Colinas sediou, na última quarta-feira (09), o III Fórum do Território Sertão Maranhense, reunindo lideranças dos municípios participantes do programa LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional), iniciativa motivada pelo Sebrae que visa promover o desenvolvimento sustentável por meio da articulação entre setor público, privado e terceiro setor. O encontro, realizado pelos líderes, foi marcado pela apresentação de ações estratégicas que estão sendo estruturadas nos três eixos centrais do programa: Capital Empreendedor, Economia Criativa e Agronegócios.

Durante o evento, o empreendedor José Henrique Brandão, participou do quadro “Gente que Faz”, e compartilhou experiências inspiradoras, destacando o impacto positivo do programa. “A gente está muito satisfeito em poder contribuir para esse grupo que acredita na região, investe e quer ver o Sertão crescer. Parabenizo os organizadores e vamos em frente”, afirmou.

O Fórum contou também com a presença de representantes da cooperativa Unifíos, do povoado Vazinha (Paraibano), representada por Maria José Lopes. Ela destacou a alegria de representar a comunidade e reforçou o valor da participação ativa das mulheres empreendedoras no processo de transformação regional.
O encontro também serviu para apresentar à sociedade as iniciativas dos três eixos e reforçar o papel do Sebrae como articulador de soluções e oportunidades para o território. Segundo Valmir Carlos, liderança do grupo, o próximo encontro, o IV Fórum, a ser realizado em Pastos Bons, marcará um passo decisivo. “Vamos tratar da formalização da Agência de Desenvolvimento Inova Sertão, que fortalecerá ainda mais a articulação para o crescimento do território central do Maranhão”, disse.

A criação da agência será o marco para transformar o Sertão em um Território Empreendedor até 2040, com base em uma agenda robusta com parceiros estratégicos. A líder Giselia Oliveira finalizou destacando o impacto do III Fórum na mudança de visão das lideranças. “A partir de agora teremos um olhar diferente. Vamos construir um Sertão mais forte, com mais oportunidades e empreendimentos”.
“O Programa LIDER segue até agosto, quando o Sebrae encerra sua etapa de facilitação, passando a responsabilidade da execução para as lideranças locais, que deverão colocar em prática os planos discutidos e fortalecer a governança regional”, concluiu Allan Kennedy Silva, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Presidente Dutr