Produtores do Assentamento Vida Nova, na Estrada da Batavo (em Riachão) participaram do curso Negócio Certo Rural. O curso foi iniciado em outubro e encerrou no último sábado (9), com a entrega dos certificados.
O objetivo do curso é promover a gestão da propriedade rural e o empreendedorismo do produtor e da sua família. Gabriela Ferreira dos Reis conta que a família trabalha com horticultura, plantam alface, cheiro verde e pepino, principalmente. Então, ela buscou o curso para conseguir melhorar a produção que já é realizada na propriedade.
“O curso veio na hora certa, veio para abrir a mente pra gente. A nossa horta é bem pequena e o curso vai abrir a mente da gente, pensar em novas culturas pra gente estar implementando lá. O plano de negócio foi bem importante pra gente conhecer a nossa propriedade também, ver o que que estava faltando, ver as oportunidades que tem pra gente também, foi muito bom”, afirma Gabriela
A formação contempla a gestão integral da propriedade. Durante o curso os produtores realizam um diagnóstico da propriedade por meio do qual é verificado o que já é produzido, a estrutura existente e novas possibilidades para implementação de novos cultivos ou criações.
O caso de Mozolene Tavares é um exemplo de como esse planejamento é importante para o desenvolvimento do negócio. Ele já tem uma criação de gado, porém não sabia bem definir em que tipo ela investiria. “Por meio do curso entendi que deveria investir no que eu mais gosto e focar em uma possibilidade. Então, quero trabalhar com criação de matrizes e a venda dos bezerros. Então o curso foi muito bom. Um ótimo aprendizado para mim” conta o produtor.
Após o diagnóstico acompanhando do consultor é realizado o planejamento do negócio. Ao longo da formação também são trabalhadas noções de administração dos recursos financeiros e definição de metas e previsão dos resultados. Ao final os alunos chegam com um plano de negócio pronto para ser aplicado.
O presidente da associação do Assentamento Nova Vida destaca que esse tipo de ação permite uma maior profissionalização dos produtores, já que muitos que sabem vem da tradição. Todo implemento a esse conhecimento garante mais possibilidade competitividade no mercado.
“Esse curso é um marco para nossa comunidade, ele só vem trazer mais força e a qualificação de nossas pessoas aqui. E para falar a verdade, é uma porta aberta no mercado de trabalho. Isso é muito importante para nós, porque, vocês sabem, somos pequenos empreendedores e a gente tem dificuldade de conhecimento. E esse curso veio trazer esse conhecimento na hora certa”.
Continuidade
Durante o evento foram apresentadas outras soluções oferecidas pelo Sebrae que podem contribuir com a continuidade do desenvolvimento dos negócios desses produtores. “Encerramos aqui mais um ciclo de ações. A comunidade Vila Nova recebeu essa turma do curso Negócio Certo Rural. Mas também apresentamos outras soluções como o ALI Rural e apresentamos também o projeto ‘Produzindo e Empreendendo’ que inicia no próximo ano e pode dar continuidade ao trabalho realizado esse ano”, destaca a analista do Sebrae, Sandra Barcelos.