ASN MA
Compartilhe

Sebrae celebra 51 anos com saldo de transformações para
empreendedores maranhenses

Tendo como marco o dia 5 de julho, o Sebrae comemora 51 anos. No Maranhão, instituição está presente nos 217 municípios, levando perspectivas de crescimento para empreendedores.
Por Laurene Leite
ASN MA
Compartilhe

O Sebrae celebra neste 5 de julho, 51 anos de fundação. Com uma trajetória de serviços prestados ao Maranhão, a instituição tem gerado evidentes conquistas para os pequenos negócios, que são a força econômica mais expressiva do estado.

Presente nos 217 municípios do estado, o Sebrae leva soluções e transformação para pequenos negócios maranhenses.

Segundo o DataSebrae e Receita Federal (abril 2023), os pequenos negócios somam 285.781, o que representa 98% das empresas ativas do Maranhão, sendo o comércio o setor mais relevante. Esses negócios, entre março de 2021 e o terceiro trimestre deste ano, geraram mais de 865 mil novas vagas de trabalho, dando ao Maranhão destaque na geração de ocupações.

Presente nos 217 municípios, com uma atuação alinhada com as diretrizes nacionais do Sistema Sebrae, pensada de forma estratégica, inovadora e focada no potencial dos territórios, o Sebrae tem ajudado a gerar oportunidades. O estado conta hoje com uma rede de ampla capilaridade física e digital, mobilizando mais de 450 parceiros, em espaços próprios ou resultantes de parcerias.

São 12 unidades de Negócios (Açailândia, Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Grajaú, Imperatriz, Lençóis-Munim, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês e São Luís), 148 Salas do Empreendedor em conjunto com prefeituras, três Núcleos de Atendimento (Barreirinhas, Timon e Colinas), um Posto de Atendimento (Pastos Bons), uma rede de mais de 220 agentes de desenvolvimento, além de 12 Regionais da Junta Comercial do Maranhão (Jucema). Isso resulta em uma cobertura efetiva ao empreendedor, de ponta a ponta do Maranhão, fazendo chegar a este um conjunto de mais de 350 soluções presenciais e on-line, em todas as etapas de um negócio, contemplando áreas como atendimento e orientação empresarial, inovação, tecnologia, crédito, educação empreendedora, entre outras. Também contam nesse esforço, quase 300 colaboradores, entre fixos e terceirizados, e uma rede de mais de 230 consultores credenciados.

Albertino Leal (superintendente), Edila Neves (diretora de Administração e Finanças), Celso Gonçalo (presidente do CDE-Sebrae), acompanhados do VP do Conselho Deliberativo, Cristiano Barroso Fernandes, e de Mauro Borralho (diretor Técnico) .

Agregando valor aos pequenos negócios – Os números mostram a força de uma instituição, cuja marca está entre as mais valiosas do País. Segundo o ranking anual da revista IstoÉ Dinheiro, elaborado pela consultoria Brand Asset Valuator (BAV). Comparada com 1.700 outras grandes marcas nacionais, o Sebrae ocupa hoje a sexta colocação no ranking, uma conquista que resulta da relevância da missão do Sebrae no apoio aos pequenos negócios.

“No Maranhão, o Sebrae tem sido um grande parceiro dos pequenos negócios, levando soluções para o nosso desenvolvimento. Seja como protagonista ou junto com instituições do Conselho e parceiros, temos contribuído muito, ajudando os pequenos negócios a superar seus desafios diários, a crescer e gerar oportunidades para os maranhenses”, assinala o presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Celso Gonçalo de Sousa. “Fazemos a diferença, por estarmos comprometidos em ajudar a fazer do Maranhão um estado empreendedor e produtivo, aproveitando suas riquezas e a força da nossa gente”, reforça a superintendente em exercício e diretora de Administração e Finanças, Edila Neves.

Secretário Junior Marreca, da SEINC, parabeniza Sebrae pelos 51 anos e celebra parcerias de resultados com o Governo do Estado.

“O Sebrae é uma instituição muito importante para a economia do país, pois as micro e pequenas empresas são grandes indutoras do crescimento econômico e têm papel relevante na geração de empregos e produção de riqueza. No Maranhão, o Sebrae é um grande parceiro no desenvolvimento de projetos, a exemplo do Cidade Empreendedora, que acabamos de renovar, e chegará a mais 70 municípios, que terão a possibilidade de acessar soluções que o Sebrae disponibiliza para fomentar a cultura empreendedora e fortalecer a gestão municipal. Parabenizamos a instituição pela data, com a certeza de que as parcerias com o Governo do Estado se fortaleçam sempre mais”, ressalta Júnior Marreca, secretário de Indústria e Comércio do Maranhão.

