ASN MA
Compartilhe

Edição histórica: Mobiliza 2023 terá mais de 120 eventos em semana de aniversário de São Luís

Mobiliza SLZ chega à terceira edição celebrando conexões na economia criativa, turismo e cultura. Durante nove dias, São Luís será mais uma vez capital da criatividade.
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

Contagem regressiva. De norte a sul de São Luís, por terra e por mar, do Centro Histórico à Cidade Operária; do bairro do Coroadinho à Avenida Litorânea; da Liberdade ao Anjo da Guarda (zona portuária da capital), a terceira edição do Mobiliza SLZ já se anuncia em alegre expectativa. E São Luís não se faz de rogada: abraça o momento como presente de honra.

A partir do dia 2, serão nove dias intensos, em que a capital maranhense se deixará envolver pela criatividade e pelo empreendedorismo, em uma edição histórica do movimento, tanto em alcance territorial quanto no engajamento de empreendedores criativos que atuam na Ilha do Amor. Numa celebração ao aniversário de 411 anos de São Luís, a programação, que ocorrerá durante toda a semana (até o dia 10 de setembro), conta com 124 iniciativas autônomas e independentes, alcançando mais de 20 bairros da cidade.

Terceira edição do Mobiliza SLZ fortalece empreendedorismo criativo, cultura e turismo em São Luís,

Terceira edição – A edição 2023 do Mobiliza SLZ terá envolvimento direto de cerca de mil pessoas, que trabalham com negócios ligados aos segmentos do turismo, da cultura e da economia criativa na capital maranhense, eixos centrais do movimento, que se inspirou em outros movimentos de ocupações Brasil e mundo afora e hoje ganhou vida própria.

O movimento idealizado pelo Sebrae e abraçado pela cidade celebra seus traços mais marcantes rimando com encontros, conexões, negócios e com o sentimento de pertencimento à capital fundada por franceses, mas que exibe majestosamente na paisagem urbana traços da colonização portuguesa, abrigando a diversidade e o vigor dos negros e indígenas em tradições que se perpetuam.

“Desde a origem, o Mobiliza SLZ se propõe a dar ainda mais visibilidade, possibilidades e fomento a conexões frutíferas entre pessoas que trabalham nas áreas de atuação do movimento. O Sebrae idealizou, mas quem realiza o Mobiliza todos os anos com muito afinco, dedicação e envolvimento são essas pessoas criativas, que têm investido cada vez mais na própria veia empreendedora. Esse movimento, que é da cidade para a cidade, traz ganhos para a comunidade criativa e também para a nossa capital”, destaca Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae Maranhão.

Mauro Borralho, diretor Técnico do Sebrae no Maranhão: “Mobiliza SLZ traz ganhos para os criativos e para a cidade”.

Abertura oficial 

As atividades do Mobiliza começam no início da manhã de sábado (02), com a Feira de Empreendedorismo do Quilombo Urbano da Liberdade (no espaço do Shopping Rua Grande, localizado no Centro da cidade, no maior eixo comercial de São Luís) e com a Feirinha do Armazém do Campo (Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis, também no Centro); ambas as feirinhas criativas começam às 8h e dão o ponto de partida para o restante da programação, que segue ao longo do dia.

Contagem regressiva: criativos, que ano passado encheram a cidade de beleza, na expectativa pelo Mobiliza 2023.

Já às 19h, será realizada a abertura institucional, no Multicenter Negócios e Eventos, durante o Festival da Cachaça, que também faz parte da programação do Mobiliza. Haverá participações de representantes do Sebrae Maranhão, dos apoiadores oficiais do Mobiliza 2023 (Alvorada Motos e Fiema/Sesi/Senai) e de outros parceiros do movimento.

Programação e app

Com quase 30 atividades agendadas somente para o primeiro dia (sábado, dia 2), o Mobiliza SLZ terá iniciativas realizadas de forma individual, como workshops, oficinas, trilhas esportivas e shows musicais. E também diversas atividades colaborativas, como as feiras criativas, que reunirão expositores das mais diversas áreas (artesanato, moda, artes plásticas, saúde, bem-estar, entre outros), espalhadas por vários bairros de São Luís.

O evento-âncora do Mobiliza este ano é o “Maranhão na Tela – 15 anos”, festival de cinema independente, que acontece entre no período de 04 a 09 de setembro, com mostra de filmes, oficinas, bate-papo e premiações no Kinoplex Golden (Golden Shopping Calhau) e no Teatro da Cidade (Centro).

A fim de possibilitar maior interação entre todos os realizadores de eventos, pela segunda vez, o público poderá acompanhar tudo e até montar a própria agenda, com base nas preferências pessoais, no aplicativo do Mobiliza. O APP está disponível gratuitamente tanto para Android quanto para iOS e se chama “Mobiliza 2023”.

Movimentação do Mobiliza SLZ, terceira edição, será mensurada pelo Observatório de Turismo de São Luís.

O APP monta a agenda personalizada automaticamente e envia notificações do agendamento. A ferramenta mostra a programação diária, com as descrições, datas, horários, locais e nomes dos responsáveis, com quem os usuários podem interagir e se conectar. Semelhante a uma rede social, o APP permite publicações, comentários, compartilhamentos e troca de mensagens. Além disso, via aplicativo, durante os nove dias de Mobiliza, o Observatório do Turismo de São Luís fará uma pesquisa de comportamento, a fim de identificar os impactos do movimento na economia da cidade.

“O nosso propósito é integrar e conectar empreendedores criativos da Ilha do Amor, por isso, investimos muito na visibilidade dessas iniciativas. Essas atividades colaborativas são excelentes oportunidades de conexão e de geração de novos negócios. No mesmo local, tem dança e artesanato; produtos quilombolas e cultura; turismo e esporte”, detalha Danielle Abreu, coordenadora-geral do Mobiliza SLZ.

Sobre o Mobiliza SLZ

Com duas edições já realizadas, em 2021 e 2022, o Mobiliza SLZ cresce a cada ano. Na primeira edição, em 2021, o Mobiliza apoiou mais de 70 eventos, ações e atividades presenciais e digitais em 14 bairros e quatro praias da capital, realizados com o apoio do Sebrae e de 112 entidades, associações, universidades, instituições empresariais, sindicatos patronais, ONG’s. empreendedores criativos, empresas e artistas.

No ano passado, o movimento cresceu e chegou aos 100 eventos, durante nove dias, proporcionando mais de 600 horas de atividades, envolvendo mais de 400 pessoas na realização e sendo prestigiado por mais de 16 mil pessoas. Dessa vez, as ações chegaram a 20 bairros, com apoio de 87 entidades, instituições e parceiros.

Danielle Abreu, coordenadora do Mobiliza SLZ.

A ideia é que um outro legado surja a partir desta edição, com a constituição de um comitê de governança do Mobiliza SLZ, consagrando a iniciativa como movimento pensado e feito pela cidade e para a cidade, pelo ecossistema criativo.

O segundo ponto que gera expectativa é pela primeira premiação internacional do Mobiliza. O movimento está entre os selecionados para a etapa mundial da WTM, após ter conquistado o título de Gold Winner no 3º do Prêmio de Turismo Responsável da WTM Latin America, realizado em abril. O Mobiliza concorre agora ao título global, cujo resultado será anunciado durante a WTM, que acontece de 06 a 08 novembro, em Londres, Inglaterra.

-

  • Conexões Criativas
  • Cultura
  • Economia Criativa
  • Empreendedorismo
  • Mobiliza
  • Mobiliza São Luís
  • Mobiliza SLZ
  • Turismo