A Região Tocantina é a primeira do Estado a receber o projeto Territórios Empreendedores, iniciativa do Sebrae que visa compartilhar conhecimento sobre o território para a criação, formulação e implantação de práticas de ações, com objetivo de promover o desenvolvimento econômico regional sustentável, transformando o território de forma sustentável. A base é a estruturação de governança coesa, capaz de promover a sustentabilidade regional e dinamismo econômico aliado ao fortalecimento dos pequenos negócios.
Com o slogan “o seu território é o melhor local para viver e empreender”, o projeto foi lançado, na última quinta-feira, 27 de julho, durante um seminário que reuniu lideranças políticas e empresariais da região tocantina, que abrange 12 municípios atendidos pela Unidade de Negócios do Sebrae em Imperatriz.
“Esta é uma estratégia do Sebrae Nacional e é importante destacar que não se trata de um projeto 100% novo, mas que integra outras ações já desenvolvidas pelo Sebrae em sua estratégia de atuação territorial, a exemplo do programa Líder. Fizemos o lançamento na Região Tocantina e vamos para outras regiões do estado, criando uma agenda de trabalho e governança coesa, despertando o sentimento de pertencimento das pessoas a esses territórios”, informa a gerente da Unidade de Território Empreendedor do Sebrae Maranhão, Hildenê Maia.
O seminário teve como ponto inicial a agenda desenvolvida pelo Líder na região, o qual teve quatro áreas prioritárias de atuação: agronegócio, turismo, infraestrutura e empreendedorismo. A partir desses eixos, os participantes elencaram pontos a serem desenvolvidos no âmbito do Programa Territórios Empreendedores.
Para Samira Silveira, “foi um momento extremamente importante para discutir ações, de forma coletiva, para o desenvolvimento do turismo, da cultura e fortalecimento do empreendedorismo em toda região, não somente em Imperatriz. Dessa forma, teremos municípios fortes e consequentemente, uma região economicamente mais forte”, pontua a empreendedora.
Ao final do encontro, por meio de votação, as lideranças presentes elegeram o agronegócio e turismo como áreas prioritárias para o trabalho no território tocantino. “Mas, claro, haverá integração com outras áreas. Em agosto, vamos revisitar toda essa agenda proposta para vermos o que avançar dentro desses dois eixos prioritários”, sinaliza a gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Imperatriz, Márcia Martins.
Representando o Governo do Estado, o presidente da Agência Metropolitana do Sudoeste Maranhense (Agemsul), Vagtônio Brandão, parabenizou o Sebrae por mais essa ação e destacou o trabalho em prol do desenvolvimento regional.
“Projetos como esse trazem resultados práticos. Discutimos ações para a nossa população, para fortalecer os empreendimentos e, desta forma, melhorar a qualidade de vida, isso nos centros urbano e rural, favorecendo o médio e o pequeno empresário. Claro que o Governo do Estado é um grande parceiro nesse trabalho, ajudando a desenvolver os nossos municípios”, destacou ele.