ASN MA
Compartilhe

Encontro do ALI Rural reúne, em Pinheiro-MA, produtores do município e de Açailândia, Santa Inês e São Luís

Produtores trocam experiências e boas práticas para serem aplicadas em suas propriedades. ALI Rural dissemina inovação no setor rural, fortalecendo os negócios do campo.
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

“Isso é uma inovação que tá vindo para somar e ajudar a esclarecer a forma de administrar do produtor. Muitos produtores não têm conhecimento de como administrar a propriedade, então o ALI Rural chegou exatamente para somar com o produtor no que estava faltando pra ele: o conhecimento em administração”, explica Francisco Carlos Peixoto Guterres, produtor atendido pelo ALI Rural no município de Pinheiro, na Baixada Maranhão.

Na Baixada Maranhense, produtores rurais compartilham resultados do programa ALI Rural, ofertado pelo Sebrae.

Mais conhecido como Chicão, o produtor foi um dos participantes do Encontro ALI Rural, ocorrido na terça-feira, 05, na Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro. O encontro reuniu produtores, tendo a presença do representante do Banco do Nordeste, Antônio Carlos, além de gestores e agentes locais de Inovação das cidades de Pinheiro, Açailândia, Santa Inês e da capital, São Luís.

Motivação – Realizado com o objetivo de avaliar, discutir e apresentar as boas práticas do viabilizadas pelo ALI Rural, que já atendeu, no primeiro ciclo, 50 produtores nos 10 municípios somente na Unidade de Pinheiro. Um trabalho que mudou a vida de Eurides Marques, a Roxinha, conhecida produtora rural com atuação no município de Mirinzal.

“Participar do Ali Rural foi…!!! Eu nem sei dizer com palavras! Foi uma descoberta do desenvolvimento. Para mim o ALI Rural é isso uma descoberta do desenvolvimento. Hoje eu me sinto uma trabalhadora rural, mas com um destino onde eu emprego o meu dinheiro sabendo para onde ele vai . Essa é minha visão do ALI,” disse Eurides Marques, a dona Roxinha como é mais conhecida.

Eurides Mafra, conhecida como Roxinha, destaca transformações trazidas pelo Sebrae para a produção rural.

A gestora do Agro Nordeste e do ALI Rural em Pinheiro, Rafaella Castro, destacou o evento como um momento de motivação. “Foi um momento para trazer motivação para outros produtores por meio do relato de histórias que retratam o dia a dia e os desafios da produção, em um momento revelador de como o trabalho do Sebrae tem feito a diferença na propriedade no agronegócio e de compartilhar as experiências e práticas inovadoras que estamos levando – as quatro Unidades – para os produtores”, analisou a gestora.

No encontro, troca de experiência foca boas práticas e inovações viabilizadas pelo ALI Rural.

Encontro – Durante o encontro, foram apresentadas boas práticas adotadas e o resultado obtido pelos produtores, em momentos de troca de experiências e informações, que devem se refletir no dia a dia de suas propriedades. Os depoimentos dos produtores presentes foram uma contribuição de valor para a construção das próximas etapas do ALI Rural na região.

Ao final do encontro foi realizada visita técnica à fazenda do produtor Chicão no município de Pinheiro. A propriedade atua com multiculturas e uma agroindústria, que produz polpa de frutas para comercialização na cidade e região. O encontro terminou com a degustação de sucos produzidos no local.

Visita técnica à propriedade de Francisco Guterres, foi um dos pontos altos do Encontro Regional do ALI Rural, sediado em Pinheiro.

“Recebemos produtores rurais da Baixada, de São Bento, de Palmeirândia e Bequimão e de Pinheiro, com o objetivo de compartilhar um pouquinho da experiência com o ALI Rural, evidenciando as atividades implementadas. Para a nossa regional, foi um momento único de troca e compartilhamento de ações que estão sendo desenvolvidas, que nos trouxe importantes perspectivas de como podemos melhorar daqui para frente”, destacou a gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro, Nayara Moreira.

  • Agronegócio
  • ali rural
  • Empreendedorismo
  • Encontro ALI Rural
  • produtor rural