Uma manhã de muito conhecimento e aprendizado marcou o Fórum de Professores de Chapadinha, que aconteceu nesta terça-feira, 28, no Space Buffet. Promovido pelo Sebrae, o fórum reuniu cerca de 150 educadores de São Benedito do Rio Preto, Anapurus, Vargem Grande e Brejo, num bate-papo sobre educação empreendedora e as diferentes formas de trabalhar o ensino em sala de aula.
A programação do Fórum contou com o painel sobre “Boas Práticas Territoriais”, com a professora Maria Gomes Fernandes, do Instituto de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão – IEMA. Uma das ganhadoras do Prêmio Educador Transformador, Maria compartilhou sua experiência na aplicação do projeto “Aprendendo a cuidar de si para um mundo melhor”, que foi desenvolvido com alunos do IEMA na cidade de Brejo.
Na palestra magna “Gamificação na Educação: o caminho lúdico para o saber”, o educador Fernando Trevisani falou sobre a gamificação na prática docente, como professores podem usar o conceito de gamificação nas aulas, promovendo maior engajamento e melhora na aprendizagem dos alunos. “A formação foi bastante enriquecedora porque trouxe aspectos importantes e fundamentais no processo de ensino e aprendizado, principalmente para o nosso atual contexto educacional. O palestrante é um excelente profissional, que além da parte teórica, mostrou também como podemos aplicar essa metodologia na prática, no dia-a-dia com os alunos”, ressaltou a professora Luciana Rebelo.
O Fórum de Professores está em seu terceiro ano de execução e é uma ação coordenada pela Unidade de Empreendedorismo Territorial do Sebrae no Maranhão, por meio da Educação Empreendedora. Chapadinha foi a última cidade deste ciclo a receber o Fórum, que aconteceu em mais doze municípios do Maranhão, capacitando cerca de 2 mil educadores em todo o estado.
Para a gerente de Empreendedorismo Territorial, Hildenê Maia, a proposta de levar aos professores as tendências do mercado da Educação têm garantido o sucesso da ação ao longo dos anos.
“O Fórum alcançou municípios do norte e sul do estado e assim como nas outras edições, trabalhamos um tema atual, que certamente contribui para que os educadores se reinventem em sala de aula. Nossa avaliação é muito positiva, pois cada vez mais os fóruns vêm ganhando adesão dos municípios, onde os professores já esperam por esse momento que é marcado pela troca de experiências, de conhecimento e de atualização profissional”, destacou a gerente.