O universo do empreendedorismo é cheio de desafios e oportunidades. Mas para as mulheres que enfrentam a maternidade ao mesmo tempo em que buscam sucesso nos negócios, esses desafios se tornam ainda mais intensos. Para muitas mães empreendedoras, encontrar equilíbrio entre as responsabilidades do trabalho, da casa e da criação dos filhos é uma tarefa que exige persistência, inovação e muito amor.
“Conciliar as diversas atividades que desempenhamos é muito difícil e exige muito de nós mães. Às vezes a gente não dá conta, e está tudo bem, mas a gente persiste, adaptando a nossa rotina, o importante é continuar”, diz Nilci Soares, empreendedora da NS Crochê, de Pinheiro.
Aos 20 anos, Nilci Soares viu sua vida mudar com a chegada da maternidade. Como tantas outras mulheres, ela se deparou com uma pergunta preocupante: com quem deixar o filho pequeno enquanto trabalha? A resposta não veio pronta, mas surgiu entre linhas e pontos, numa agulha de crochê emprestada pela cunhada. De forma intuitiva, a empreendedora deu os primeiros passos como artesã.
“Eu comecei a empreender para que eu pudesse acompanhar o momento de crescimento e desenvolvimento do meu filho. Então, quando eu comecei a fazer os tapetes de crochê, eu já comecei decidida a fazer as peças para vender. Eu queria empreender, mas empreender em casa, perto do meu filho”, conta a empreendedora.

Para se manter competitiva, a empreendedora aposta na inovação, produzindo tapetes, passadeiras e jogos americanos com acabamentos cada vez mais elaborados, acompanhando tendências, ouvindo os clientes e investindo em qualidade. “O crochê é uma arte viva. Sempre tem algo novo para aprender, criar e oferecer, e existem professores maravilhosos que sempre nos ensinam a criar algo novo para nossos clientes”, explica Nilci.
A empreendedora conta que participar de cursos e oficinas do Sebrae ajudaram a melhorar a sua visão empreendedora: “eu já participei de cursos do Sebrae e sempre estou disposta a participar porque desde que eu entrei no Sebrae as portas começaram a se abrir. Minha visão empreendedora mudou, passei a ver o meu negócio diferente e a entender o mercado”, afirma a empreendedora”.
Legado e propósito – Natural de Santa Inês, Luanna Bezerra, filha de um comerciante e de uma empresária do ramo fitness, entendeu desde cedo que o trabalho é uma ferramenta poderosa de transformação. Em 2014, quando sua mãe adoeceu, Luana precisou assumir a gestão da academia familiar, aprendendo na prática os desafios de empreender. Em 2019, Luanna iniciou o curso de Direito, e, aos poucos, devolveu a gestão da empresa para a mãe. Mas a grande reviravolta veio em 2024, no último ano de sua graduação, quando descobriu que estava grávida do pequeno Bernardo.

Mãe em tempo integral, profissional em ascensão e Diretora de Capacitação do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial de Santa Inês, hoje ela se divide entre fraldas, peças jurídicas e eventos de capacitação.
“Não existe equilíbrio perfeito, existe prioridade e estratégia. Muitas vezes, trabalho de madrugada, enquanto o Bernardo dorme. É cansativo? Sim. Mas eu tenho um propósito que me move, eu sempre quis construir uma carreira de sucesso, capaz de transformar vidas através da advocacia e deixar um legado de impacto. A maternidade não mudou isso, só intensificou. O Bernardo não é o motivo do meu propósito, mas é o combustível que me impulsiona ainda mais”, explica a empreendedora.

Além da atuação profissional, Luanna mantém uma relação próxima com o Sebrae. Já participou da formação para Agentes de Orientação Empresarial, fez o Empretec, consultorias, oficinas, eventos e diversos cursos ao longo da sua jornada. “O que mais admiro no Sebrae é que tudo que ensinam é aplicável. São orientações práticas, que realmente funcionam no dia a dia. Sem falar no networking, que abre portas e firma excelentes parcerias”, destaca Luanna.
A Gerente Regional do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia, aponta que o Sebrae é o apoio primordial para as mães que desejam empreender. “Ser mãe empreendedora requer organização e preparação com qualificação para superar a desafiadora jornada da maternidade com a gestão do negócio próprio. O Sebrae dispõe de ferramentas para auxiliar as empreendedoras desde a elaboração do plano de negócio e acesso ao mercado, como também apresenta estratégias de inovação. A mãe empreendedora não está só, ela pode contar com o Sebrae”, finaliza a gerente.