ASN MA
Compartilhe

Gastronomia fortalece pequenos negócios em Pinheiro (MA)

Evento reuniu 17 estabelecimentos de alimentação fora do lar, movimentou a economia e consolidou Pinheiro no mapa da gastronomia maranhense
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

De 1º a 5 de dezembro de 2025, Pinheiro viveu dias de intensa celebração culinária durante o 1º Circuito Gastronômico de Pinheiro. A iniciativa, realizada pela Unidade de Negócios do Sebrae no município, reuniu restaurantes, lanchonetes, docerias e padarias em uma imersão de sabores, criatividade e oportunidades para o setor de alimentação fora do lar.

O evento superou as expectativas ao atrair turistas e moradores, que circularam pelos 17 estabelecimentos participantes em busca de pratos e porções especialmente desenvolvidos para o circuito. As preparações ressaltaram a identidade de cada casa com apresentação diferenciada e preço convidativo.

Celso Gonçalo e Mauro Borralho, Rosa Amélia, analista do Sebrae e parceiros durante visita técnica aos estabelecimentos do circuito. (Foto/Divulgação)

Economia aquecida e empreendedorismo fortalecido

O circuito foi pensado para impulsionar a economia local, conectar empreendedores e estimular a inovação dando visibilidade aos negócios participantes. A estratégia deu certo: os estabelecimentos registraram aumento no movimento, maior visibilidade e reforço de suas marcas no mercado regional.

Antes e durante o evento, os empresários receberam qualificação em oficinas de marketing e vendas, aprimorando competências fundamentais para o crescimento dos negócios, atendimento personalizado dentro dos seus estabelecimentos, o que facilitou a participação e turbinou os resultados. A parceria do Sebrae com a Prefeitura de Pinheiro, Sala do Empreendedor, CDL e Associação Comercial foi essencial para ampliar o alcance da ação.

Para Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae Maranhão, a iniciativa consolidou uma rede de apoio que já demonstra resultados em Pinheiro. “O Circuito Gastronômico deu muito certo. Estamos falando de uma grande iniciativa que incentiva a cadeia de alimentação fora do lar aqui no município de Pinheiro e oferece visibilidade aos pequenos negócios,” contou.

Empresários exibem com orgulho o reconhecimento recebido pelo desempenho no circuito. (Foto/Divulgação)

Participantes celebram reconhecimento

Ao final do circuito, cada estabelecimento recebeu uma placa de reconhecimento, além do Guia Gastronômico Digital com fotos dos pratos e um player com QR Code, distribuído também ao setor hoteleiro. O QR Code permite que turistas acessem rapidamente o Guia Gastronômico Digital de Pinheiro onde encontram recomendações seguras sobre onde comer na cidade.

A doceira Djane Oliveira, do Ateliê de Doces, comemorou o resultado do Circuito. “Já tenho espaço certo para deixar minha placa em destaque”, declarou orgulhosa.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, destacou a importância das soluções oferecidas aos empreendedores.

“Visitamos empresários atendidos pelo circuito e ouvimos como as soluções do Sebrae têm impactado seus negócios. Ficamos felizes em ver que conhecimento transforma realidades,” disse o presidente.

Depoimentos que traduzem o impacto

A experiência também emocionou empreendedores como Patrícia Raquel Estrela Martins, do restaurante Sabor é Aqui. Ela fez o Seminário Empretec, cursos e capacitações pelo Sebrae.

“Foi maravilhoso, me surpreendi com o resultado. Foi o Sebrae quem me deu coragem para empreender. Hoje tenho três restaurantes e novos negócios surgindo. Aprendi a aproveitar as oportunidades e sou muito grata ao Sebrae por isso. Eu tinha medo de investir e hoje tenho coragem de tocar o negócio e continuar crescendo,” relatou a empreendedora.

Já Lays Silva, do Caldos Bom que Só, reforçou o sentimento coletivo de amparo e apoio para desenvolver seu negócio. “Foi uma honra participar. Muito inovador e excelente. Esse apoio faz toda diferença para quem empreende na nossa cidade”.

Para Édson Wanderley, presidente da CDL Pinheiro, o circuito reforçou o valor da culinária local. “Esse movimento é ótimo. O Sebrae está de parabéns. Quem ganha com isso é a população. Estamos ganhando visibilidade para o que sabemos que é muito bom, que é a nossa gastronomia,” destacou.

Representando a Prefeitura de Pinheiro, a secretária de Indústria e Comércio Cleia da Shalon celebrou o impacto econômico sentido durante o Circuito. “Foi lindo. Com certeza alavancou a economia, algo que nossa cidade precisa tanto. A gastronomia de Pinheiro é boa e todos sabem disso”, disse.

Rumo a 2026: festival gastronômico à vista

O sucesso foi tão grande que já há planos de um evento ainda maior. A gerente da Unidade de Negócios do Sebrae de Pinheiro, Rosa Amélia Borges, adiantou os planos. “2026 promete. Estamos planejando um grande festival gastronômico com nossos parceiros. Vamos impulsionar ainda mais a economia do setor,” afirmou Rosa Amélia.

Com o 1º Circuito Gastronômico, Pinheiro reafirma seu potencial como destino de experiências gastronômicas. O evento mostrou que, quando criatividade, tradição e apoio ao empreendedorismo caminham juntos, a cidade inteira saboreia os resultados. Para conferir o Guia Gastronômico Digital de Pinheiro clique aqui.

Sebrae, ACIP, CDL e Prefeitura unidos para fortalecer a gastronomia pinheirense. (Foto/DIvulgação)
  • #ICircuitoGastronômico
  • Empreendedorismo
  • Festival Gastronômico
  • Gastronomia
  • sebraema
  • UNPinheiro