ASN MA Atualização
Compartilhe

Programa Cidade Empreendedora será implantado em Capinzal do Norte

O município faz parte do grupo de 71 cidades maranhenses beneficiadas pela parceria entre Sebrae e Governo do Estado do Maranhão.
Por Cristiane Gonçalves
ASN MA Atualização
Compartilhe

Agora foi a vez de Capinzal do Norte aderir ao III Ciclo do Programa Cidade Empreendedora, que está sendo desenvolvido por meio da parceria entre o Sebrae e Governo do Estado Maranhão. Durante o encontro de alinhamento, no último dia 7 de julho, a equipe do prefeito André Portela tirou dúvidas e já agendou as primeiras consultorias para implantação do programa.

“A Sala do Empreendedor de Capinzal do Norte tem um trabalho bem atuante. Os agentes já desenvolvem um bom trabalho e essa parceria veio somar o que já estamos fazendo. Ainda esse mês, iremos iniciar as consultorias com foco nos eixos desburocratização e empreendedor do futuro. Os secretários já abraçaram essa ideia e tenho certeza que teremos bons resultados ao final dos 15 meses de desenvolvimento do programa no Município”, explicou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Presidente Dutra, Allan Kennedy Silva.

Reunião de alinhamento das ações que serão executadas por meio do Programa Cidade Empreendedora

-

INÍCIO

A partir de agora o Sebrae inicia as consultorias e ações personalizadas para impulsionar a economia, a geração de empregos, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida com o propósito de transformar Capinzal do Norte em um lugar melhor para empreender. Serão 15 meses de acompanhamento técnico com visitas mensais em uma programação extensa que promete tornar a cidade mais promissora ao empreendedorismo.

O acordo com o Governo do Estado presenteia o município com o pacote básico, onde as consultorias atendem os eixos: atores de desenvolvimento, sala do empreendedor, compras governamentais, desburocratização e empreendedor do futuro.

O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, disse que a determinação do governador Carlos Brandão é levar as ferramentas de desenvolvimento do empreendedorismo que o Sebrae dispõe para os 217 municípios do Maranhão.

“É a Sala do Empreendedor, as capacitações para negócios nas áreas de comércio, indústria, agro e as demais. Todo um conjunto de ações, que através dessa importante parceria, vão fomentar políticas de desenvolvimento para o povo maranhense e contribuir para que em suas próprias cidades, seja possível gerar renda, garantir empregos, fazer a economia circular”, explicou o secretário

CIDADE EMPREENDEDORA

Lançado no ano de 2020, o Cidade Empreendedora incentivou o aumento no número de empresas abertas e regularizadas, impulsionando a economia local. No ciclo 2021/2022 foram mais de 31,1 mil novos negócios abertos no Maranhão.

Outro destaque do programa foi a redução da burocracia e dos prazos para a abertura de negócios, facilitando o empreendedorismo e incentivando novos empreendimentos.

Neste ano, durante a assinatura da parceria entre o governo do estado e o Sebrae, que aconteceu em São Luís, no dia 20 de junho, o governador Carlos Brandão ressaltou a importância da parceria.

“O Cidade Empreendedora é um programa que ajuda os municípios a descobrirem quais são as aptidões das microempresas instaladas e, com a expertise do Sebrae, a gente consegue capacitar esses empreendedores para que possam se desenvolver. As micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos gerados, então, é importante fortalecer esses negócios”, concluiu o governador.

  • cidade empreendedora
  • parceria Governo do Estado
  • Programa Cidade Empreendedora