ASN MA Atualização
Compartilhe

Nina Rodrigues (MA) e Vargem Grande (MA) promovem valorização histórica, literária e religiosa na Semana da Balaiada

Lançamento da obra do Museu da Balaiada e atividades voltadas para patrimônio cultural fizeram parte da Rota dos Balaios.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM Sebrae
ASN MA Atualização
Compartilhe

O segundo dia da Rota dos Balaios, realizado nesta sexta-feira (12), destacou dois importantes momentos nos municípios de Nina Rodrigues e Vargem Grande, reforçando a identidade histórica e cultural do Baixo Parnaíba.

Pela manhã, em Nina Rodrigues, foi realizado o lançamento da obra do Museu da Balaiada, acompanhado de visita técnica ao prédio histórico que receberá o equipamento cultural. O ato representou um avanço significativo para a implantação do museu, que tem como propósito fortalecer o resgate da memória da Revolta da Balaiada e consolidar o município como referência histórica no Estado.

“A parceria entre gestão municipal e Sebrae tem contribuído para grandes avanços em nossa cidade. O projeto do Museu da Balaiada é um exemplo, uma ação que propõe o resgate da história para transformar isso em potencial turístico”, frisou o prefeito de Nina Rodrigues, Jones Braga.

Em cerimônia, Anapurus lança obra do Museu da Balaiada

A visita ao futuro espaço reuniu autoridades, pesquisadores, agentes culturais, empreendedores e moradores. Durante o percurso, foram apresentados os objetivos, as etapas da obra e a proposta curatorial que orientará a criação do museu — concebido para preservar e difundir acervos, narrativas e registros de um dos movimentos de resistência mais importantes do Brasil no século XIX.

A iniciativa integra o projeto “Rota dos Balaios: História, Cultura, Religiosidade e Esporte Impulsionando o Turismo no Baixo Parnaíba”, parte da programação estruturante da Semana da Balaiada, que reúne ações voltadas ao turismo, cultura, educação, igualdade racial e sustentabilidade socioambiental.

“A Balaiada marcou a história não só dessa região, mas de todo o estado e do país. Para o Sebrae é um prazer promover ações na Semana Balaiada, podendo contribuir para que essa história continue viva”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Maranhão, Celso Gonçalo.

Local vai preservar e difundir acervos, narrativas e registros da guerra

A passagem por Nina Rodrigues foi encerrada com visita ao portal do município, marco simbólico da identidade local e ponto de conexão com a rota histórica da Balaiada.

Patrimônio literário, musical e religioso

Apresentação de livro sobre Vargem Grande também fez parte da programação da Rota

Em Vargem Grande, a caravana iniciou a agenda no Farol da Educação, onde os visitantes conheceram a obra “Nem te conto – História de Vargem Grande”, apresentada pelo autor professor Clécio Coelho. A atividade ressaltou a força da literatura como ferramenta de valorização da memória local. O momento contou ainda com uma apresentação musical da canção “Balaiada”, de Dico Barroso, interpretada por Brígida Viana, emocionando o público e reforçando o laço artístico com o tema da Balaiada.

“Estou feliz em apresentar o livro e falar sobre a importância da Balaiada não só pra Vargem Grande, mas pra região. Mais que trazer informações, essa obra traz uma reflexão sobre a revolta, como ela foi e continua sendo importante para o desenvolvimento do Baixo Parnaíba”, destacou o professor Clécio Coelho.

Autor da obra compartilhou sobre a história de cidade e sua relação com a Balaiada

A programação seguiu para o Santuário de São Sebastião, onde o padre Antônio Neves apresentou a história do Festejo de São Raimundo Nonato dos Mulundus, reconhecido como uma das maiores manifestações religiosas do Maranhão. A fala destacou a importância da devoção popular e seu papel na formação cultural do território.

Grupo visitou a Catedral de São Sebastião

Após as atividades em Vargem Grande, o grupo seguiu para Chapadinha, onde prestigiaram a Feira Literária de Chapadinha, um evento marcado por noite de autógrafos e exposições literárias. “A Semana da Balaiada promove a valorização da história, das tradições culturais e religiosas, como grande potencializador do turismo, uma cadeia tão importante para o desenvolvimento de toda a região”, finalizou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal.

Feira foi marcada por exposições literárias
  • Nina Rodrigues
  • Rota dos Balaios
  • Sebrae Chapadinha
  • Semana da Balaiada
  • Turismo Religioso
  • Vargem Grande