A empresa Kombucha By Márcia Canjão tornou-se a primeira fábrica do Estado a conquistar o registro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a produção da bebida Kombucha. Localizada na cidade de Porto Franco, na região tocantina, a indústria de pequeno porte recebeu consultoria especializada do Sebrae Maranhão, por meio do Sebraetec, para adequação das instalações e assim garantir o registro junto ao órgão federal.
O procedimento envolveu projeto arquitetônico de acordo com as normas sanitárias, visando oferecer qualidade e segurança ao seu consumidor, até o registro de fato no MAPA. A proprietária da empresa, Márcia Canjão, comemorou a conquista junto com a equipe do Sebrae, familiares, amigos e parceiros, a exemplo do Senai, durante uma visita técnica à fábrica, na última quinta-feira (4).
“Estou muito feliz por ter conseguido o meu registro no MAPA, como a primeira fábrica no estado do Maranhão. Graças a Deus, com esse ganho, a gente tem mais uma possibilidade de crescer e de estar levando o nome do nosso estado, competindo diretamente com produtores do Sul, do Sudeste e do Nordeste do país, e, claro, com muita qualidade. Aqui agradecer toda ajuda do Sebrae nesse processo e de agora em diante seja mais uma porta de crescimento e abrangência desse produto no Maranhão. Tenho outras projeções e com certeza contarei com o Sebrae nesse desenvolvimento”, disse.
A Kombucha é uma bebida refrescante à base de chá verde, a qual passa por um processo de fermentação até chegar no ponto de consumo. “E todo esse processo é feito de forma 100% artesanal por nossa fábrica, que conta hoje com uma cartela de 15 sabores, sendo 10 consolidados no mercado e cinco que passaram no teste, portanto aptos ao mercado”, explica a empreendedora.
O que começou como um aperitivo familiar se transformou em negócios e ganhou mercado. Atualmente, após registro, a Kombucha by Márcia Canjão possui 18 pontos de vendas na região e também conquistou clientes nos estados do Goiás e de Pernambuco, destacando-se como uma marca em ascensão no mercado nacional.
Para a gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Imperatriz, Márcia Martins, essa conquista da empresa reflete no compromisso do Sebrae em impulsionar o crescimento e a legalização de negócios promissores na região.
“Temos a oportunidade de não só aplicar a tecnologia do Sebraetec, mas também contribuir para que, por meio desse serviço, tenhamos mais portas abertas para um mercado bem desafiador, com produtos formalizados, registrados e inovadores. Além dessa consultoria para o registro, teremos a implantação de outras soluções Sebrae, fortalecendo ainda mais essa empresa, pioneira nesta bebida. Destacar a parceria importante nesse processo, da Fiema, por meio do Senai”, comenta Márcia Martins.