A Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Inês foi o palco escolhido pelo Sebrae para receber o Fórum de Professores do município. Com participação de mais de 100 gestores, coordenadores, supervisores escolares e profissionais da Educação, o Fórum se configurou como espaço de inspiração e incentivo da utilização de metodologias ativas como ferramentas de melhoria do ensino aprendizagem. A ação contou, ainda, com a participação do secretário Municipal de Educação de Santa Inês, Júlio César, e da diretora do Departamento do Ensino Fundamental do município, Sorlândia Alves.
Destaques de uma programação ampla e participativa, a palestra “Fora da Caixa”, com o diretor da Escola Bumba Escola, Leandro Vidal, e a oficina Celular em sala de aula: você sabe o quê fazer?”, com a consultora e facilitadora de Metodologias Ativas, Samaira Cristina, nortearam importantes reflexões, que vão se refletir nas práticas pedagógicas diárias dos educadores.
Aprendizados valiosos – “Na palestra (“Pensar Fora da Caixa”), abordamos como o professor pode fazer com que o mesmo conteúdo venha a ser trabalhado de forma diferente, e assim, os alunos tenham uma participação e um aproveitamento maior. A ideia é fazer o aluno participar de forma mais ativa, refletir, ser protagonista, de fato, dentro do próprio processo de aprendizado. Já para os professores, a ideia da palestra é fazer com que eles saiam “Fora da Caixa”, pensando em formas diferentes e inovadoras para transformar a Educação desses alunos”, pontuou Vidal.
Já na oficina “Celular em Sala de Aula, você sabe o que fazer?”, foram apresentadas estratégias de como utilizar essa ferramenta a serviço do aluno. “Eu achei muito interessante a palestra sobre metodologias ativas, por incentivar o professor a estar sempre inovando e a fomentar a reflexão sobre como tornar o aluno protagonista do aprendizado”, afirma Antônia Gama, professora de Santa Inês.
Os professores foram incentivados a pensar de forma criativa a levar para os alunos novas práticas de ensino e aprendizagem. “Nós professores nos sentimos privilegiados de participar de uma iniciativa como essa sobre metodologias ativas, aprendendo como utilizar as tecnologias para tornar as nossas aulas mais atrativas. Gostei muito da forma como o conteúdo foi apresentado, de forma leve e divertida”, diz Days Santana, técnica pedagógica de Santa Inês.
“O Sebrae está de parabéns por realizar uma ação como esta. Aprendemos muito sobre metodologias ativas, um conteúdo inovador. Eu espero que mais eventos como esse aconteçam, porque isso melhora muito a aprendizagem e a vida dos nossos alunos, e nos faz crescer também”, afirma Mizael de Jesus, coordenador pedagógico dos Anos Iniciais de Santa Luzia.
Celebração – O Sebrae completa 10 anos de execução do Programa Educação Empreendedora e o Fórum de Professores faz parte do propósito motivador de levar educação empreendedora aos municípios. “Estamos realizando um circuito de promoção do Fórum de Professores, que contempla 13 municípios. Santa Inês é a sexta a receber um “norte” sobre essa Educação que transforma. Acreditamos nesse conceito que faz conexões, cria laços e torna o aluno protagonista do próprio aprendizado e da vida”, confirma Mayna Martins Braga, coordenadora de Educação Empreendedora do Sebrae no Maranhão.
A programação do Fórum de Professores segue agora para as cidades de Bacabal, Grajaú, Presidente Dutra, Timon, Caxias, Pinheiro e São José de Ribamar.