Na noite desta quinta-feira (9), o auditório Terezinha Jansen, do Multicenter Negócios e Eventos, foi palco da solenidade de abertura da 5ª edição da Expo Indústria Maranhão. A iniciativa é do sistema da Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com correalização do Sebrae Maranhão e do Governo do Estado. Representantes de diversas instituições e empresas participaram da cerimônia que marcou o primeiro dia de atividades da maior feira multissetorial do Norte e Nordeste.
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo, que integrou o dispositivo de honra da solenidade, ressaltou a expressiva participação dos micro e pequenos empreendedores no setor industrial do Maranhão. Ele destacou que os pequenos negócios representam mais de 93% do total de empresas ativas no estado, desempenhando, assim, um papel importante na geração de emprego e renda.
“Em 2023, o setor apresentou um saldo de mais de três mil empregos formais, sendo que mais de mil desses empregos foram gerados pelas micro e pequenas empresas. Visando esse público é que o Sebrae entende a importância de estar presente em um evento de tão grande magnitude como a Expo Indústria. Durante os quatro dias do evento, o Sebrae preparou uma programação abrangente, que tem o empreendedorismo e a sustentabilidade como eixos centrais”, destaca o dirigente.
Após a cerimônia de abertura da feira, foi realizada uma visita em comitiva, com a presença de autoridades, como o governador Carlos Brandão, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide e o presidente da Fiema, Edilson Baldez, às instalações da Expo Indústria. Este ano, o evento trouxe o tema “Indústria: o futuro passa por aqui”, com programação norteada pelas temáticas ESG, capital humano, tecnologia e inovação.