ASN MA
Compartilhe

Sebrae e Senar fortalecem o agronegócio na 2ª Agro Feira de Lago da Pedra

Programa Juntos pelo Agro leva conhecimento, inovação e oportunidades para produtores e empreendedores rurais. Evento movimentou mais de R$ 10 milhões em negócios.
Por Assessoria de Comunicação – ASCOM
ASN MA
Compartilhe

O Sebrae Maranhão marcou presença na 2ª Agro Feira de Lago da Pedra, realizada entre os dias 3 e 5 de julho, no Parque de Exposições do município, com uma programação voltada ao fortalecimento do agronegócio regional. A ação foi promovida pelo Sindicato dos Produtores Rurais do município, com o apoio da FAEMA, do Senar Maranhão e do Sebrae. A feira reuniu produtores, empreendedores, empresas do setor e instituições públicas e privadas com foco no fortalecimento do agronegócio da região do Médio Mearim.

Durante os três dias de evento, o Sebrae e o Senar ofereceram, por meio do programa Juntos pelo Agro, uma programação diversificada que incluiu atendimentos, oficinas, palestras técnicas e a apresentação de soluções Sebraetec, com foco em inovação, tecnologia e gestão para os pequenos negócios rurais.

Participantes acompanham oficinas e capacitações promovidas por Sebrae e Senar, com destaque para soluções práticas voltadas à realidade do produtor rural (Sebrae/ Divulgação)

O espaço Juntos pelo Agro foi um ponto estratégico para a troca de experiências, promoção de conhecimento e fortalecimento de parcerias. Centenas de visitantes passaram pelo estande, recebendo orientações técnicas e informações sobre os serviços disponíveis para impulsionar o setor produtivo local. “O Juntos pelo Agro é uma solução que soma esforços. O Senar trabalha da porteira pra dentro; o Sebrae, da porteira pra fora, ajudando o produtor a acessar mercados. Juntos, ampliamos o impacto do nosso trabalho”, destacou Raimundo Coelho, presidente da FAEMA.

O estande foi espaço para empresas parceiras exporem seus produtos e ampliarem suas conexões de mercado. Segundo Lucas Matos, zootecnista e consultor da Multigado Brasil, o evento é uma excelente vitrine. “Estamos participando pela segunda vez e, com o apoio do Sebrae, conseguimos fortalecer nossas conexões com produtores e outras empresas da região”, afirmou.

Foram realizados nove cursos de capacitação, que beneficiaram cerca de 100 pessoas, entre produtores rurais, trabalhadores do campo e suas famílias — um investimento direto na qualificação profissional da região. “O evento teve um papel transformador. Isso tudo graças a parcerias importantes, como a do Sebrae, que contribuíram diretamente para o crescimento da feira”, destacou Magno Moura, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lago da Pedra.

Produtores e empreendedores rurais recebem atendimento técnico no estande Juntos pelo Agro, com orientações sobre acesso a crédito, regularização e gestão de negócios (Sebrae/ Divulgação)

Para Alain Vilarins, vice-presidente do Sindicato Rural e organizador da feira, o evento superou as expectativas e demonstrou a força da economia local. “Sabemos o quanto é difícil organizar uma feira como essa. O Sebrae foi um parceiro fundamental. Com empresas expondo, negócios sendo fechados e produtores comercializando animais, a feira mostra o potencial do nosso município, que é forte na produção de grãos e na pecuária de corte.”

A feira encerrou sua 2ª edição com mais de R$ 10 milhões em negócios movimentados, consolidando-se como um dos maiores eventos do agronegócio na região do Médio Mearim. “A presença do Sebrae na 2ª Agro Feira de Lago da Pedra reforça seu papel como agente de transformação no campo, promovendo conhecimento, inovação e oportunidades para o crescimento do agronegócio maranhense”, concluiu Emerson Mendes, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Bacabal.

  • AgroFeira
  • Agronegócio
  • Empreendedorismo
  • Sebrae Maranhão