Empreendedorismo, Atores de Desenvolvimento, Compras Governamentais, Desburocratização e Empreendedor do Futuro serão os eixos trabalhados nos próximos 15 meses, em Paraibano, por meio de uma parceria entre o Sebrae, Governo do Maranhão e a Prefeitura. As ações fazem parte do III Ciclo do Programa Cidade Empreendedora, que se inicia ainda este mês e terá consultorias e uma série de outras atividades com foco no fomento ao empreendedorismo no município.
“Nossas expectativas são as melhores possíveis. Nos reunimos com a equipe do Sebrae para conhecer melhor as ações que serão desenvolvidas aqui e acredito que chegaram em um momento bem oportuno. Nosso objetivo agora é transformar o empreendedorismo local”, disse a prefeita de Paraibano, Vanessa Furtado.
Para o governador Carlos Brandão essa é uma estratégia para alavancar o empreendedorismo em todo o Estado. “O Cidade Empreendedora é um programa que ajuda os municípios a descobrirem quais são as aptidões das microempresas instaladas e, com a expertise do Sebrae, a gente consegue capacitar esses empreendedores para que possam se desenvolver. As micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos gerados, então, é importante fortalecer esses negócios”, concluiu o governador.
Nesta parceria com o governo do Estado, o III Ciclo do programa vai atender 71 municípios.
Em Paraibano, a prefeita Vanessa Furtado recebeu o gerente da Unidade de Negócios em Presidente Dutra, Allan Kennedy, que estava acompanhado da equipe técnica, para conhecer mais sobre as atividades. A reunião aconteceu dia 4 de julho, na prefeitura, com a presença de todos os secretários municipais.
Allan Kennedy afirmou que o programa vai render bons frutos aos empreendedores do município. “A Sala do Empreendedor de Paraibano já tem um bom desempenho e as ações que serão desenvolvidas darão um acompanhamento muito mais personalizado”, explicou o gerente.
Cidade Empreendedora
Lançado no ano de 2020, o Cidade Empreendedora incentivou o aumento no número de empresas abertas e regularizadas, impulsionando a economia local. No ciclo 2021/2022 foram mais de 31,1 mil novos negócios abertos no Maranhão. Outro destaque do programa foi a redução da burocracia e dos prazos para a abertura de negócios, facilitando o empreendedorismo e incentivando novos empreendimentos.
O secretário de Estado da Indústria e Comércio, Júnior Marreca, disse que a determinação do governador Carlos Brandão é levar as ferramentas de desenvolvimento do empreendedorismo que o Sebrae dispõe para os 217 municípios do Maranhão. “É a Sala do Empreendedor, as capacitações para negócios nas áreas de comércio, indústria, agro e as demais. Todo um conjunto de ações que, através dessa importante parceria, vão fomentar políticas de desenvolvimento para o povo maranhense e contribuir para que em suas próprias cidades seja possível gerar renda, garantir empregos, fazer a economia circular”, explicou o secretário.