ASN MA Atualização
Compartilhe

Sebrae alinha parceria Governo do Estado para fortalecer empreendedorismo e qualificação de organizações comunitárias

Dirigentes e técnicos do Sebrae reuniram-se com a secretária Helena Duailibe, para discutir proposta de parceria institucional.
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

A perspectiva de parcerias para dinamizar o atendimento de instituições sociais comunitárias que atuam no Maranhão e empreendedores beneficiados pelo programa Maranhão Solidário foram tema de reunião entre o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo de Sousa, o diretor Técnico da instituição, Mauro Borralho, e a secretária estadual de Políticas para Comunidades, Helena Duailibe.

Acompanhada do secretário Adjunto Fabiano Furtado, do assessor Raimundo Jr e do agente de Mobilização Social Elinaldo Vasconcelos, a secretária trouxe ao Sebrae proposta de parceria técnica visando o fomento do empreendedorismo, além de capacitação técnica e alternativas de microcrédito para empreendedores ligados ao programa Maranhão Solidário e organizações sociais que atuam no estado.

Na ocasião, a secretária apresentou o trabalho empreendido junto às instituições assistidas pelos Programa Maranhão Solidário e Nota Legal, solicitando apoio institucional do Sebrae para fomentar políticas sociais voltadas a essas comunidades, focando áreas como a sustentabilidade econômica, acesso à inovação e tecnologia, associadas a ações direcionadas para assegurar a empregabilidade e de prevenção e combate às drogas, à depressão e doenças mentais, especialmente direcionadas à juventude.

Para o presidente do CDE, Celso Gonçalo, esse primeiro alinhamento abre perspectivas promissoras de uma ação conjunta entre a secretaria e o Sebrae que deve potencializar o empreendedorismo social atuante em territórios localizados na região metropolitana de São Luís.

“Recebemos como um desafio essa demanda e nos colocamos à disposição para identificar mecanismos de atuação que gerem soluções para essas comunidades, especialmente fortalecendo o empreendedorismo, a capacitação e a preparação para o mercado e para a gestão de pequenos negócios em territórios da região metropolitana da nossa capital, contribuindo na execução de políticas sociais importantes para o Maranhão e para as organizações sociais. O Sebrae atua com uma série de soluções que podem ajudar muito no processo de fortalecimento dessas comunidades, tendo como base o empreendedorismo, a autogestão e as vocações produtivas desses grupos”, assinalou o presidente.

Também participaram do encontro, o empresário e vice-presidente executivo da Fiema, Benedito Bezerra Mendes, os analistas técnicos do Sebrae Anderson Lee (área de crédito e serviços financeiros), Tereza Cristina (área de tecnologia e inovação) e Magnólia Ewerton (área de atendimento e relacionamento com o cliente).