ASN MA Atualização
Compartilhe

Gonçalves Dias faz parte do Programa Cidade Empreendedora

Parceria entre Sebrae e Governo do Maranhão inicia atividades no III ciclo do Programa Cidade Empreendedora no município.
Por Cristiane Gonçalves
ASN MA Atualização
Compartilhe

Terá início nos próximos dias a execução do III Ciclo do Programa Cidade Empreendedora em Gonçalves Dias. O município faz parte de um grupo de 71 cidades maranhenses beneficiadas pela iniciativa, que é resultado de uma parceria entre Sebrae e Governo do Estado do Maranhão. Serão 15 meses de acompanhamento técnico, com visitas mensais em uma programação extensa que promete elevar o empreendedorismo em todo Estado.

Serão consultorias e ações personalizadas para impulsionar a economia, a geração de empregos, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dentro do município. O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, disse que a determinação do governador Carlos Brandão é levar as ferramentas de desenvolvimento do empreendedorismo que o Sebrae dispõe para os 217 municípios do Maranhão.

“Dentre as ferramentas estão a Sala do Empreendedor, as capacitações para negócios nas áreas de comércio, indústria, agro, dentre outras. Trata-se de todo um conjunto de ações, que por meio dessa importante parceria, fomentarão políticas de desenvolvimento para o povo maranhense e contribuirão para que, em suas próprias cidades, seja possível gerar renda, garantir empregos e fazer a economia circular”, explicou o secretário.

INÍCIO

Em Gonçalves Dias, o prefeito Toinho Patioba, recebeu a equipe técnica do Sebrae Maranhão para alinhar com os secretários o cronograma de execução. O encontro aconteceu no último 06 de julho, no gabinete do prefeito, e concluiu com a assinatura do termo de adesão.

“Já somos parceiros do Sebrae em muitas ações realizadas por meio da Sala do Empreendedor, e com essa nova parceria, com o Programa Cidade Empreendedora, nós vamos fomentar muito mais políticas públicas estratégicas no nosso município e estou muito feliz.”, disse o prefeito.

O acordo com o Governo do Estado presenteia o município com o pacote básico, onde as consultorias atendem os eixos: atores de desenvolvimento, sala do empreendedor, compras governamentais, desburocratização e empreendedor do futuro. “Já temos Sala do empreendedor no município e junto com o programa as ações irão intensificar e alavancar o empreendedorismo local”, concluiu o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae Maranhão, Allan Kennedy Silva.

PROGRAMA

Lançado no ano de 2020, o Cidade Empreendedora incentivou o aumento no número de empresas abertas e regularizadas, impulsionando a economia local. No ciclo 2021/2022 foram mais de 31,1 mil novos negócios abertos no Maranhão. Outro destaque do programa foi a redução da burocracia e dos prazos para a abertura de negócios, facilitando o empreendedorismo e incentivando novos empreendimentos.

Neste ano, durante a assinatura da parceria entre o governo do estado e o Sebrae, que aconteceu em São Luís, no dia 20 de junho, o governador Carlos Brandão ressaltou a importância da parceria.

“O Cidade Empreendedora é um programa que ajuda os municípios a descobrirem quais são as aptidões das microempresas instaladas e, com a expertise do Sebrae, a gente consegue capacitar esses empreendedores para que possam se desenvolver. As micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos gerados, então, é importante fortalecer esses negócios”, concluiu o governador.

  • cidade empreendedora
  • parceria Governo do Estado
  • Programa Cidade Empreendedora