O povoado Centro do Primo, no município de Dom Pedro (MA), foi palco do 3º Festival do Mamão, realizado entre os dias 29 e 31 de julho. O evento, promovido pela Associação de Desenvolvimento Comunitário de Centro do Primo e o Sindicato de Produtores Rurais de Dom Pedro, contou com a parceria do Sebrae Maranhão e do Senar, por meio do programa Juntos pelo Agro, fortalecendo ainda mais a agricultura familiar na região.

Durante os três dias de programação, além das tradicionais atrações culturais como a marota, a corrida de bicicleta, a escolha da Rainha do Mamão e a animada disputa das quebradeiras de coco, o evento teve como grande diferencial a presença de oficinas e palestras técnicas. Os conteúdos foram voltados à melhoria da produtividade e à agregação de valor ao mamão, incentivando os produtores a diversificar a utilização da fruta com a produção de geleias, licores, doces e bolos.
O produtor Francisco de Assis, que há 20 anos se dedica ao cultivo do mamão, faz parte da associação local e é um exemplo dessa evolução. Com uma produção entre 150 e 200 caixas por ciclo, ele passou a ser atendido pelo programa Juntos pelo Agro, recebendo apoio técnico em análise de solo, divisão de área e aproveitamento produtivo. “Espero que, em dois anos, eu tenha dobrado minha produção. Já aprendi muito e quero aprender mais”, afirmou animado.

Atualmente, a associação conta com 50 produtores associados, que enviam semanalmente cerca de 80 caixas de mamão para São Luís, totalizando uma produção anual superior a 230 mil frutos. Com o apoio técnico recebido nos últimos anos, e mais recentemente com a atuação do programa Juntos pelo Agro, a qualidade e a lucratividade da produção aumentaram significativamente, consolidando Dom Pedro como o maior produtor de mamão do Maranhão.
Segundo o presidente da FAEMA, Raimundo Coelho, o festival vai além da celebração e se consolida como um espaço de qualificação e transformação rural. “Estamos aqui incrementando esse Festival na área do conhecimento. As palestras trazem tecnologia e boas práticas para aumentar a produtividade e a renda dos produtores”, destacou.

Para o secretário estadual da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, que representou o Governo do Estado durante o evento, o festival simboliza a força e a união da comunidade local. “Dom Pedro, que já foi conhecida como a cidade do tomate, hoje se destaca como a cidade do mamão. Aqui se gera trabalho, renda e dignidade para centenas de famílias. O festival expressa essa vitalidade e merece ser cada vez mais valorizado e fortalecido”, destacou.
Idealizador do festival e presidente da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Centro do Primo, Fernando Flores celebrou a dimensão que o evento alcançou nesta edição, destacando o crescimento da estrutura, o aumento do conhecimento técnico e a visibilidade regional conquistada graças à parceria com o Sebrae, o Senar e demais instituições engajadas no fortalecimento da agricultura familiar.

O Sebrae, representado na ação por sua equipe técnica local, reforçou seu papel de parceiro do desenvolvimento rural com foco no empreendedorismo e na inovação. “Através do Juntos pelo Agro, estamos trazendo novas possibilidades para os produtores locais. É sobre transformar o produto em oportunidade”, concluiu Ana Carla Coelho, gestora responsável pelo Agronegócio na Unidade de Negócios do Sebrae em Presidente Dutra.