Em Santa Helena, na região da Baixada Maranhense, Soniele Araújo comanda um negócio de produção de doces já conhecido na região. Mas, a preparação para comandar o negócio, sempre esteve no horizonte da empreendedora. Há três anos, ela formalizou a empresa, chamada de Delícias da Sonica. Em 2016, após participar do seminário Empretec, a ideia de formalizar o negócio começou a ser amadurecida e, desde então, ela encontrou o impulso necessário para que o negócio crescesse e se tornasse conhecido.
O apoio do Sebrae foi decisivo na jornada da empreendedora. O Seminário, uma das soluções mais procuradas junto ao Sebrae, dá ao participante a chance de avaliar suas características como empreendedor, reforçando os pontos fortes e criando estratégias para melhorar os aspectos considerados mais fracos, em uma imersão que qualifica o participante para tocar seu negócio com mais chance de sucesso. No caso de Soniele, o Empretec teve tanto impacto, que hoje o empreendimento é a principal fonte de renda da família.
Itens como brigadeiros, pudins, sorvetes, doces para festas, ovos de chocolate e kits presente, em que as estrelas são saborosos doces e mimos carinhosos, hoje estão no cardápio da empresa. E ela não para de inovar. O novo queridinho dos clientes e grande lançamento do ano de 2024 é o “Cascão de Chocolate”, um sorvete caseiro, com casquinha coberta de chocolate, recheado no capricho. As Delícias da Sonica são comercializadas no município de Santa Helena, em municípios do entorno e já conquistam consumidores da capital, São Luís.
“Imaginar que os doces me trariam um mundo tão diverso e tão vasto assim, é impressionante. Ver onde cheguei, é muito gratificante. O Sebrae foi meu grande incentivador, ajudando a dar forma a uma ideia, estimulando a seguir em frente com a montagem da minha empresa. Hoje, me vejo como empresária, porque já promovo renda para outras pessoas e isso é maravilhoso. Sou muito grata ao Sebrae pelas oportunidades”, reconheceu a empresária.
Empreendedores como Soniele integram o grupo de aproximadamente 300 pessoas que no Maranhão já passaram pelo Empretec em 2024, em suas diversas diversas modalidades, buscando fortalecer suas características empreendedoras. Da imersão, eles estão saindo com novos sonhos e planos de negócios para tirar suas ideias do papel ou dar novo gás a um negócio já existente.
Na Unidade de Negócios do Sebrae em Pinheiro, foram 18 participantes, que encararam o desafio de se tornarem empreendedores melhores e mais capazes de atuar em face aos desafios de cada etapa da jornada empresarial.
Werllayne Pinheiro foi uma das participantes da última turma oferecida em Pinheiro. Ela atua no setor de hotelaria, comandando o negócio da família, a Pousada Ceará. Para ela, participar do Seminário foi uma experiência única. Ela conta que saiu do Seminário cheia de novos projetos que pretende pôr em prática.
“Participar do Empretec foi uma experiência transformadora. Tive a oportunidade de aprender sobre planejamento, liderança, inovação e gestão de riscos. A visão mudou e agora tenho novos planos. Com toda certeza, garanto que aumentei minha autoconfiança, obtive mais clareza nos meus objetivos e fiz uma rede de contatos valiosa com empresários sensacionais,” comemora a empreendedora.
Empretec: ampliando horizontes para empreendedores
Em um cenário cada vez mais competitivo, a busca por ferramentas e conhecimentos que possam impulsionar o sucesso de novos negócios e o crescimento dos já existentes se torna fundamental. É nessa perspectiva que surge o Empretec como alternativa. Executado pelo Sebrae em todo o Brasil, o Empretec é o maior seminário de empreendedorismo da América Latina, que se destaca como um verdadeiro catalisador de ideias ao fomentar o espírito empreendedor.
Com uma metodologia inovadora e comprovadamente eficaz, o Empretec oferece uma imersão completa no universo do empreendedorismo, proporcionando aos participantes um desenvolvimento integral de suas habilidades e competências. Através de atividades práticas, jogos e discussões, os participantes têm a oportunidade de identificar suas potencialidades, superar desafios e adquirir as ferramentas necessárias para transformar suas ideias em negócios de sucesso, além de planejar uma “empresa-cria”, que pode ser o ponto de partida para um novo negócio ou expansão de algum já existente.
“Mais que seminário, o Empretec é uma jornada de autoconhecimento, desenvolvimento e transformação. Ao despertar o potencial empreendedor das pessoas, o programa contribui para a construção de um futuro mais promissor para todos, tendo o empreendedorismo como base”, analisa Rosa Amélia, gerente da Unidade do Sebrae em Pinheiro.