O Ecossistema Local de Inovação de Balsas (ELI Balsas) está em festa! A iniciativa, que reúne expressivo número de parceiros na região, é uma das finalistas (a única do Nordeste) da edição 2023 do renomado Prêmio Nacional de Inovação. Com apenas dois anos de existência, o ELI Balsas tem demonstrado o seu potencial e impacto no cenário da inovação no interior do Maranhão. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação em 26 de setembro, durante o 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria, em São Paulo-SP.
O reconhecimento nacional vem reforçar a importância do ELI Balsas como catalisador de um ambiente de inovação, mostrando na prática como isso pode impulsionar o crescimento e a prosperidade em regiões remotas do Brasil.
Pioneiro na região Cerrado Sul Maranhense, o ELI Balsas consolida-se como prática bem sucedida, ao articular ações e diversos atores dos setores público, privado e acadêmico, com expressiva colaboração das universidades locais em favor de um ambiente que favoreça o desenvolvimento regional, tendo a inovação como base. Com foco em quatro eixos prioritários – Cadeia do Agro, Cadeira do Turismo, Logística e Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) – o ecossistema já contabiliza resultados decorrentes de uma série de ações, planejadas para o desenvolvimento econômico e tecnológico dessa importante região do estado.
O Ecossistema Local de Inovação de Balsas é uma iniciativa do Sebrae, tendo como base metodologia da Fundação Certi. O Sebrae trabalhou junto com as instituições do ecossistema a construção da governança local e início das atividades na região. Para o diretor Técnico do Sebrae, Mauro Borralho, essa premiação consagra o caminho trilhado até agora. “Penso que essa classificação, esse posicionamento do Ecossistema de Balsas no Prêmio Nacional de Inovação, na categoria de Ecossistemas de Pequeno Porte, demonstra o acerto da escolha estratégica de realizarmos esse trabalho naquele território, no município de Balsas”, ressalta.
O diretor frisa ainda que esse resultado vai além do território de Balsas. “Impacta a região do Cerrado Sul Maranhense, considerada uma fronteira agrícola e com amplo potencial de crescimento ancorado pela inovação”, pontuou ele. “Esse trabalho nos permite conexões com outras iniciativas do Sebrae na região, a exemplo dos programas LIDER e Cidade Empreendedora. Trata-se, portanto, de um reconhecimento bastante feliz a um trabalho que se destaca na região e que agora coloca essa mesma região no mapa da inovação nacional”, acrescentou o diretor.
Trajetória
Desde sua implantação em julho de 2021, o processo de estruturação do ELI Balsas contempla várias ações que vêm transformando a cidade de Balsas e a região. Entre estas, destacam-se o incentivo e suporte para criação de ambiente de inovação em instituições de ensino; realização e participação de eventos sobre inovação; articulação para incluir o tema da inovação em eventos tradicionais da cidade, como a Agrobalsas, entre outras.
Uma das realizações notáveis do ELI Balsas em 2023 foi a organização do Balsas Summit, o primeiro evento de Inovação no Sul do Maranhão. Durante dois dias, o Balsas Summit reuniu palestrantes de vários estados para discutir ideias inovadoras e compartilhar conhecimentos valiosos.
Outro marco importante deste ano foi o lançamento do edital para o primeiro laboratório de pré-incubação da região, o Cocreation Lab Balsas. Este laboratório está atualmente acompanhando 22 projetos promissores, proporcionando o ambiente e os recursos necessários para o desenvolvimento de startups locais.
-
Nordeste presente
O destaque alcançado pelo ELI Balsas não se limita apenas às fronteiras do Maranhão. O ecossistema se destaca como o único representante do Norte e Nordeste na final do Prêmio Nacional de Inovação, na categoria “Ecossistema de Pequeno Porte”, um feito inédito.
Adriano Tito, membro do Comitê Gestor do ELI Balsas, celebra essa conquista e reforça a relevância dessa indicação para o município de Balsas e para a região. “Ficamos todos muito felizes por chegar a essa final, especialmente por ser o ELI Balsas o único ecossistema do Norte e Nordeste do Brasil a estar presente na disputa. Então, isso é algo que nos renova o ânimo e valida o trabalho que tem sido feito. Acho que é especialmente essa a missão do ecossistema nesse momento, que é reforçar a cultura da inovação no Sul do Estado. Então, chegar a essa final reforça que estamos no caminho certo e que temos ainda muitas coisas a realizar no âmbito da inovação aqui na cidade de Balsas e na região”, exalta.