ASN MA Atualização
Compartilhe

Sebrae Maranhão reconhece trabalho de Salas do Empreendedor com Selo Referência em Atendimento

Esses espaços realizaram mais de 37 mil atendimentos em 2022. Destaque para cidade de Estreito, reconhecida com o Selo na categoria ouro, que atendeu expressivo número de empreendedores
Por Paula de Társsia e Laurene Leite
ASN MA Atualização
Compartilhe

No Maranhão, são mais de 176 mil Microempreendedores Individuais (MEI) formalizados e em todas as regiões do Estado, eles contam com os serviços do Sebrae. Nesse contexto, um braço forte no atendimento aos MEI’s são as Sala do Empreendedor, parceria com os municípios, que facilita a abertura de novas empresas, oferece informações, serviços e capacitações.

Dados mostram que o Maranhão já conta com 136 Salas do Empreendedor, as quais em 2022 realizaram mais de 37 mil atendimentos a empreendedores em todas as regiões do estado. No Brasil, são mais de 2.800 salas do Empreendedor, espalhadas nos 5.568 municípios brasileiros.

sala de empreendedor de estreito
Um dos destaques no reconhecimento com o Selo Referência em Atendimento, a Sala de Estreito foi a que mais atendeu empreendedores no Maranhão em 2022 ( Foto: Divulgação).

Em reconhecimento ao trabalho de suporte desses espaços aos pequenos negócios, o Sebrae criou o Selo de Referência em Atendimento, que visa avaliar a qualidade dos serviços prestados nas salas, bem como configura-se como instrumento de valorização das equipes que nelas atuam. Além disso, o Selo propõe ampliar o acesso às soluções Sebrae, levando informação e orientação empresarial a um número bem maior de pessoas, tendo como pilares a qualidade no atendimento, gestão/capacitação, melhoria no ambiente de negócios, infraestrutura, oferta de soluções, serviços digitais, agregando ao atendimento já prestado pelo Sebrae maior capilaridade e capacidade de atendimento.

No ciclo 2022 do Selo, receberam destaque 22 Salas do Empreendedor do Estado pela qualidade dos atendimentos e serviços prestados ao empreendedor. As três salas com o melhor aproveitamento no certame foram as de Matinha, seguida pela de São Luís /Regional Anjo da Guarda, Estreito e Urbano Santos, os quatro municípios vencedores na categoria ouro.

Um dos destaques em 2022, a Sala do Empreendedor de Estreito, que pertence à Regional do Sebrae de Imperatriz, obteve o melhor desempenho no número de atendimentos prestados à comunidade empresarial no ano. Em seguida, aparecem as salas de Açailândia (2º lugar), do Anjo da Guarda (3º lugar) e da Cohab (4º lugar), estas duas últimas pertencentes à regional de São Luís.

“As Salas do Empreendedor constituem-se em um importante reforço para o atendimento aos pequenos negócios, facilitando o acesso destes a uma série de soluções de gestão, de inovação e de capacitação, fundamentais para o desenvolvimento dos empreendimentos, soluções essas operadas pelo Sebrae e por diversos parceiros em cada município. A concessão do Selo representa um importante instrumento de reconhecimento às contribuições das Salas do Empreendedor no atendimento aos pequenos negócios e na promoção do empreendedorismo em todo o Maranhão”, analisa o diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho de Andrade.

Para o diretor Técnico do Sebrae, Mauro Borralho, as Salas do Empreendedor representam um reforço no atendimento aos pequenos negócios ( Foto: Assessoria).

Já o superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho, destaca como prioridade a ampliação do número de Salas do Empreendedor em todo o Maranhão. “Em todo o estado já são 136 Salas do Empreendedor instaladas e neste momento, estamos trabalhando para ampliar o número de Salas, sensibilizando as prefeituras para a criação de novos espaços em municípios que ainda não contam com esse suporte e, ao mesmo tempo, revitalizando salas já criadas para que possam cumprir a missão de apoio aos pequenos negócios. As Salas também se destacam como resultados que o Programa Cidade Empreendedora tem ajudado a viabilizar no Maranhão. Os espaços são importantes instrumentos de melhoria no ambiente de negócios e fortalecimento das economias dos municípios, em um esforço no qual as prefeituras entenderam como uma estratégia decisiva para o crescimento econômico e promoção do empreendedorismo em todo o Maranhão”, enfatizou o executivo.

Albertino Leal ressalta que o Sebrae está priorizando a ampliação do número de Salas do Empreendedor no Maranhão (Foto: Assessoria).

Balanço de 2022 – Em 2022, o Sebrae recebeu 65 inscrições para o Selo Referência em Atendimento. Deste total, 22 salas foram premiadas nas categorias ouro, prata e bronze, que fazem parte da etapa estadual.

Inscrições – Para 2023, as inscrições para as Salas do Empreendedor interessadas em concorrer ao Selo de Referência em Atendimento seguem abertas até o dia 28 de fevereiro e podem ser feitas pelo Portal do Sebrae bit.ly/3jej3JA. É necessário acompanhar o cronograma no ciclo do atual ano e baixar o regulamento do selo para saber os benefícios, critérios e pontos a serem avaliados.

  • cidade empreendedora
  • Empreendedorismo