A união da cultura, empreendedorismo e valorização das tradições territoriais marcou a visita técnica do Encontro Nacional das Comissões de Soluções Fundiárias, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Como parceiro da iniciativa, o Sebrae, em articulação com a Prefeitura e a Sala do Empreendedor, transformou a passagem dos participantes pela cidade, nesta sexta-feira (19), em uma vitrine das potencialidades locais, criando oportunidades concretas para empreendedores da região.
A visita contou com uma recepção marcada pela identidade cultural alcantarense. As tradicionais Caixeiras do Divino deram as boas-vindas aos visitantes, enquanto a fanfarra municipal animou o ambiente da feira, criando um espaço acolhedor e festivo para magistrados, conselheiros, autoridades e representantes de tribunais de todo o país.
Além das apresentações culturais, o Sebrae articulou a participação de oito empreendimentos locais em uma feira especialmente organizada para o evento. O espaço reuniu produtos que representam a riqueza cultural e econômica de Alcântara, incluindo a cerâmica tradicional de Itamatatiua, artesanato em fibra, biojoias, artes plásticas, pinturas criativas e o tradicional doce de espécie, patrimônio da culinária local.

Para a artesã Care Rose de Jesus Pereira, da comunidade quilombola de Itamatatiua, a participação representou uma oportunidade de ampliar a visibilidade do trabalho desenvolvido há gerações pelas mulheres da comunidade.
“Estamos muito felizes por participar e gratas ao Sebrae pela oportunidade. Vendemos bastante, conhecemos pessoas novas e pudemos divulgar nosso trabalho para visitantes de vários estados do país. O Sebrae está sempre nos apoiando para crescer e desenvolver nosso negócio”, afirmou.
A empreendedora Roseli dos Santos Cerejo Ferreira, da comunidade de Santa Maria, destacou que o reconhecimento conquistado durante o evento vai além dos resultados financeiros.
“Muitas vezes não é só pelas vendas. É pelo reconhecimento e pela divulgação do trabalho. As pessoas querem conhecer nossa história, saber como produzimos e como desenvolvemos nossos produtos. Isso nos enche de orgulho”, disse.

A Feira permitiu que os participantes do encontro conhecessem de perto o potencial produtivo do município, fortalecendo a divulgação dos negócios e ampliando oportunidades de mercado para os expositores.
O artista plástico Valdinei Benedito Ribeiro comemorou a oportunidade. Segundo ele, iniciativas como essa ampliam o alcance dos talentos locais e fortalecem a economia criativa da região.
“É uma honra estar aqui. É uma oportunidade única para os artistas locais mostrarem seu trabalho. O Sebrae é um grande incentivador da cultura do Maranhão”, ressaltou.
Culinária maranhense

O tradicional doce de espécie foi sucesso absoluto na feira. A empreendedora Maria Deodora Rodrigues Ferreira vendeu todo o estoque que levou para o evento em poucas horas.
“Foi muito bom participar. Vendi todas as 42 bandejas de doces que trouxe. Sempre que o Sebrae realiza eventos, nós somos convidados a participar, e isso faz toda a diferença para os empreendedores. Quero participar sempre”, afirmou Deodora.
O trabalho desenvolvido pelo Sebrae em Alcântara também recebeu reconhecimento de autoridades presentes ao encontro. Durante visita aos estandes, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Carlos Augusto Pires Brandão, elogiou a iniciativa.
“Quero parabenizar o Sebrae pelo trabalho que vem sendo desenvolvido em Alcântara. É uma iniciativa muito importante, com uma estética muito atraente e que fortalece o empreendedorismo, inclusive o empreendedorismo feminino”, declarou o Ministro.
Ao reunir cultura, tradição e negócios em um mesmo espaço, a ação apresentou Alcântara como uma vitrine do empreendedorismo sustentável e de base comunitária. Rosa Amélia Borges, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro, enfatiza que a Feira cumpriu com sua missão, criando um ambiente de troca de experiências e lucratividade.
“A Feirinha foi um sucesso, estamos muito orgulhosos dos resultados. Este é um trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sebrae na comunidade de Alcântara para o incentivo ao empreendedorismo. Estamos desenvolvendo metodologias como o Força Mulher para apoiar as mulheres que querem empreender e algumas delas estão aqui hoje e isso é maravilhoso. Estamos muito felizes ao ver todos eles aqui lucrando com seus produtos”, contou Rosa.
A programação em Alcântara foi encerrada com a entrega de título de terra à comunidade quilombola do município. Para os empreendedores locais, o encontro entregou outro resultado: a oportunidade de apresentar seus produtos, ampliar sua rede de contatos e mostrar ao país a força econômica e cultural de Alcântara.

Serviço – Quer saber mais? Fale com a Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro (MA), pelo WhatsApp, no número (98) 99191 9305, ou presencialmente, na Rua Maria Pinheiro Paiva, bairro Antigo Aeroporto, próximo ao SAMU, ou ainda na Sala do Empreendedor mais próxima.
Para mais informações sobre a atuação do Sebrae, acesse o Portal Sebrae (sebrae.com.br) ou entre em contato pela Central de Atendimento, no telefone 0800 570 0800 (também disponível via WhatsApp).
Canais digitais do Sebrae no Maranhão: Instagram (@sebraemaranhao) e YouTube (Sebrae Maranhão – https://www.youtube.com/sebraemaranhao).

