ASN MA
Compartilhe

Sebrae apresenta oportunidades a empreendedores de Pinheiro (MA) e região

Mais de 200 pessoas participaram do evento que contou com palestras, atendimentos e o lançamento do programa estadual Juro Zero
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

Nos últimos dias 15 e 16 de outubro, a Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro (MA), em parceria com Governo do Estado do Maranhão, realizou o Mutirão Acredita, uma iniciativa voltada para micro e pequenos empreendedores da região. Com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito e promover a educação financeira, o evento contou com palestras, atendimentos personalizados e o lançamento oficial do programa estadual Juro Zero, realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc), com a presença do Secretário de Estado Júnior Marreca.

Com o objetivo de promover a inclusão financeira e fortalecer os pequenos negócios, o Mutirão Acredita vem sendo realizado em diversas cidades do estado. Em Pinheiro, cerca de 200 pessoas passaram dos dois dias de programação, entre empresários, empreendedores iniciantes, agentes de desenvolvimento da região, representantes de entidades parceiras e membros da sociedade civil, de Pinheiro e região.

Empreendedores receberam atendimento personalizado de instituições financeiras e consultores do Sebrae. (Divulgação Sebrae)

“Essa é uma noite de muita importância para os empreendedores obterem mais conhecimento e saberem aproveitar as oportunidades de crédito para melhorar os seus negócios. Isso, com certeza, vai alavancar ainda mais o empreendedorismo”, destacou Gabriel Costa Gomes, agente de desenvolvimento local de Serrano do Maranhão.

A programação – A programação do primeiro dia foi um momento de troca de experiências e muito aprendizado com palestras sobre Crédito Consciente , Gestão Financeira e apresentação da Planejadora Financeira Empresarial, – uma ferramenta oferecida pelo Sebrae, que ajuda empresas a organizar, controlar e projetar suas finanças – seguidas da apresentação de soluções de crédito oferecidas pelas instituições financeiras parceiras. O ponto alto do evento foi o lançamento do programa Juro Zero, iniciativa do Governo do Estado que promete impulsionar o empreendedorismo ao subsidiar os juros de empréstimos contratados por pequenos empreendedores.No segundo dia, os participantes tiveram atendimento especializado com consultores do Sebrae e atendimento personalizado de instituições financeiras, como Banco do Nordeste, Sicoob, Finsol, Banco da Amazônia e Ceap.

Para Rosa Amélia Borges, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro/MA, o Mutirão Acredita é uma iniciativa de desenvolvimento econômico dos pequenos negócios. “O Mutirão Acredita é fundamental para alavancar o comércio local. Neste evento o Sebrae traz orientações, consultorias disponibilizando para o empresário conhecimento, que é fundamental para adquirir o crédito consciente para investir no seu negócio. O sucesso dos negócios locais resulta no aquecimento da economia da região,” destacou a gerente.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pinheiro, Wanderley Pinheiro, reforçou o papel estratégico do evento. “O crédito traz confiança. E quando temos instituições como o Sebrae, a CDL e a Associação Comercial juntas, trabalhando com os bancos e com o governo, temos a certeza de que o desenvolvimento não é só para Pinheiro, mas para toda a região da Baixada,” disse.

Lançamento do Programa Juro Zero

O lançamento oficial do Programa Juro Zero aconteceu durante o primeiro dia de programação do Mutirão Acredita como mais uma solução em crédito disponível para os empreendedores. O programa tem por objetivo estimular o empreendedorismo por meio do crédito subsidiado, no qual o Governo do Estado arca com os juros, permitindo que o beneficiário quite apenas o valor principal financiado em operações de até R$ 22.000,00, contratadas junto às instituições financeiras parceiras do programa.

Empreendedores atentos às orientações sobre gestão financeira e oportunidades de crédito tiram dúvidas durante o evento. (Divulgação Sebrae)

O crédito é destinado à ampliação do empreendimento, compra de equipamentos, formação de capital de giro ou equilíbrio do fluxo de caixa. O programa é voltado para microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empreendimentos chefiados por mulheres, beneficiários de programas de transferência de renda e trabalhadores informais.

Presente na ocasião, o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Júnior Marreca explicou os detalhes do programa.

“O Juro Zero oportuniza os pequenos empreendedores, formais e informais, a terem acesso ao crédito com os juros pagos pelo Governo do Estado. Então você microempreendedor, você MEI, que está na informalidade e precisar de algum tipo de crédito, busque as agências credenciadas, o Banco do Nordeste, o Sicoob, o CEAP, e tenha a oportunidade de ter o seu crédito com esses juros bancados pelo governo do estado”, explicou o secretário.

O momento simbólico da assinatura do primeiro contrato do Juro Zero em Pinheiro ficou por conta da empreendedora Andressa Rayla, que comemorou o benefício. “Estou muito feliz. Com esse crédito, agora posso colocar em prática o plano de abrir minha loja física. Vou expandir meus produtos e investir mais no meu negócio”, contou a empreendedora.

Empreendedores comparecem no segundo dia de Mutirão de Crédito para conhecer propostas dos bancos parceiros em atendimento personalizados. (Divulgação Sebrae)

Impacto e transformação

Para os participantes, o Mutirão Acredita foi uma verdadeira aula de empreendedorismo e planejamento. A empresária Laura Talita Costa, dona de uma hospedaria infantil, destacou a importância do evento. “O crédito consciente é a diferença entre tirar ou não um sonho do papel. O Sebrae foi meu primeiro parceiro e, com essas novas opções de crédito, a gente vê mais possibilidades de crescer com segurança,” disse a empresária.

A empreendedora Sueli de Maria Ramalho Ferreira, que trabalha com salão de beleza e cosméticos, ressalta o impacto do conhecimento adquirido. “Aprendi muita coisa sobre o MEI e sobre crédito que eu não sabia. A gente precisa investir, mas os juros são altos. Com esse programa, temos uma chance real de fazer o negócio crescer”, relaltou Sueli.

Já para a empresária Kassiara Moraes, beneficiada com crédito por meio do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), administrado pelo Sebrae que usa esse fundo como garantia complementar para micro e pequenas empresas acessarem empréstimos e financiamentos em bancos parceiros “O crédito que recebi me ajudou a renovar o estoque e contratar mais gente. Isso muda tudo na vida de quem empreende. Eu sou grata pela confiança e estou cheia de planos para o futuro,” concluiu Kassiara.

  • Empreendedorismo
  • Juro Zero
  • Mutirão Acredita
  • sebraema
  • UN Pinheiro