O Encontro Regional de Agentes Locais de Inovação realizado nos dias 8 e 9 de julho, marcou a abertura de intensa programação de cursos e capacitações organizadas pelo Sebrae durante a Expoimp 2024. O evento reuniu Agentes Locais de Inovação (ALI) de todo o Maranhão, proporcionando um espaço significativo para a troca de experiências e a apresentação de resultados práticos obtidos pelos produtores rurais entre dezembro de 2023 e julho de 2024.
Nos dois dias de atividades, os participantes compartilharam vivências e desafios enfrentados no estado, destacando a relevância da inovação para o desenvolvimento sustentável no agronegócio. O encontro abriu a programação do Sebrae na Expoimp e teve continuidade na Unidade de Negócios do Sebrae em Imperatriz.
O encontro teve, entre seus destaques, a presença de Ana Carolina Westrup, analista de Inovação do Sebrae Nacional. Ela esteve à frente das discussões sobre metas e projetos para a continuidade do ALI Rural na região tocantina. Ana Carolina enfatizou a importância do programa, ressaltando as potencialidades do estado no setor rural. “O Maranhão é um exemplo de perseverança e um celeiro demonstrativo de resultados. Estamos vendo os impactos do ALI Rural na vida dos pequenos produtores, em suas terras e negócios, com um olhar empreendedor sobre as atividades. É muito gratificante perceber a energia e o engajamento na busca por soluções inovadoras”, disse ela.
ALI Rural – O Programa ALI Rural é voltado para empreendimentos do agronegócio que almejam inovação e desenvolvimento sustentável. Durante um período de oito meses, um agente realiza um diagnóstico, apresenta soluções, acompanha a aplicação das inovações e mensura os resultados, que podem incluir aumento do faturamento e redução de custos, entre outros.
O Encontro Regional revelou durante a programação técnica todo o potencial transformador do programa, com depoimentos de produtores que já colhem frutos significativos a partir da atuação dos Agentes Locais de Inovação. O evento também integrou a agenda de ações do Sebrae, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a capacitação no setor rural.
Capacitações e parcerias estratégicas na Expoimp: Sebrae levou conhecimento para desenvolvimento do setor rural
Além do Encontro Regional de Agentes Locais de Inovação (ALI), o Sebrae fortaleceu seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do agronegócio durante a Expoimp, com uma série de palestras e seminários. Em parceria com diversas instituições, foram abordados temas cruciais para o setor, incluindo: Manejos Alternativos de Pragas e Doenças na Hortifruticultura, Reserva Legal e Regularização de Área, Carbono e Oportunidades de Negócio Sustentável nas Propriedades Rurais, Gestão na Apicultura e Soluções para Adequação de Indústrias de Alimentos às Normas.
Um dos pontos altos do evento foi a palestra conduzida por Tânia Maria Duarte da Silva, Fiscal Estadual Agropecuária da AGED, que abordou “A importância dos Serviços de Inspeção para o Desenvolvimento Socioeconômico da Região”. Ela discorreu sobre os passos cruciais para o registro de agroindústrias no Serviço de Inspeção Estadual, enfatizando o impacto positivo na valorização e reconhecimento dos produtos maranhenses.
Jucilene Oliveira, Diretora de Defesa e Inspeção Sanitária Animal da AGED, enfatizou o papel estratégico do Sebrae. “Estivemos em mais uma parceria estratégica com o Sebrae, trazendo informações sobre o Serviço de Inspeção, falando sobre a implantação desse serviço nos municípios, que vai promover a valorizar os produtos maranhenses. O Sebrae é um grande parceiro nesse processo também, assim como os municípios, e a Agência vem para orientar, para dar o direcionamento para que os produtos sejam legalizados e tenham assim a garantia sanitária da oferta de um produto de qualidade para a população”, reiterou ela.
Junto com parceiros estratégicos, o Sebrae participou da Expoimp 2024, ao lado de instituições como o Ministério da Agricultura, Governo do Estado, Embrapa Cocais, Senai e Banco do Nordeste, entre outros, na missão de promover capacitação e desenvolvimento sustentável do agronegócio maranhense. A abertura solene da Expoimp 2024 contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Celso Gonçalo.