A Unidade de Negócios do Sebrae em Imperatriz reuniu, nesta quinta-feira, 29, representantes da governança local para uma jornada de planejamento, visando impulsionar o desenvolvimento regional. O encontro contou com a participação de representantes dos 12 municípios que compõem a regional: Estreito, Montes Altos, Governador Edison Lobão, Porto Franco, Davinópolis, Buritirana, Campestre, São João do Paraíso, Senador La Rocque, Ribamar Fiquene e Imperatriz.
Durante a jornada, foram apresentadas as soluções do Portfólio Sebrae aos presentes que já são trabalhadas no território. A exemplo do Cidade Empreendedora, Educação Empreendedora, Agronordeste, Sebratec, os programas de Agentes Locais de Inovação, entre outras. O momento resultou na definição de uma agenda de ações conjuntas para todos os municípios atendidos pela Unidade de Imperatriz.
Para a secretária da Receita Municipal de Porto Franco, Cristiane Moreira, a jornada reforça o trabalho já desenvolvido com o Sebrae, porém de forma mais integrada. “Um momento onde traçamos ações que iremos levar para o nosso município, e trabalhar ao longo deste ano, com o Sebrae que é um grande aliado dos municípios no desenvolvimento econômico”, explica.
Valéria Ferreira, assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Imperatriz, enfatizou a importância do evento para uma visão mais macro das ações e destacou a parceria com o Sebrae em quase dois anos .
“Nós temos o ALI Educação, o Jovens Empreendedores Primeiros Passos, em mais de 45 escolas municipais, trabalhando o empreendedorismo, a educação financeira, que tem feito diferença na nossa rede, tem feito diferença na educação financeira dessas famílias, desses alunos aqui da nossa cidade”, disse a assessora.
Entre as ações da agenda coletiva, que será consolidada e apresentada aos municípios, estão: mutirão de empreendedorismo, palestras para mulheres, Startup Day, oficinas do Selo Sebrae de Atendimento, encontro dos Territórios Empreendedores, fórum de professores e outros.
“Contamos com a iniciativa de cada município, em trazer seus desafios e necessidades, para juntos fazermos essa agenda coletiva e desenvolvermos ao longo de 2024. Ou seja, algumas ações realizadas em nosso território serão conforme a agenda definida nessa jornada, e com certeza trará muitos benefícios para as micro e pequenas empresas dos seus municípios, fortalecendo ainda mais os pequenos negócios da região”, avaliou a gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Imperatriz, Márcia Ferreira.