a experiência do ecossistema em outras cidades, o que nos deixa bem otimistas de que esse de Imperatriz vai ser, também, um grande sucesso”, ponderou o presidente.

O Ecossistema de Imperatriz terá como área de influência as cidades de Porto Franco, Estreito, João Lisboa, Edison Lobão, Davinópolis, além do próprio município de Imperatriz. Todo o trabalho será desenvolvido por meio da metodologia CERTI, que envolve quatro etapas de execução. Dessa forma, espera-se criar um mercado propício para a inovação e tecnologia no sul maranhense, impulsionando a economia e atraindo mais investimentos na região.

Diretor Técnico Mauro Borralho reforça incentivo à inovação na região por meio do Ecossistema e do NEON.

“No momento, estamos na fase de entrevistas das empresas e potenciais parceiros para o projeto. Posteriormente, vamos identificar áreas e setores com oportunidades, que devem caracterizar a vocação do ecossistema e definir estratégias de atuação, finalizando o processo com a elaboração de um plano de ação para os principais eixos de desenvolvimento apontados na fase de diagnóstico do ecossistema”, explicou o diretor técnico Mauro Borralho.

NEON

Durante o lançamento do Ecossistema de Inovação de Imperatriz, o público local conheceu detalhes do Nordeste ON, maior evento de startups da região Nordeste, que o Maranhão recebe nos dias 1º e 2 de junho, em São Luís.

Ainda segundo o diretor Técnico, “O Nordeste On pretende conectar pessoas e ideias e, com isso, criar uma rede de colaboração e incentivo à inovação em todo o Nordeste, devendo contar com a participação de 300 startups apoiadas pelo Sebrae por meio do Programa Startup Nordeste.

O Neon vai reunir startups, empreendedores, estudantes e investidores em um ambiente de valorização da inovação no contexto da região, com o objetivo de fortalecer o ecossistema regional, que tem crescido com o apoio de parceiros como o Sebrae e a AB Startups, realizadores do evento.

A apresentação do NEON em Imperatriz teve o objetivo, ainda, de mobilizar o público regional para o evento, trazendo para o cotidiano deste a temática da inovação e do apoio a negócios inovadores e a importância estratégica do evento para o Nordeste do país.

“Uma alegria anunciar essa boa-nova em Imperatriz, ainda mais quando se trata de inovação, porque quando falamos de inovação, falamos de empreendedorismo, geração de oportunidades e renda. E este é mais um evento com possibilidade de conexões. Os interessados podem se inscrever pelo site do Neon, destacou o gerente estadual de Inovação e Tecnologia do Sebrae, César Guimarães.

CARAVANA CRIATIVA  

Além do lançamento do Ecossistema de Imperatriz e do NEON, o município recebeu, na última sexta-feira (28), a primeira etapa da Caravana Criativa, que percorreu também as cidades de Balsas, Grajaú e Açailândia.

Mais de 130 pessoas participaram do lançamento do Ecossistema e Neon em Imperatriz. Público, também, apreciou a palestra da Milla Passan.

Com a palestra “Economia Criativa: na emoção, no ritmo e na razão”, o evento buscou valorizar talentos locais, estimulando o empreendedorismo e o fortalecimento dos negócios da economia criativa. Em palestra ministrada pela produtora cultural Milla Passan, Caravana destacou a importância da economia criativa como fator de desenvolvimento e os diferenciais do Maranhão neste campo.

Em todas as localidades, um dos destaques na programação da Caravana foi o relato da experiência com o Mobiliza SLZ, movimento de articulação da cultura, economia criativa e turismo, ganhador do prêmio internacional no WTM Latin American, na categoria Conexões Significativas.

“Então, a economia criativa traz essa perspectiva a partir do conhecimento, que é gerar negócios e desenvolvimento territorial. Um exemplo, posso ter quem trabalhe com artesanato, artes visuais, softwares e essas pessoas dialogarem e gerarem um movimento econômico significativo. Assim sendo, se aproximando, por exemplo, da inovação e da propriedade intelectual, gerar divisas e crescimento a partir do entendimento desses empreendimentos também como negócio. O empreendedor criativo precisa pensar sua atividade por esse viés”, comentou a palestrante.

A Economia Criativa abrange vários setores, por exemplo: design, publicidade, arquitetura, artes visuais, audiovisual, música, teatro, literatura, games, moda, gastronomia, turismo cultural, entre outros. Este ano, o projeto Caravana Criativa do Sebrae ocorre em três etapas. A próxima será de 8 a 10 de maio. Confira a programação:

  • Rosário (08/05),
  • Barreirinhas (09/05)
  • Tutóia (10/05)
  • Pindaré (22/05)
  • Matinha ( 23/05)
  • Guimarães (24/05)
  • Cururupu (25/05)

-

Veja o depoimento de Daniella Abreu, que coordenou a Caravana Criativa, sobre a expectativa para a nova etapa.

-

  • Inovação
  • Inovação e Tecnologia