ASN MA
Compartilhe

São João dos Patos agora é Cidade Empreendedora

O Município faz parte do III Ciclo do Programa Cidade Empreendedora em uma parceria com o Sebrae Maranhão e Governo do Estado.
Por Cristiane Gonçalves
ASN MA
Compartilhe

A adesão dos municípios ao III Ciclo do Programa Cidade Empreendedora, que está sendo levado a 71 municípios por meio de uma parceria entre o Sebrae e Governo do Maranhão, continua durante o mês de julho. Nesta segunda-feira (03), foi a vez da cidade de São João dos Patos aderir ao programa em uma reunião de alinhamento técnico entre a equipe do Sebrae, secretários e funcionários desta gestão. O encontro aconteceu na sede da prefeitura.

“Nosso encontro foi positivo. O prefeito não pôde comparecer, mas mandou sua representante e todas as secretarias envolvidas com o programa. Repassamos todos os itens que serão realizados nesses 15 meses, pontuando os benefícios e já agendando os primeiros trabalhos. O melhor de tudo, é que tivemos uma ótima aceitação e a equipe está bem entusiasmada. Queremos elevar o nível de empreendedorismo e realizar uma transformação, trazendo um olhar mais voltado ao empresariado local e reverter todas as ações que serão desenvolvidas para gerar emprego e renda”, disse Allan Kennedy, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Presidente Dutra.

As atividades já iniciam nos próximos dias e se estenderão por 15 meses com consultorias e ações personalizadas. Dentro do acordo com o Governo do Estado, o município recebe o pacote com soluções estruturais, onde as consultorias atendem os eixos: atores de desenvolvimento, sala do empreendedor, compras governamentais, desburocratização e empreendedor do futuro.

A proposta do programa é impulsionar a economia, a geração de empregos, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos em São João dos Patos. “Estamos bastante empolgados com a chegada deste programa. Já temos uma parceria com o Sebrae desde o início do ano e o Cidade Empreendedora chegou para consolidar essa união. Não tenho dúvidas que traremos bons frutos e já estamos confiantes em conquistar o prêmio Prefeito Empreendedor”, concluiu a Secretária de Finanças, Maria Creuza Sousa, representante do prefeito Alexandre Magno.

Durante a assinatura da parceria entre o governo do estado e o Sebrae, que aconteceu em São Luís, no dia 20 de junho, o governador Carlos Brandão ressaltou a importância da parceria. “O Cidade Empreendedora é um programa que ajuda os municípios a descobrirem quais são as aptidões das microempresas instaladas e, com a expertise do Sebrae, a gente consegue capacitar esses empreendedores para que possam se desenvolver. As micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos gerados, então, é importante fortalecer esses negócios”, concluiu o governador.

-

-

Cidade Empreendedora

-

Lançado no ano de 2020, o Cidade Empreendedora incentivou o aumento no número de empresas abertas e regularizadas, impulsionando a economia local. No ciclo 2021/2022 foram mais de 31,1 mil novos negócios abertos no Maranhão. Outro destaque do programa foi a redução da burocracia e dos prazos para a abertura de negócios, facilitando o empreendedorismo e incentivando novos empreendimentos.

O secretário de Estado da Indústria e Comércio, Júnior Marreca, disse que a determinação do governador Carlos Brandão é levar as ferramentas de desenvolvimento do empreendedorismo que o Sebrae dispõe para os 217 municípios do Maranhão. “É a Sala do Empreendedor, as capacitações para negócios nas áreas de comércio, indústria, agro e as demais. Todo um conjunto de ações, que através dessa importante parceria, vão fomentar políticas de desenvolvimento para o povo maranhense e contribuir para que em suas próprias cidades, seja possível gerar renda, garantir empregos, fazer a economia circular”, explicou o secretário.

  • cidade empreendedora
  • parceria Governo do Estado
  • Programa Cidade Empreendedora
  • São João dos Patos