ASN MA Atualização
Compartilhe

Governador Eugênio Barros participará do Programa Cidade Empreendedora

Parceria entre Sebrae e Governo do Estado do Maranhão, contempla o município com ações de fomento ao empreendedorismo nos próximos 15 meses.
Por Cristiane Gonçalves
ASN MA Atualização
Compartilhe

O III Ciclo do Programa Cidade Empreendedora atenderá 71 municípios maranhenses, por meio de parceria entre o Sebrae e Governo do Estado do Maranhão. Entre as cidades selecionadas está Governador Eugênio Barros, localizada a 370 quilômetros da capital, que durante 15 meses receberá ações de acompanhamento técnico em visitas mensais, que tem por objetivo alavancar o empreendedorismo no município.

O prefeito Chiquinho do Banco recebeu a equipe técnica do Sebrae Maranhão, no último dia 05, em seu gabinete, para conhecer mais sobre o programa. Secretários, vereadores e funcionários também estiveram presentes no encontro. “Não tenho dúvidas que esse programa irá contribuir com o crescimento da nossa cidade. Nossos secretários saíram do encontro bem animados e tenho certeza que ao final dos 15 meses já veremos grandes mudanças”, disse o prefeito.

O acordo com o Governo do Estado presenteia o município com o pacote básico, onde as consultorias atendem os eixos: atores de desenvolvimento, sala do empreendedor, compras governamentais, desburocratização e empreendedor do futuro.

APTIDÕES

Para o governador Carlos Brandão, a parceria irá impulsionar a economia maranhense. “O Cidade Empreendedora é um programa que ajuda os municípios a descobrirem quais são as aptidões das microempresas instaladas e, com a expertise do Sebrae, a gente consegue capacitar esses empreendedores para que possam se desenvolver. As micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos gerados, então, é importante fortalecer esses negócios”, pontuou o governador.

Nos próximos dias, o programa inicia com consultorias e ações personalizadas para impulsionar a economia, a geração de empregos, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dentro do município.

O Sebrae já vem atuando no município em ações através da Sala do Empreendedor. “A partir de agora nosso vínculo com Governador Eugênio Barros ficará mais fortalecido. Os trabalhos que já havíamos programado serão somados aos do programa e certamente os munícipes sentirão uma melhoria na economia local. Nossa reunião foi bem legal, equipe bem entusiasmada e pronta para iniciarmos um ótimo trabalho”, concluiu o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Presidente Dutra, Allan Kennedy Silva.

Lançado no ano de 2020, o Cidade Empreendedora incentivou o aumento no número de empresas abertas e regularizadas, impulsionando a economia local. No ciclo 2021/2022 foram mais de 31,1 mil novos negócios abertos no Maranhão. Outro destaque do programa foi a redução da burocracia e dos prazos para a abertura de negócios, facilitando o empreendedorismo e incentivando novos empreendimentos.

O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, disse que a determinação do governador Carlos Brandão é levar as ferramentas de desenvolvimento do empreendedorismo que o Sebrae dispõe para os 217 municípios do Maranhão.

“É a Sala do Empreendedor, as capacitações para negócios nas áreas de comércio, indústria, agro e as demais. Todo um conjunto de ações, que através dessa importante parceria, vão fomentar políticas de desenvolvimento para o povo maranhense e contribuir para que em suas próprias cidades, seja possível gerar renda, garantir empregos, fazer a economia circular”, explicou o secretário.

  • cidade empreendedora
  • parceria Governo do Estado
  • Programa Cidade Empreendedora