Uma série de visitas técnicas a espaços de inovação em São Luís marcaram a largada do Nordeste On – o NEON, que o Sebrae promove a partir de amanhã, 1º de junho, na capital maranhense.
A diretoria do Sebrae, da ABASE (Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais) e caravanas de participantes do NEON, em um grupo composto de 148 pessoas, visitaram hoje esses espaços na Missão Catalisa Hub, planejada com o objetivo de mostrar boas iniciativas do ecossistema local de inovação e startups de sucesso do Maranhão.

A primeira parada da Caravana foi na Black Swan para conhecer a Pulse, maior software house do Maranhão e o braço de tecnologia e inovação do Grupo Mateus. A Pulse, que se dedica a novos negócios comerciais e à criação de produtos a base tecnológica voltados à venda direta. Os participantes conheceram demandas e negócios desenvolvidos no espaço. “Conseguimos desenvolver ferramentas digitais que atendam ao comércio varejista e ao atacado, onde o Grupo Mateus esteja ou em mercados que pretenda atingir”, explicou em sua apresentação o diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo Mateus, Ramon Veloso.
Posteriormente, o grupo visitou o Porto do Itaqui e o complexo portuário, que se destaca por sua infraestrutura de armazenagem de grãos e combustíveis, além de dispor de ampla conexão com ferrovias e de ser um dos principais caminhos para escoamento de produtos de alguns estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

No Porto, a estrutura de tecnologia e inovação foi apresentada e destacado que, para o funcionamento e atendimento das demandas portuárias, são utilizadas cerca de 26 startups de tecnologias. “A operação do Porto do Itaqui é um grande exemplo de inovação e de como as startups são necessárias para o desenvolvimento e funcionamento das instituições e empresas. Nenhuma empresa consegue fazer inovação sozinha. Se faz conectado, com ecossistema forte e estruturado e o Sebrae é fundamental, pois as iniciativas de inovação no Maranhão passam pelo Sebrae, que atua nessa cultura”, afirmou Gabriel Cassia, head de Inovação do Porto do Itaqui.
O Diretor Superintendente do Sebrae, Albertino Leal, destacou a importância do evento, dos ecossistemas de inovação e da busca de conhecimento, “Este é o primeiro momento do NEON, dando luz aos assuntos e soluções dadas por meio da inovação. No evento, teremos empresas que vão apresentar seus cases de inovação e buscam também investidores para ampliar seus negócios, que acreditam em seus projetos e, principalmente, provocando um importante intercâmbio de informações e conhecimento”, pontuou o executivo.
Além das caravanas estaduais de todo Nordeste, caravanas do interior do Maranhão também são aguardadas para participação no Neon 2023, que acontece no Multicenter Sebrae Negócios e Eventos nos dias 1º e 2 de junho.

NEON – São patrocinadores do evento, a Equatorial Energia, Vale, Grupo Mirante – Aduela Ventures, Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – AMAZ Aceleradora, Avant Soft, Ocalev Villar Modesto Eng. e Tecnologia, Remessa Online, WOW, Onfly SA, Learning Village, Zoho, EMBRAPII, AJE/MA, Starbem, 49 Educação, Dell, Safie Tecnologia, Hub Fucape, Bossa Nova Investimentos, Solouises, E+ Reciclagem, STARTUPI, IEMA e CDL São Luís. São parceiros do evento, a G7 – Cooperativa de Turismo e a startup Compensei.
Estão apoiando a realização do NEON, o Sistema Fiema-Senai, a Startup Moozk (apoio cultural) Alumar, FINEP, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECTI, Agência Marandu (UEMA), UEMASUL, Fapema, Fecomércio/MA e mais a AB Startups, com apoio institucional.
Os ingressos para participação no NEON estão disponíveis no link: www.nordesteon.com.