Um importante passo para o desenvolvimento econômico do município de Raposa, localizado na região Metropolitana de São Luís, foi dado no último dia 25, com a adesão do município ao Ciclo III do programa Cidade Empreendedora. A assinatura do termo de adesão ao novo ciclo ocorreu durante o workshop “A Importância da Participação das Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais dos Municípios do Estado do Maranhão”, realizado pelo Governo do Estado no Palácio Henrique De La Roque.
A adesão da Raposa ao Cidade Empreendedora representa um passo significativo para o município. Neste terceiro ciclo, Raposa poderá contar com o apoio do Sebrae, do Governo e de uma série de parceiros para implementar ações focadas no crescimento dos empreendimentos locais, ambiente favorável para o empreendedor e na geração de empregos na região.
O prefeito de Raposa, Eudes Barros, acompanhado de seu secretariado, participou do evento e destacou a importância de parcerias que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da cidade. “A assinatura do termo de adesão representa um compromisso firme com o empreendedorismo e o fortalecimento da economia loca”, frisou o prefeito. “Com a adesão ao programa Cidade Empreendedora, Raposa se posiciona como um município comprometido em criar um ambiente favorável aos negócios, impulsionando o desenvolvimento local por meio do turismo, da pesca e da agricultura. Tenho certeza que juntos, Governo, Prefeitura de Raposa e Sebrae irão proporcionar mais oportunidades para os nossos empreendedores”, ressaltou o prefeito.
O programa Cidade Empreendedora tem se destacado por promover ações que impulsionam o empreendedorismo e induzem à construção de cidades mais prósperas e competitivas no cenário econômico atual. A adesão de Raposa fortalece a rede de municípios engajados em desenvolver uma economia mais dinâmica e inclusiva, priorizando os pequenos negócios como motores de crescimento e inovação.
No Ciclo II, em parceria com o Governo do Estado, 53 cidades foram impactadas com ações em cinco eixos básicos – Compras Governamentais, Sala do Empreendedor, Atores do Desenvolvimento, Desburocratização e Empreendedor do Futuro. Agora, no Ciclo III mais 71 municípios maranhenses terão a oportunidade de receber orientações, assessoramento técnico e articulação para geração de políticas públicas estaduais voltadas ao desenvolvimento econômico. Neste terceiro ciclo, o Cidade Empreendedora traz a novidade de abordagem dos eixos por grupos de soluções temáticas, onde o município pode selecionar, de acordo com suas vocações, seu perfil econômico, seu porte ou suas próprias demandas e necessidades.
Preparação – Organizado pelo Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Maranhão (Fopema) e promovido pela Secretaria de Indústria e Comércio do Estado do Maranhão (SEINC), em parceria com o Sebrae, o workshop que discutiu o panorama das compras públicas no estado trouxe para a agenda dos pequenos negócios a necessidade de preparação para aproveitamento de oportunidades geradas pela maior participação nas compras do setor público.
Nessa perspectiva, o workshop viabilizou uma série de capacitações e reuniu autoridades, representantes do setor empresarial, empresários e membros da comunidade para discutir estratégias de incentivo e apoio à participação das micro e pequenas empresas nas compras oriundas dos governos municipal e estadual.
Durante o workshop, foi enfatizada a importância de fortalecimento da economia local por meio do incentivo à participação dos pequenos negócios nas compras governamentais, tendo como base o que está definido na Lei Geral das MPE’s. No evento, foram abordados também aspectos contemplados na nova Lei de Licitação (Lei 14.133/2021). O workshop foi marco da apresentação do portal de Compras do Maranhão. O diretor superintendente do Sebrae, Albertino Leal, esteve presente e reforçou o compromisso da instituição em apoiar iniciativas que impulsionem o empreendedorismo e fortaleçam os pequenos negócios, “É muito relevante para as micro e pequenas empresas poderem fornecer para o poder público. Aqui no nosso estado, essa estratégia é de uma relevância maior ainda. Por isso, municípios e governo do estado imbuídos desse propósito estão facilitando, simplificando e buscando desburocratizar esse processo, que o Sebrae está ajudando a construir”, ressaltou.
Cidade Empreendedora
Por meio da parceria entre o governo do Estado e o Sebrae, o programa Cidade Empreendedora se constitui em uma estratégia de acesso a soluções de desenvolvimento bastante amplas. “Esta é uma parceria importante e estratégica para o Maranhão, pois o Cidade Empreendedora é um programa que ajuda os municípios a descobrirem suas próprias vocações e as aptidões das microempresas instaladas e, com a expertise do Sebrae, a gente consegue capacitar esses empreendedores para que possam se desenvolver e gerar dinamismo na economia. As micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos gerados, então, é importante fortalecer esses negócios”, destacou o governador Carlos Brandão no anúncio do terceiro ciclo do programa.
“A determinação do governador é levar as ferramentas de desenvolvimento do empreendedorismo que o Sebrae dispõe para os 217 municípios do Maranhão. É a Sala do Empreendedor, são capacitações para negócios nas áreas de comércio, indústria, agro e nos demais segmentos da economia; todo um conjunto de ações, que através dessa importante parceria, vão fomentar políticas de desenvolvimento para o povo maranhense e contribuir para que, em suas próprias cidades, seja possível gerar renda, garantir empregos, fazer a economia circular”, pontuou o secretário de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, saudando a adesão do município de Raposa ao programa.