ASN MA Atualização
Compartilhe

Sebrae no Maranhão apoia equipe de estudantes do Sesi que está participando de competição nacional.

A etapa nacional da F1 In Scholls se encerra neste domingo, em Brasília.
Por Ernesto Batista
ASN MA Atualização
Compartilhe

O Sebrae no Maranhão é um dos apoiadores da escuderia Pugnator, formada por alunos do Sesi São Luís, que está disputando em Brasília, a etapa nacional da F1 In Scholls, competição de protótipos em miniatura, promovida pela própria Fórmula 1, que envolve estudantes como forma de estimular o empreendedorismo, gestão empresarial, desenvolver o espírito competitivo e a paixão pelo automobilismo.

A F1 In Scholls acontece desde 2019. A competição desafia estudantes de 09 a 19 anos matriculados nas escolas SESI a criarem empresas para competir em uma pista de corrida em miniatura. O campeonato, que faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1, reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas.

Na proposta do programa da competição não é só a velocidade que conta: é necessário utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1. Nessa preparação para o mundo profissional, os jovens competidores precisam pensar em marketing, patrocínio, plano de negócios e estratégias em mídias sociais. Além disso, as equipes desenvolvem um projeto social, que pode ser usado como critério de desempate no resultado final.

“Quando vimos a proposta da competição, percebemos que se encaixava nos objetivos do Sebrae no Maranhão e por isso decidimos apoiar a equipe que nos procurou. Esse apoio veio na forma de capacitações e mentorias no âmbito do Programa de Educação Empreendedora para que os estudantes da escuderia pudessem trabalhar com mais desenvoltura nos parâmetros da competição, considerando aspectos como marketing e plano de negócios”, explicou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho.

Alunos reuniram-se com o diretor-superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal e equipe.

COMPETIÇÃO
Outras três equipes maranhenses – Graffeno, do SESI Imperatriz, e Ragnar e Spartacus, ambas do SESI São Luís – também estão em Brasília para a competir na etapa no nacional. Todas essas equipes se classificaram no regional de robótica, que ocorreu em fevereiro deste ano, no SESI Araçagi, em São Luís.

A F1 In Schools é um dos torneiros do festival de Robótica do Sesi que inclui mais três competições: FIRST®️ LEGO®️ League (FLL), FIRST®️ Tech Challenge (FTC) e FIRST@ Robotics Competition (FRC). O Maranhão também terá representantes nas duas primeiras competições: seis equipes se classificaram para a FLL e outras duas para FTC. Para a FRC, o estado não tem competidores.

Na FLL, nesta temporada será trabalhado com a temática da energia. As equipes terão que provar diante de uma banca de juízes que os robôs que programaram são capazes de executar bem a sua missão e apresentar alternativas inovadoras para geração, armazenamento, distribuição e/ou consumo de energia. Já na FTC, os alunos das duas equipes precisam trabalhar com máquinas e circuitos – os mesmos equipamentos utilizados por grandes engenheiros – a temática sobre o futuro da energia sustentável. Para a edição de 2023 a novidade é que, pela primeira vez, contará com a participação de equipes maranhenses.