ASN MA Atualização
Compartilhe

Rota das Emoções é destaque em evento do Sebrae, em São Paulo

Workshop Rota dos Negócios reuniu empresários dos três estados que integram o roteiro e agentes e operadores de turismo em São Paulo-SP
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

A vocação para o turismo de experiência com diversas atrações, paisagens exuberantes, aptidão para esportes e aventura, atrativos, produtos e roteiros para os mais diversos públicos da Rota das Emoções, foi apresentado para operadores e agências de turismo de São Paulo – SP nesta quarta-feira (02) durante o workshop Rota dos Negócios, evento que aconteceu na Faculdade do Sebrae de São Paulo.

O workshop foi realizado pelo Sebrae dos três estados que, desde 2005, trabalham a rota de forma integrada, com expressivos resultados para mais de 700 empreendedores que atuam em uma rota das mais procuradas em todo o país, que agrega resultados significativos para o turismo na região como um todo, fomentando o empreendedorismo no setor.

Diretor Técnico do Sebrae, Mauro Borralho destaca importância da Rota das Emoções como vetor de desenvolvimento do turismo nos estados do MA, PI e CE.

A diversidade dos atrativos e novos produtos turísticos, ações estas que estão tendo uma atenção especial pelo Sebrae nesta segunda fase do projeto Rota das Emoções, foram algumas características que chamaram a atenção do trade turístico de São Paulo que tem um número expressivo de visitantes no roteiro integrado. “Tem agora uma entrada nova, que é Santo Amaro. É importante ter um serviço novo como a lancha, quadriciclo e depois da pandemia vem crescendo essa solicitação. É uma natureza pura e é um produto que vem crescendo na prateleira e tem muito mais ainda para crescer”, avalia Erivaldo Sagui, da Diversa Turismo, que participou do workshop.

Do Maranhão, participaram os empresários Patrick Araújo, da Baluarte Turismo, em Tutóia, e Matheus de Oliveira Duailibe, da Madavilaj Turismo, de Santo Amaro.

Matheus Duailibe avaliou que sua participação no evento foi muito importante para a empresa. “Temos o dever de disseminar a informação do nosso roteiro integrado para operadoras e agências do mundo afora. E o melhor foi o que conseguimos realizar neste workshop. Então capacitar essas agências, esses operadores e saber como eles percebem, imaginam e comercializam a rota é importante para nós, do empresariado e do trade turístico, para podermos desenvolver nossos produtos e executar melhor o nosso papel de integração nesse roteiro”, avaliou Matheus.

Para Patrick Araújo, o workshop proporcionou mostrar um pouco mais sobre o potencial da Rota das Emoções. “Minha participação na Rota dos Negócios foi muito produtiva e de grande valia pelo contato direto com operadores que, além de compartilhar o conhecimento da Rota das Emoções, gerou negócios e demanda dos turistas paulistas para nossa região. O Sebrae é um parceiro de primeira ordem e ações como essa são extremamente necessárias para os empreendedores”, avaliou Patrick.

Apresentações e rodadas de negócios integraram a programação da Rota dos Negócios

Empreendedores da Rota das Emoções negociam parcerias com trade paulista.

Na programação do workshop dois empresários de cada um dos três estados mostraram as atrações turísticas de suas respectivas regiões. Em seguida aconteceram as rodadas de negócios com relevantes players do mercado turístico nacional que teve o objetivo de construir juntos os roteiros, circuitos e produtos turísticos para diferentes perfis de turistas e visitantes.

O diretor técnico Mauro Borralho, ressaltou que é um momento importante para a geração de negócios. “Estamos em São Paulo, que tem grandes possibilidades de fluxo turístico e esta é mais uma ação em benefício dos empreendedores que integram a Rota das Emoções”, afirmou Mauro Borralho.

Para Ricardo Nascimento, diretor da Manchester Operadora, a Rota das Emoções já é um destino consagrado, mas que está cada vez mais se estruturando, principalmente sendo um roteiro também para o público acima de 60 anos. “Nós trabalhamos estes destinos há 25 anos, mas não com esta ideia de roteiro integrado e agora a gente percebe que o mercado está aquecido e que a gente precisa apresentar coisas novas e possibilidades novas. Percebemos que o perfil mudou também e a gente sente que agora existe mais estrutura e essas cidades andam se conversando e se qualificando para atender mais esses perfis acima de 60 anos”, avaliou Ricardo.

Também participaram do Sebrae Maranhão, o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Lençóis e Munim, David Amorim, e a coordenadora de Territórios Empreendedores, Flávia Nadler. Do Sebrae Piauí, participou o analista Élcio Nunes.

No workshop Rota dos Negócios, que na abertura contou ainda com a presença do superintendente do Sebrae de São Paulo, Nelson Hervey, a coordenadora regional da Rota das Emoções, Suilany Teixeira, do Sebrae Ceará, fez um histórico da Rota, mostrando os 14 municípios que integram o roteiro nos estados do Maranhão (Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses), Piauí (Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba) e Ceará (Parque Nacional de Jericoacoara).

Diversificação e atrativos da Rota das Emoções sustentam parcerias comerciais.