Com apoio do Sebrae, empreendedores do Maranhão ganham novas perspectivas de crescimento

Como parceiro e força dos pequenos negócios, está nas transformações viabilizadas pelo Sebrae o saldo mais significativo destes 51 anos. São empreendedores, independentes do porte ou da área de atuação, que contam com o Sebrae para crescer cada vez mais fortes.

Pessoas como Elivânia Estrela, da Cidade Operária, em São Luís, que ressalta o papel do Sebrae no segmento da economia criativa da capital. “O Sebrae tem tido importante papel na consolidação do ambiente criativo, permitindo com que a gente se descubra como agente de transformação da nossa história e também tornando visível para a sociedade a força criativa e empreendedora de muita gente”, disse ela.

Elivânia Estrela: “as ações do Sebrae permitam que que a gente se descubra como empreendedor e agente de transformação da nossa própria história”.

Ou também, como Pablo Amodeo, de Presidente Dutra. Ex-participante do Empretec, ele viu no workshop a oportunidade de uma virada, que fez surgir pequenos negócios hoje em franca expansão. Dono de um salão de beleza e de um empreendimento de educação, Pablo conta que o Sebrae foi um marco na vida pessoal e nos negócios. “Com o Empretec, percebi que a virada era necessária, e pude correr atrás dos meus sonhos e empreender com mais segurança. O resultado, é uma elevação nos rendimentos das empresas e o desejo de melhorar sempre”, afirma ele.

Impacto também o Sebrae viabilizou para a Pronto Otorrino, em São Luís. O otorrinolaringologista Pedro Serafim de Sousa Neto começou a pensar em empreender observando o mercado paulista. De volta ao Maranhão, montou a clínica em Imperatriz. Anos mais tarde, fundou a unidade de São Luís, no bairro do Cohafuma, onde funciona atualmente.

“Eu precisava profissionalizar o negócio, pois passava muito tempo administrando a empresa. Foi então, que procurei o Sebrae, onde tive acesso a várias consultorias nas áreas de finanças, recursos humanos, planejamento estratégico e de mercado. Hoje, a Pronto Otorrino é uma empresa consolidada, que tem nos planos a meta de expansão. Nesse desafio, o apoio e as orientações do Sebrae foram decisivas”, conta o empreendedor.

Transformações como essas mostram como o Sebrae se tornou uma referência para o empreendedor maranhense. “O Sebrae se consolida como principal voz de apoio aos pequenos negócios, gerando conexões, identificando tendências, fazendo parcerias, organizando segmentos, orientando os empreendedores, melhorando o ambiente de negócios, promovendo o acesso à inovação, ao crédito, à tecnologia, à transformação digital e ao mercado; ou ainda fomentando a gestão empreendedora eficiente e, também, ajudando a formar as novas gerações de empreendedores para atuar com eficiência e mais chances de sucesso”, frisa o diretor Técnico, Mauro Borralho. “Nossa atuação não tem como principal resultado os números apenas, mas se reflete nas transformações que geramos para esses empreendedores”, conclui o diretor.

Pablo Amodeo (dir.) e Lucas Marques (esq.) personificam empreendedores que têm o Sebrae como grande parceiro.

NÚMEROS SIGNIFICATIVOS

Nos últimos oito anos, o Sebrae Maranhão atendeu mais de 850 mil empreendedores, oferecendo mais de 860 mil soluções em áreas como gestão, finanças, marketing, crédito, inovação, mercado e competitividade.

No auge da pandemia, atendeu mais de 150 mil empreendedores, em vários canais 24 horas por dia.

O Programa Cidade Empreendedora chega ao terceiro ciclo. Em parceria com o governo do Estado, serão 70 municípios a mais contemplados com a iniciativa.

Na regulamentação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresa, já são 195 municípios com regulamentação do instrumento.

Um salto nos últimos dois fez chegar a inovação para mais 6 mil pequenos negócios, com ações diretas ou com a estruturação de ecossistemas de inovação, culminando com a recente realização da edição pioneira do Nordeste On.

São Luís, Balsas, Imperatriz e Barra do Corda já contam com ecossistemas de inovação instalados ou em estruturação; em paralelo, o Sebraelab foi consolidado como ambiente colaborativo para ações de inovação.

Na área de Educação Empreendedora, que promove a formação das novas gerações de empreendedores, até 2022, o Sebrae chegou a 160 municípios maranhenses, com mais de 45 mil alunos atendidos do ensino fundamental à universidade e cerca de 8 mil professores capacitados para promoção do empreendedorismo no Maranhão.

-

  • 51 anos do Sebrae
  • Aniversário do Sebrae
  • Sebrae no Maranhão