Em cerimônia realizada na capital São Luís, o Sebrae Maranhão premiou 45 Salas do Empreendedor que se destacaram no atendimento no ciclo 2023. Dentre as premiadas estão as salas dos municípios de Grajaú e Barra do Corda, na região centro sul do estado. O Selo Sebrae de Referência em Atendimento avalia a qualidade dos serviços prestados e reconhece as Salas que tiverem melhor desempenho.
As Salas do Empreendedor são locais de atendimento das Prefeituras para facilitar os processos de abertura de empresas, regularização e baixa, assim como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).
Revitalizada em 2023, com nova sede e estrutura, a Sala do Empreendedor de Barra do Corda recebeu o Selo Ouro. No ano passado, foram 1.118 atendimentos realizados. Ana Cássia, coordenadora da Sala do Empreendedor de Barra do Corda, ressalta que esse resultado é um reconhecimento da confiança dos empreendedores. O diferencial da sala é o treinamento constante com a equipe de Atendimento, com intuito de sempre nos atualizar e inovar”, destaca.
Agraciada pelo selo Prata, a Sala do Empreendedor de Grajaú realizou em 2023 quase 1.400 atendimentos. De acordo com a coordenadora, Lucia Gomes, esse trabalho deve-se ao incentivo do governo local e da assistência do Sebrae. “Não é só uma premiação, é um incentivo pra gente melhorar a qualidade do nosso atendimento, melhorar a infraestrutura dos nossos espaços, do espaço onde a gente atende nossos empreendedores”, afirma.
Das 157 Salas ativas no Maranhão em 2023, 112 fizeram inscrição para concorrer nesta edição da premiação, quase o dobro do número de inscritas no ciclo 2022, com 65. Houve ainda aumento de mais de 100% no número de premiados em relação à edição anterior, que teve 22 reconhecidas.
“A disseminação dos resultados obtidos pelas Salas do Empreendedor ganhadoras do selo nas edições anteriores acabou estimulando novas adesões no ciclo 2023. Além disso, também passamos a atuar em mais localidades no ano passado por meio das Salas, quantitativo esse que segue crescendo”, comenta Marina Lavareda, gerente da Unidade de Atendimento do Sebrae no Maranhão.
Vencedores
As Salas de Anapurus, Chapadinha, Mirinzal, Presidente Vargas, Santa Luzia do Paruá e São Bento foram premiadas na categoria bronze. Na prata, receberam o selo Barreirinhas, Cajapió, Grajaú, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Porto Franco, Timon, Trizidela do Vale e Tuntum. Levaram ouro as Salas de Barra do Corda, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Codó, Estreito, Governador Nunes Freire, Guimarães, Humberto de Campos, Lima Campos, Matinha, Nina Rodrigues, Parnarama, Pastos Bons, Pedreiras, Pinheiro, Rosário, Santa Helena, Santana do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bernardo, São Domingos do Maranhão, São José de Ribamar, São Luís — Anjo da Guarda, São Luís — Cohab, São Pedro da Água Branca, Sucupira do Norte, Turilândia, Urbano Santos, Vargem Grande e Viana. Ficaram entre as top 3 as Salas de Governador Nunes Freire, Guimarães e Parnarama.
ConectaCom
A solenidade de entrega do selo ocorreu durante o ConectaCom, I Convenção da Rede de Atendimento do Sebrae e Parceiros. O evento reuniu colaboradores do Sebrae, agentes, consultores, atendentes das Salas do Empreendedor e parceiros de todo o estado. O intuito é ampliar a percepção de valor dos serviços oferecidos aos empreendedores pela instituição, direta ou indiretamente, frisa o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo.
“O Sebrae Maranhão está muito feliz em poder reunir toda a nossa rede de atendimento, interna e externa, e os nossos parceiros para levar conhecimento e gerar mais integração. Todos são essenciais para alcançarmos o nosso propósito de transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável do nosso estado. Temos feito muito, mas sabemos que ainda podemos melhorar. Por isso, de olho no que há de mais atual, o foco desse encontro será aprender sobre a experiência do cliente 360°”, ressalta o dirigente.
Além da solenidade de entrega do Selo Sebrae de Referência em Atendimento, o evento traz programação técnica abordando as temáticas Mindset de Crescimento, Cliente no Centro, Inteligência Artificial e Cultura de Dados.