ASN MA
Compartilhe

Iniciativa em Turismo de Base Comunitária em Barreirinhas é premiado em feira internacional de Gramado

Apoiado pelo Sebrae Maranhão, povoado Bar da Hora é exemplo do turismo de experiência de base comunitária
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA
Compartilhe

Apoiado pelo Sebrae Maranhão, o Povoado Bar da Hora, localizado no município de Barreirinhas, foi uma das iniciativas em turismo de base comunitária reconhecidas na 12ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, na categoria Experiência/Produto. A premiação ocorreu no último dia 9, durante a Feira Internacional de Turismo de Gramado – Festuris, no Buona Vitta Resort, e reuniu diversas iniciativas que se destacam pela promoção de práticas inovadoras e sustentáveis no turismo.

O prêmio foi recebido pelos representantes da Associação de Moradores e Pescadores do povoado, incluindo Renato Amorim, Jamerson Lindoso, e a presidente Neuza Pires. A comunidade que é atendida pela consultoria Sebrae da Rede de Agentes de Roteiros Turísticos, reconhece a conquista como o sucesso dos esforços do povoado em desenvolver um modelo de turismo comunitário e sustentável. Esse modelo não só valoriza a cultura local e preserva o meio ambiente, como também distribui de forma justa os benefícios econômicos entre todos os moradores.

Para representantes da comunidade Bar da Hora, premiação reconhece seu trabalho como guardiões do meio ambiente

“Esse prêmio é de todos nós”- Neuza Pires, presidente da Associação de Moradores e Pescadores do Povoado Bar da Hora, destacou a felicidade e o orgulho de toda a comunidade pela premiação: “A nossa experiência foi incrível. Nunca imaginei que chegaríamos tão longe. Esse prêmio é uma conquista de todos, de cada colaborador que contribuiu, especialmente durante os momentos difíceis da pandemia. Vamos fazer com que o troféu circule na comunidade como símbolo do nosso esforço e resiliência,” ressaltou Neuza.

Ela também expressou gratidão ao Sebrae Maranhão e ao Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras, parceiros fundamentais no desenvolvimento do projeto. “Temos muita gratidão pelo Sebrae, nosso parceiro, parceiraço mesmo. A gente tem um carinho muito especial por esse pessoal, por essa equipe maravilhosa que tem ajudado nossa comunidade. Espero que esse prêmio abra portas para a gente, que a gente consiga fazer o que planeja na nossa comunidade, porque a gente quer fazer muito mais,”, ressaltou a presidente da associação.

Turismo de base comunitária – Jamerson Lindoso, permacultor e membro da associação, destacou o papel essencial dos pescadores e pescadoras artesanais na preservação do ambiente local, que também é fonte de sustento para a comunidade. “O nosso turismo é feito pelos próprios moradores, que são, em sua maioria, pescadores artesanais. Esse tipo de pesca é tradicional e sustentável. O pescador aqui é um guardião natural do meio ambiente, pois a sobrevivência dele depende disso”, explicou Jamerson.

Ele destacou ainda que a conquista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade valida o trabalho realizado e demonstra que a comunidade está “no caminho certo” ao alinhar seus objetivos com as práticas de turismo sustentável.

Espaço Arena de Experiências recebeu apresentações de iniciativas de turismo sustentável maranhenses

Apoio do Sebrae MA – Para gestora do Projeto Rota das Emoções no Sebrae Maranhão, Jeane Soeiro, a iniciativa no Povoado Bar da Hora é um exemplo do turismo responsável, com atividades que incluem a instalação de um biodigestor e a criação de roteiros turísticos baseados na sustentabilidade e na valorização da cultura local. “Esse modelo gera benefícios para todos os moradores e distribui os ganhos econômicos de maneira justa. É um turismo feito pela e para a comunidade,” destacou Jeane.

“O Sebrae Maranhão continua atuando junto a essas iniciativas, visando sempre fortalecer o turismo de base comunitária, garantindo que o desenvolvimento econômico seja alcançado com responsabilidade social e ambiental. Uma conquista como a do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade abre novas perspectivas para a comunidade Bar da Hora, dando força ao compromisso em ser um exemplo de turismo responsável, que tem como pilares a preservação do meio ambiente e a valorização das tradições locais”, concluiu a gestora.

Experiências Inspiradoras – Além do reconhecimento à comunidade Bar da Hora, em Barreirinhas, a Festuris reuniu outras iniciativas de turismo de experiência maranhenses, como o Passeio Ilhas do Delta, da Baluarte Pousada e Ecoturismo, apresentado por Renata Araújo; o jantar nos Lençóis e o passeio Vivências do Maranhão, pelo Rio Preguiças, que finaliza no povoado Bar da Hora, promovidos pela Caetés Expedições; e o surf na Pororoca em Arari, apresentado por Luís Maracá, da Maracá Adventure Viagens e Turismo.

Estes projetos foram apresentados no espaço Arena de Experiências, ambiente do Sebrae Nacional em feiras de negócios por todo o país, onde os trabalhos apoiados pelo o programa Rede de Agentes de Roteiros Turísticos puderam ser expostos.

  • 12ª Festuris
  • Povoado Bar da Hora
  • Prêmio Braztoa
  • Turismo de Base Comunitária
  • Turismo Sustentável