ASN MA
Compartilhe

Santa Helena (MA) estreia com sabor e sucesso no 1º Circuito e Festival Gastronômico

Evento é fruto da parceria entre Sebrae, Prefeitura de Santa Helena e Sala do Empreendedor que atraiu grande público e movimentou a economia local
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

Santa Helena viveu, na última semana de novembro, um momento histórico e saboroso. O município maranhense recebeu seu primeiro Circuito e Festival Gastronômico, reunindo 17 empreendimentos entre restaurantes, lanchonetes e docerias em uma ação que uniu capacitação, criatividade, cultura e, claro, boa comida. A iniciativa, idealizada e realizada pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Helena e a Sala do Empreendedor, transformou a cidade em um verdadeiro polo de experiências gastronômicas, levando centenas de pessoas a participarem das ações que resultaram em um movimento econômico, durante todo o circuito e festival, de mais de 110 mil reais.

Público lota a Beira Rio durante o 1º Festival Gastronômico de Santa Helena. (Foto/DIvulgação)

Da capacitação ao prato especial

O Circuito Gastronômico aquece negócios e inspira criatividade. Em Santa Helena os participantes mergulharam em oficinas que foram além da cozinha. Foram dias intensos, onde empresários e equipes receberam capacitações como: Marketing Digital com foco em Redes Sociais e Google Meu Negócio; e Atender e Vender: A Receita para Encantar e Lucrar.

Essa capacitação é realizada de forma personalizada, dentro de cada estabelecimento participante, o que ajuda os empreendedores a ter uma visão melhor do seu negócio, a usar a criatividade a seu favor.

O resultado? Cada estabelecimento criou um prato exclusivo, inspirado na especialidade da casa, com preço acessível para atrair novos clientes e fortalecer o fluxo de caixa. Todos ganharam ainda divulgação, fotos profissionais de seus pratos, presença no Guia Gastronômico Digital, divulgação em carro de som circulando pela cidade, além de Display com QR Code de acesso rápido ao Guia Gastronômico, que além de ficar no estabelecimento foi distribuído em hoteis e pontos estratégicos da cidade, um casamento perfeito que impulsiona o turismo de negócios e eventos na cidade.

“O evento incentiva os empreendedores a investir mais. Mesmo sendo a primeira vez, foi um sucesso absoluto. A população prestigiou e algumas barracas se destacaram. Seria interessante repetir, mensal ou trimestralmente”, avaliou o vice-prefeito de Santa Helena, Jurandir Mendonça.

Grande procura em todas as barracas do evento revelou a qualidade do produto oferecido no festival.

“O circuito seguido do Festival gastronômico em Santa Helena surpreendeu nossas expectativas cumprindo com seu propósito maior, a satisfação dos expositores, que aderiram a essa ação de mercado como também na superação da estimativa de vendas. Podemos afirmar que os estabelecimentos capacitados pelo Sebrae estão preparados para dar continuidade nas próximas edições,” destacou Rosa Amélia Borges, gerente da Unidade de Negócio do Sebrae de Pinheiro.

Festival Gastronômico atrai multidão – Na noite que encerrou a programação, a Beira Rio ganhou cores, aromas e muito movimento. Barracas padronizadas, pratos sendo finalizados ao vivo, música, famílias reunidas e um público de centenas de pessoas, entre locais e turistas, que lotaram o espaço. A cidade abraçou o festival e o festival devolveu em sabor, animação e renda.

Para Ferraz Filho, coordenador da Sala do Empreendedor, o evento fez história.

“Superou todas as expectativas. Começamos com um projeto ousado e vimos a força e criatividade dos nossos empreendedores. Cada dia foi um espetáculo gastronômico. Que seja apenas o começo,” disse Ferraz.

As capacitações e organização do evento foram realizadas pela Gakkai Consultoria, empresa credenciada pelo Sebrae. Para o consultor Diego Alves, o impacto foi imediato.

“Visitamos mais de 30 estabelecimentos e 17 aceitaram o desafio. O circuito coloca Santa Helena no mapa gastronômico do estado. Foi um evento inédito, abraçado pela prefeitura e que superou todas as expectativas. Os empresários já querem o próximo,” festejou Diego.

A voz dos empreendedores: gratidão, emoção e muitas vendas

Entrega da placa de reconhecimento pela participação e desempenho no evento.

Com movimento econômico de mais de 113 mil reais, faturados durante toda a programação, não faltaram elogios. O sucesso pode ser medido não só no faturamento e pela multidão que compareceu, mas pela voz emocionada de quem vive o dia a dia do setor. Marcos Costa, proprietário da Casa do Cheff Restaurante, celebrou o sucesso do evento.

“Estamos com o coração cheio de gratidão. Foi uma experiência fora do normal. O Sebrae nos preparou e incentivou. Todas as barracas estavam lotadas, todos ofereceram produtos de qualidade. O evento foi um sucesso,” comemorou o empreendedor.

Da Açaí Bom Gosto, Cleudileia Leite destacou a união que foi fundamental para que tudo desse certo. “Foi bom demais essa parceria da prefeitura, Sebrae e Sala do Empreendedor. Tivemos todo apoio e incentivo.”

Já Léia Silva, do restaurante Bom Sabor, com 18 anos de experiência em alimentação, emocionou-se ao ver o grande movimento de clientes em busca de seus produtos. O mais vendido da noite em sua barraca foi o risoto de camarão.

“Foi uma semana muito produtiva. O Sebrae nos deu tudo que precisávamos. Fiquei emocionada. O pequeno empreendedor merece esse tipo de oportunidade,” disse Leia.

Durante o encerramento da programação os empresários foram homenageados com placas de reconhecimento pela participação e sucesso no evento.

Mais do que um festival, o Circuito Gastronômico foi uma estratégia de mercado. Uma ação pensada para desenvolver o turismo local, fortalecer a economia e profissionalizar estabelecimentos que, agora, saem com novas competências, produtos aprimorados e visibilidade ampliada.

O Sebrae, ao lado da prefeitura, foi peça-chave nessa engrenagem capacitando, orientando e garantindo que cada participante tivesse condições de transformar oportunidades em lucro. E transformaram.

O Circuito e Festival Gastronômico de Santa Helena deixa como legado uma cidade fortalecida, empreendedores mais preparados e um novo orgulho: o sucesso gastronômico regional.

Clientes exibem com orgulho a placa de reconhecimento e sucesso pela participação no Circuito e Festival Gastronômico de Santa Helena.
  • Empreendedorismo
  • Festival Gastronômico
  • I Circuito Gastronômico
  • Sebrae/MA
  • Turismo