ASN MA
Compartilhe

Caravanas do NEON visitam espaços de inovação em São Luís

Black Swan e Porto do Itaqui foram as primeiras paradas da missão Catalisa Hub, uma prévia do NEON, que começa oficialmente amanhã (1º de junho), em São Luís.
Por Lila Antoniere
ASN MA
Compartilhe

Uma série de visitas técnicas a espaços de inovação em São Luís marcaram a largada do Nordeste On – o NEON, que o Sebrae promove a partir de amanhã, 1º de junho, na capital maranhense.

A diretoria do Sebrae, da ABASE (Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais) e caravanas de participantes do NEON, em um grupo composto de 148 pessoas, visitaram hoje esses espaços na Missão Catalisa Hub, planejada com o objetivo de mostrar boas iniciativas do ecossistema local de inovação e startups de sucesso do Maranhão.

Mauro Borralho, diretor Técnico do Sebrae; Edila Neves, diretora de Administração e Finanças do Sebrae; Albertino Leal, diretor Superintendente do Sebrae; Ramon Veloso, diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo Mateus; Cassiana Abritta, secretária Executiva da ABASE; Anacleto Ortigara, presidente da ABASE e diretor de Administração e Finanças do Sebrae Santa Catarina; Keylle Lima, diretor Técnico do Sebrae Alagoas.

A primeira parada da Caravana foi na Black Swan para conhecer a Pulse, maior software house do Maranhão e o braço de tecnologia e inovação do Grupo Mateus. A Pulse, que se dedica a novos negócios comerciais e à criação de produtos a base tecnológica voltados à venda direta. Os participantes conheceram demandas e negócios desenvolvidos no espaço. “Conseguimos desenvolver ferramentas digitais que atendam ao comércio varejista e ao atacado, onde o Grupo Mateus esteja ou em mercados que pretenda atingir”, explicou em sua apresentação o diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo Mateus, Ramon Veloso.

Posteriormente, o grupo visitou o Porto do Itaqui e o complexo portuário, que se destaca por sua infraestrutura de armazenagem de grãos e combustíveis, além de dispor de ampla conexão com ferrovias e de ser um dos principais caminhos para escoamento de produtos de alguns estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Público atento à apresentação do Porto do Itaqui.

No Porto, a estrutura de tecnologia e inovação foi apresentada e destacado que, para o funcionamento e atendimento das demandas portuárias, são utilizadas cerca de 26 startups de tecnologias. “A operação do Porto do Itaqui é um grande exemplo de inovação e de como as startups são necessárias para o desenvolvimento e funcionamento das instituições e empresas. Nenhuma empresa consegue fazer inovação sozinha. Se faz conectado, com ecossistema forte e estruturado e o Sebrae é fundamental, pois as iniciativas de inovação no Maranhão passam pelo Sebrae, que atua nessa cultura”, afirmou Gabriel Cassia, head de Inovação do Porto do Itaqui.

O Diretor Superintendente do Sebrae, Albertino Leal, destacou a importância do evento, dos ecossistemas de inovação e da busca de conhecimento, “Este é o primeiro momento do NEON, dando luz aos assuntos e soluções dadas por meio da inovação. No evento, teremos empresas que vão apresentar seus cases de inovação e buscam também investidores para ampliar seus negócios, que acreditam em seus projetos e, principalmente, provocando um importante intercâmbio de informações e conhecimento”, pontuou o executivo.

Além das caravanas estaduais de todo Nordeste, caravanas do interior do Maranhão também são aguardadas para participação no Neon 2023, que acontece no Multicenter Sebrae Negócios e Eventos nos dias 1º e 2 de junho.

Equipes Sebrae e ABASE com diretores do Porto do Itaqui.

NEON – São patrocinadores do evento, a Equatorial Energia, Vale, Grupo Mirante – Aduela Ventures, Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – AMAZ Aceleradora, Avant Soft, Ocalev Villar Modesto Eng. e Tecnologia, Remessa Online, WOW, Onfly SA, Learning Village, Zoho, EMBRAPII, AJE/MA, Starbem, 49 Educação, Dell, Safie Tecnologia, Hub Fucape, Bossa Nova Investimentos, Solouises, E+ Reciclagem, STARTUPI, IEMA e CDL São Luís. São parceiros do evento, a G7 – Cooperativa de Turismo e a startup Compensei.

Estão apoiando a realização do NEON, o Sistema Fiema-Senai, a Startup Moozk (apoio cultural) Alumar, FINEP, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia – SECTI, Agência Marandu (UEMA), UEMASUL, Fapema, Fecomércio/MA e mais a AB Startups, com apoio institucional.

Os ingressos para participação no NEON estão disponíveis no link: www.nordesteon.com.