ASN MA
Compartilhe

Vaquejada e Cavalgada dos Balaios se destacam na Semana da Balaiada

Atividades fizeram parte da Rota dos Balaios reuniu esporte, cultura e integração territorial no Baixo Parnaíba
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

A força das tradições sertanejas e o papel do esporte como elemento de identidade cultural marcaram a I Cavalgada dos Balaios e a I Vaquejada dos Balaios. Os eventos fizeram parte da Semana da Balaiada e mobilizaram grande público e consolidaram Chapadinha (MA) como ponto central da programação.

A Vaquejada dos Balaios se consolidou como um dos pontos altos da Semana da Balaiada por unir esporte, cultura popular e movimentação econômica, fortalecendo a imagem do Baixo Parnaíba como território de identidade e tradição.

I Vaquejada dos Balaios fez parte da programação da Semana da Balaiada

“Uma festa maravilhosa, um evento que sonhamos há muito anos e hoje se tornou realidade, mostrando que a Vaquejada é símbolo de esporte, cultura e religiosidade para nossa região. E mais ainda, ver o reconhecimentos de instituições como o Sebrae, vendo que a Vaquejada é também oportunidade de geração de emprego e renda, e desenvolvimento para o Baixo Parnaíba”, frisou um dos realizadores de competição de Vaquejada na região, Carlos Henrique.

O evento aconteceu nos dias 12 e 13 no Parque de Vaquejada JL Dantas, onde reuniu competidores, criadores, empreendedores e público de toda a região. Além das disputas esportivas, a ação contou com feira cultural, gastronomia regional, exposição de artesanato, atrações musicais e integração entre grupos ligados ao esporte e à tradição do vaqueiro.

Sebrae promoveu a ação que valorizou a cultura, história de religião

Cavalgada dos Balaios – A I Cavalgada dos Balaios reuniu cavaleiros, amazonas, moradores e visitantes em um percurso simbólico que homenageia o vaqueiro Raimundo Gomes, figura central da Balaiada. O evento destacou o elo entre as raízes sertanejas e a memória histórica da revolta, fortalecendo o sentimento de pertencimento das comunidades do Baixo Parnaíba.

“Desde 2014 nós promovemos ações pontuais que remetem à história da Guerra Balaiada, mas sempre tivemos o projeto de tornar essa ação ainda maior. Hoje, com a proposta de diversas atividades na Semana da Balaiada, nós iniciamos um novo ciclo que rememora a história dos primeiros balaios e celebra de forma justa como essa revolução foi e continua sendo importante para a nossa região”, destacou o idealizador do projeto Fórum da Balaiada, Jânio Teles.

Cavalgada reuniu cavaleiros, amazonas, moradores e visitantes

Semana da Balaiada

As atividades do terceiro dia mostraram a diversidade da Semana da Balaiada, que combinou as manifestações culturais, religiosas, esportivas e históricas para valorizar o legado da revolta e fortalecer o turismo de experiência no Maranhão. Realizada pelo Sebrae, Polo Munin e Rota dos Balaios, em parcerias com prefeituras municipais, a Semana, que aconteceu entre os dias 08 e 13 de dezembro, promoveu ações que impulsionaram o desenvolvimento territorial, unindo cultura, memória, religiosidade, gastronomia e esporte.

A ação reuniu milhares de pessoas em uma programação integrada que envolveu sete municípios do Baixo Parnaíba, território central da Revolta da Balaiada. As atividades ocorreram em Belágua, São Bernardo, Urbano Santos, Chapadinha, Nina Rodrigues, Vargem Grande e Itapecuru Mirim, com feiras, roteiros turísticos, apresentações artísticas, exposições e celebrações comunitárias.

“Muito feliz com todo esse resultado, os municípios e parceiros envolvidos nas ações, um grande público participando e aprendendo mais sobre a importância da Balaiada. A Semana reforçou o sentimento de pertencimento das comunidades do Baixo Parnaíba, mostrando a grande potencialidade do território como destino estratégico para o turismo cultural e de experiência”, declarou o gerente da UN Chapadinha, Gilson Menezes.

Busto de “Negro Cosmo” em homenagem ao principal líder da Balaiada

Como parte da Semana da Balaiada, aconteceu nos períodos de 11 a 13 de dezembro, o Roteiro Turístico Integrado Munim “Entre Rios, Histórias e Tradições”. A ação envolveu os municípios de Itapecuru Mirim, Nina Rodrigues, Vargem Grande, Chapadinha e Anapurus. Uma caravana formada por agentes de turismo, empreendedores e autoridades dos municípios envolvidos acompanhou o roteiro nos três dias de ação.

“Vivenciar essa experiência foi incrível. Conhecer sobre a cultura, a história e a religião que envolvem a Guerra da Balaiada e todas as propostas apresentadas no roteiros dos municípios, mostra que é possível comercializar a Rota dos Balaios, como um grande atrativo para turistas. Vamos alinhar com as instituições competentes, para que já em 2026 possamos apresentar mais uma linda rota turística do nosso estado”, finalizou o presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Maranhão, André Gutemberg.

  • Balaiada
  • Chapadinha
  • Rota dos Balaios
  • Sema da Balaiada
  • Turismo Religioso