Na perspectiva de impulsionar o crescimento dos pequenos negócios do sul maranhense, o Sebrae e parceiros lançaram, em Açailândia, a Semana Empresarial. O evento acontece de 15 a 20 de julho, com vasta programação técnica, abrangendo palestras, consultorias e orientações empresariais. O lançamento aconteceu nesta segunda-feira (29), com expressiva participação de empreendedores locais.
A Semana Empresarial de Açailândia é realizada há quatros anos buscando conectar empresários de pequenos negócios, potenciais empreendedores, empresas e consumidores finais e interessados em temas relacionados à gestão e tendências no ambiente de negócios, associada à disseminação de oportunidades e geração de negócios propriamente dita.
“Trata-se de uma ação pensada para disseminação de conhecimento, aprimoramento de habilidades e realização de contatos para o fortalecer a dinâmica de negócios na região. Reunimos empresas de diversos setores do comércio e serviços nesse grande ecossistema, aproximando-o do empreendedor local”, pontua Breno Soeiro, gerente do Sebrae em Açailândia.
Em 2023, uma rodada de negócios organizada durante a Semana Empresarial mobilizou 50 empresas participantes.
-
Novidades – Para o ano de 2024, a Semana traz uma proposta de conexão também com a inovação. Essa estratégia vai ao encontro do trabalho já realizado pelo Sebrae nos territórios maranhenses, alinhando-se aos objetivos do projeto Conexões Corporativas, iniciativa que visa, ainda, ampliar a inserção dos pequenos negócios na cadeia de valor de grandes players de mercado já instalados ou em processo de implantação no Maranhão.
Como parte da programação, a Semana Empresarial de Açailândia terá balcão de negociações, feira de exposições e rodadas de negócios, proporcionando ainda oportunidades de networking e de capacitação para a gestão empreendedora.“ Já faz parte do nosso calendário de ações e congrega todo o sul do Maranhão. A edição passada foi muito positiva, as nossas metas foram cumpridas, sobretudo o networking, com objetivo de fazer a nossa cidade crescer e se desenvolver muito mais”, comentou o coordenador da Semana, Jonatas Bezerra.
Impacto econômico e social
A Semana Empresarial é uma ação organizada pelo Sebrae em parceria com o Centro Empresarial de Açailândia, a Associação Comercial e Industrial de Açailândia, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Açailândia e o Sindicato do Comércio Varejista de Açailândia.
O evento deste ano terá mais de 40 estandes, contando com programações paralelas de conhecimento, incluindo consultorias, palestras e oficinas. A expectativa é de superação dos números da edição passada, com a oferta dos serviços e soluções diversificados para um público estimado de 3 mil participantes.
Em 2023, somente a rodada de negócios, organizada durante o evento, contou com 50 empresas participantes. Essa interação resultou em um montante de negócios de R$ 350 mil reais de mais de R$ 2 milhões, posteriormente.