ASN MA Atualização
Compartilhe

Fórum de Professores do Sebrae Maranhão destaca a importância das Metodologias Ativas na Educação

Açailândia foi a segunda cidade a receber o evento, que celebra os 10 anos do Programa Nacional de Educação Empreendedora
Por Assessoria de Comunicação e Eventos
ASN MA Atualização
Compartilhe

O impacto da educação transcende as paredes das salas de aula, levando os educadores a repensarem os modelos tradicionais de ensino, contextualizando os conhecimentos ao cotidiano do aluno. Questões como essas estiveram bastante presentes no Fórum de Professores promovido pelo Sebrae Maranhão, na regional de Açailândia, a segunda a receber o evento.

O Fórum de Professores acontece em 13 municípios do Maranhão, seguindo um calendário ações nos próximos dias

A iniciativa reuniu profissionais da educação e estudantes para pensarem fora da caixa e discorrerem sobre “Metodologias Ativas”, as quais têm como foco a mudança na relação entre alunos e professores. O fórum, realizado na última terça-feira, 13 de setembro, faz parte da atuação integrada da abordagem territorial trabalhada pelo Sebrae Maranhão.

“Nós, enquanto Sebrae, buscamos sempre trazer propostas que permitam aos professores a dinamizarem o trabalho nas salas de aula, afinal, a gente sabe que a educação vem se transformando ao longo dos anos e precisamos estar antenados”, explicou a gerente da Unidade de Empreendedorismo Territorial do Sebrae, Hildenê Maia.

A gerente disse ainda que o fórum será realizado, no total, em 13 municípios do Estado. “Assim, vamos ouvindo os cases de sucesso de cada localidade e vendo o quanto a Educação pode transformar comunidades, bem como inspirando a realização de outras iniciativas transformadoras”, destacou.

Palestra

Os tipos de metodologias ativas foram apresentados pelo palestrante Leandro Vidal, ator, empresário e diretor da Bumba Escola. Ele trouxe exemplos valiosos sobre essa abordagem inovadora, ressaltando a importância de se pensar de forma criativa e fora da caixa na educação. Para a gestora de Açailândia, Genilda de Sousa Pinto, esse momento foi enriquecedor, trazendo insights à profissional.

“Teremos uma educação transformada quando nós educadores nos transformarmos. Para isso, precisamos trazer para nossas salas metodologias, que destacam a importância do contexto de vida de nossos alunos e pudemos observar isso no fórum, de maneira leve, mas responsável, aplicáveis no dia a dia”, ponderou.

A professora Erenilde Alves, de Cidelândia, também frisou que a palestra a fez “repensar alguns pontos do ensino e o quanto metodologias apresentadas e, também, por meio de iniciativas da Educação Empreendedora do Sebrae, podem dinamizar o conteúdo em sala de aula”.

Os projetos desenvolvidos pela Escola Tânia Leite foram destaques no painel de cases de sucesso durante o fórum

Cases

Um dos pontos altos do fórum foi o painel “Cases de sucesso da Educação Empreendedora”, mediado por Hildenê Maia, gerente da Unidade Empreendedorismo Territorial do Sebrae Maranhão. Na oportunidade, o professor Antônio Jonathan, diretor da Escola Tânia Leite, explanou sobre os projetos desenvolvidos na unidade escolar por meio da aplicação do Jovens Empreendedor Primeiros Passos (JEPP).

Ele destacou as ações na área de sustentabilidade e de robótica, em que foram desenvolvidos os cartões magnéticos de controle de acesso à escola e o protótipo da casa inteligente.

  • educação
  • Empreendedorismo
  • transformação