“Isso é uma inovação que tá vindo para somar e ajudar a esclarecer a forma de administrar do produtor. Muitos produtores não têm conhecimento de como administrar a propriedade, então o ALI Rural chegou exatamente para somar com o produtor no que estava faltando pra ele: o conhecimento em administração”, explica Francisco Carlos Peixoto Guterres, produtor atendido pelo ALI Rural no município de Pinheiro, na Baixada Maranhão.
Mais conhecido como Chicão, o produtor foi um dos participantes do Encontro ALI Rural, ocorrido na terça-feira, 05, na Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro. O encontro reuniu produtores, tendo a presença do representante do Banco do Nordeste, Antônio Carlos, além de gestores e agentes locais de Inovação das cidades de Pinheiro, Açailândia, Santa Inês e da capital, São Luís.
Motivação – Realizado com o objetivo de avaliar, discutir e apresentar as boas práticas do viabilizadas pelo ALI Rural, que já atendeu, no primeiro ciclo, 50 produtores nos 10 municípios somente na Unidade de Pinheiro. Um trabalho que mudou a vida de Eurides Marques, a Roxinha, conhecida produtora rural com atuação no município de Mirinzal.
“Participar do Ali Rural foi…!!! Eu nem sei dizer com palavras! Foi uma descoberta do desenvolvimento. Para mim o ALI Rural é isso uma descoberta do desenvolvimento. Hoje eu me sinto uma trabalhadora rural, mas com um destino onde eu emprego o meu dinheiro sabendo para onde ele vai . Essa é minha visão do ALI,” disse Eurides Marques, a dona Roxinha como é mais conhecida.
A gestora do Agro Nordeste e do ALI Rural em Pinheiro, Rafaella Castro, destacou o evento como um momento de motivação. “Foi um momento para trazer motivação para outros produtores por meio do relato de histórias que retratam o dia a dia e os desafios da produção, em um momento revelador de como o trabalho do Sebrae tem feito a diferença na propriedade no agronegócio e de compartilhar as experiências e práticas inovadoras que estamos levando – as quatro Unidades – para os produtores”, analisou a gestora.
Encontro – Durante o encontro, foram apresentadas boas práticas adotadas e o resultado obtido pelos produtores, em momentos de troca de experiências e informações, que devem se refletir no dia a dia de suas propriedades. Os depoimentos dos produtores presentes foram uma contribuição de valor para a construção das próximas etapas do ALI Rural na região.
Ao final do encontro foi realizada visita técnica à fazenda do produtor Chicão no município de Pinheiro. A propriedade atua com multiculturas e uma agroindústria, que produz polpa de frutas para comercialização na cidade e região. O encontro terminou com a degustação de sucos produzidos no local.
“Recebemos produtores rurais da Baixada, de São Bento, de Palmeirândia e Bequimão e de Pinheiro, com o objetivo de compartilhar um pouquinho da experiência com o ALI Rural, evidenciando as atividades implementadas. Para a nossa regional, foi um momento único de troca e compartilhamento de ações que estão sendo desenvolvidas, que nos trouxe importantes perspectivas de como podemos melhorar daqui para frente”, destacou a gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro, Nayara Moreira.