Reunindo representantes de 11 municípios, o Sebrae Maranhão deu a largada nesta quarta-feira (3), em Bacabal (MA), para a ação Território Empreendedor Médio Mearim. O encontro aconteceu no auditório do SESI e marcou o início de uma agenda colaborativa para fortalecer a governança, incentivar a inovação e criar novas oportunidades de crescimento para a região.

“É um privilégio participar desse projeto. Contribuir para essa agenda de desenvolvimento aqui da região será excelente. Creio que muita coisa vai mudar. Esse projeto me motiva muito e vejo com bons olhos e muita expectativa o desenvolvimento da nossa região”, disse Paulo Ambrósio, empreendedor, embaixador do Território Empreendedor Médio Mearim.
A ação busca integrar lideranças locais e consolidar uma agenda de transformação capaz de impulsionar o empreendedorismo e gerar impactos diretos na economia do território. “Estou muito animado em colaborar com esse grupo empresarial que o Sebrae reuniu aqui de grandes lideranças para discutir nossa região, para levar políticas públicas ao conhecimento do poder público, políticas públicas que têm a sintonia com a necessidade de toda a região”, pontuou Expedito Júnior, secretário-adjunto de Estado da Indústria e Comércio.
A estratégia está estruturada para envolver 40 lideranças empresariais e institucionais com perfil realizador, mobilizador e articulador. Essas lideranças irão atuar de forma colaborativa na construção de soluções para os desafios comuns da região, promovendo maior integração entre o setor produtivo, poder público e sociedade civil.

(Sebrae/Divulgação)
Segundo Emerson Mendes, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Bacabal, a proposta é criar um ambiente de cooperação que potencialize os negócios e mantenha a riqueza gerada dentro do próprio território. “Iremos construir uma agenda que permitirá à região crescer de forma organizada, aproveitando suas potencialidades e enfrentando os desafios por meio da força conjunta dos líderes participantes”, destacou.
Ao fortalecer o protagonismo dos empresários e empreendedores, a iniciativa irá contribuir para ampliar a competitividade dos negócios, gerar mais oportunidades e dinamizar a economia regional. Serão realizados encontros periódicos que irão aprofundar o diagnóstico da região e indicar os caminhos para o desenvolvimento sustentável.

“O Território Empreendedor Médio Mearim engloba municípios estratégicos, que juntos concentram grande potencial agrícola, comercial e de serviços. Com a articulação promovida pelo Sebrae, a expectativa é que a região se torne uma referência em governança empreendedora, capaz de criar soluções inovadoras e atrair novos investimentos”, concluiu Hildenê Maia, gerente da Unidade de Empreendedorismo Territorial do Sebrae no Maranhão.