ASN MA
Compartilhe

Sebrae impulsiona turismo, fortalece pequenos negócios e transforma a Praia de Cajapió (MA) em novo polo de visitantes

Festival Gastronômico amplia fluxo turístico e gera impacto econômico durante programação gastronômica na Praia de Itapéua
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

A Praia de Cajapió viveu um novo momento de visibilidade e movimentação turística a partir de uma ação estratégica liderada pelo Sebrae e Sala do Empreendedor em parceria com a Prefeitura Municipal, através das secretarias municipais de Cultura e Turismo. O I Festival Gastronômico de Cajapió reuniu consultoria técnica, valorização da gastronomia local e programação cultural, resultando em aumento no fluxo de visitantes, fortalecimento dos pequenos negócios e geração de renda para o município.

Pratos criativos chamaram a atenção pela beleza e preços acessíveis.

Realizado no último domingo, na Praia de Itapéua, o I Festival Gastronômico de Cajapió contou com a participação de dez empreendimentos locais, que apresentaram pratos típicos da região, bebidas, geladinhos gourmet e a tradicional caranguejada. Mais do que um evento pontual, a ação integrou uma estratégia do Sebrae voltada ao desenvolvimento territorial por meio do turismo e da economia criativa.

Para os empreendedores, o impacto foi imediato. Deusiane Abreu Teixeira, que atua há cerca de um ano no ramo da alimentação, destacou a importância do acompanhamento técnico oferecido pela instituição. “Adquirimos noção de como tocar o nosso pequeno negócio. O Sebrae tem sido fundamental para dar um norte. A equipe é muito boa, foi muito bom ter participado desse evento, já estou esperando a próxima edição”, afirmou.

As irmãs Crismary de Jesus Cardoso Costa e Crisllene de Jesus Alves Santos também ressaltaram o caráter formativo da experiência. Com quatro meses de atuação no mercado, Crisllene avalia o momento como decisivo para o futuro. “Participar do primeiro Festival Gastronômico de Cajapió foi uma experiência muito enriquecedora. Vejo esse momento como um grande preparo para o futuro”, contou Crisllene.
Crismary reforçou o impacto coletivo da ação. “Esse festival representa uma nova estrada que se abre, trazendo oportunidades, fortalecendo os empreendedores locais e gerando mais renda para o nosso município”, destacou.

Outro exemplo é o da empreendedora Marilene de Jesus Ribeiro Ferreira, proprietária do quiosque Delícias do Meu Cajá, que atua há dois anos no mercado e há três meses na praia. Ela conheceu o Sebrae após buscar apoio junto à Secretaria Municipal de Turismo. “Foi uma experiência maravilhosa, super proveitosa em vários aspectos. Desafiadora, mas gratificante. Essa parceria entre Prefeitura e Sebrae deu super certo, e acredito que a partir de agora os empreendedores locais vão ter mais apoio, o que contribui diretamente para o desenvolvimento da cidade”, avaliou a empreendedora.

O público compareceu para um momento de lazer e apoio à gastronomia local. (Foto/Divulgação)

Além dos dez negócios participantes diretos, a ação beneficiou outros 26 bares e restaurantes da região, fortalecendo toda a cadeia da alimentação fora do lar. O evento contou ainda com a presença do prefeito Rômulo Marques, reforçando a articulação institucional e parceria com o Sebrae. A programação cultural que incluiu tambor de crioula, show da banda Miami 10 e atividades de zumba, atraiu visitantes ao local.

Como parte da preparação para o festival, o Sebrae promoveu capacitações em Marketing Digital, com foco em Google Meu Negócio e redes sociais. Cada empreendimento selecionou um prato típico, que passou por registro fotográfico profissional e elaboração de ficha técnica, culminando na criação do Encarte Gastronômico Digital de Cajapió. Durante o evento, os empreendedores receberam displays com QR Code para acesso ao material, além de placas de participação, valorizando os negócios locais.

A iniciativa ganha ainda mais relevância em um momento estratégico para o turismo local, marcado pela recente pavimentação da estrada de acesso à Praia de Itapéua pelo Governo do Estado, fator que contribuiu para o aumento do número de visitantes.

Ao final, o impacto econômico direto e indireto do evento ultrapassou R$ 42.859,00 (quarenta e dois mil oitocentos e cinquenta e nove reais), reafirmando o papel do evento como ferramenta de desenvolvimento econômico e social em Cajapió.

“A atuação do Sebrae em Cajapió é pensada de forma estratégica, olhando para o território, para o potencial turístico e, principalmente, para os pequenos negócios que movimentam a economia local. Cajapió deu um grande passo, conquistando a inclusão do município no Mapa do Turismo Brasileiro através da secretaria de Turismo do município abre portas para os pequenos negócios e para a rota lagos e campos floridos uma oportunidade para a praia de Itapéua. Nosso objetivo é preparar os empreendedores para aproveitar as oportunidades que surgem com o fortalecimento do turismo, oferecendo capacitação, orientação técnica e ferramentas práticas que gerem resultados reais,” destacou a gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges.

-

-

  • Cultura
  • Empreendedorismo
  • Festival
  • Gastronomia
  • Sebrae no Maranhão
  • Turismo