Neste mês de agosto, instituições de apoio ao turismo na Baixada Maranhense, entre as quais o Sebrae Maranhão, embarcam em uma emocionante jornada pelo coração do Maranhão – a 4ª Expedição de Turismo, iniciativa que sublinha toda a riqueza e diversidade dos municípios integrantes da Instância de Governança dos Polos Turísticos dos Lagos e Campos Floridos.
Iniciativa do Governo do Estado do Maranhão, decorrente do Programa de Regionalização do Turismo, a Expedição une ações do setor público, iniciativa privada e do terceiro setor no desafio de alavancagem do turismo em nove municípios da região, integrantes de um polo culturalmente rico e diversificado.
Nesse cenário, o Sebrae desempenha importante papel na preparação e alinhamento de ações, oferecendo capacitações para profissionais do turismo e auxiliando empresas do segmento a se tornarem mais eficientes e competitivas. Na Baixada, representado pela Unidade de Negócios de Pinheiro, a instituição esteve presente em reuniões estratégicas realizadas em Santa Helena e Pinheiro. Essa participação ativa demonstra o compromisso no apoio ao crescimento sustentável da cadeia turística e para o fortalecimento da visão empreendedora na gestão dos negócios turísticos.
“Faço parte do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR, e vejo que a 4ª Expedição de Turismo no Maranhão está iluminando o potencial turístico desta região única, destacando a importância do envolvimento ativo de instituições como o Sebrae para desenvolver o turismo com uma visão sustentável. Isso tem sido de crucial importância para fortalecer o empreendedorismo nos municípios que fazem parte do Polo Lagos e Campos Floridos”, apontou Nayara Moreira, gerente em exercício da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro.
Operacionalização – Durante a expedição, equipes da Secretaria de Turismo do Estado – SETUR, e das secretarias de Turismo dos municípios de Santa Helena e Pinheiro, se dividiram. Uma parte, fez as visitas técnicas a atrativos naturais, culturais e religiosos da região, a fim de identificar roteiros turísticos com potencial para serem oferecidos como experiências aos visitantes da região. Enquanto que, a outra parte participou de reuniões e palestras para alinhamento com empresários, chefes de Executivo e instituições interessadas no crescente futuro do turismo na região.
Para Jovane Melo, secretário municipal de Indústria, Comércio, Energia e Turismo de Pinheiro, a 4ª Expedição de Turismo não vai ajudar apenas a desenvolver o turismo na região, mas também no gerenciamento da atividade como um todo.
“Além de identificar a diversidade cultural e natural, a 4ª Expedição de Turismo visa impulsionar o desenvolvimento das comunidades locais. O turismo bem gerenciado tem o potencial de criar oportunidades de emprego, preservar tradições culturais e proteger os recursos naturais. Ao promover esses destinos muitas vezes subestimados, a expedição está contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações locais”, declarou o secretário.
Enquanto a expedição continua a sua jornada em outras cidades do Polo, como São Bento, Matinha, Viana, Arari, Santa Inês, Pindaré e Conceição Lago Açu, o Maranhão vai aos poucos vendo descortinadas para o mundo toda a beleza de suas paisagens naturais, patrimônio cultural e tradições vibrantes, conforme reconhece a Nayara Moreira, destacando as próximas fases da Expedição.