Equipe do Sebrae Maranhão visitou a Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) para entregar relatório parcial de execução do Cidade Empreendedora em 2023, programa de iniciativa do Sebrae que é apoiado pelo Governo do Maranhão e Prefeituras. O Cidade Empreendedora estimula o desenvolvimento econômico e o empreendedorismo nos municípios fornecendo apoio técnico e capacitação às equipes de gestores municipais, servidores públicos e empreendedores locais.
“Nós estamos hoje com 70 municípios, atingindo mais de 3 milhões de habitantes, praticamente a metade do nosso estado em população”, ressalta o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal.
Segundo o relatório parcial, referente ao ciclo 23/24 do programa, em 2023 houve uma redução de 18,8% no tempo de abertura de empresas no Maranhão, além de terem sido inauguradas 23 novas Salas do Empreendedor, que têm como um dos principais focos a desburocratização dos processos, um dos eixos trabalhados por meio do Programa Cidade Empreendedora.
“Estamos com mais de 155 Salas do Empreendedor abertas pelas Prefeituras, com apoio do Governo e do Sebrae”, afirma o diretor. De acordo com ele, o trabalho integrado de entidades e governos por mais melhorias no ambiente de negócios cria um ambiente favorável aos investimentos.
O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, confirma que a atuação conjunta tem sido positiva. “A parceria Sebrae e Governo do Estado traz resultados importantes, principalmente no empreendedorismo nos municípios do Maranhão. Então fica aqui o nosso agradecimento ao Sebrae”, diz o gestor da pasta.