O XXV Festival de Cultura Popular de Fortuna, realizado entre os dias 18 e 20 de julho, movimentou a cidade de Fortuna. Durante os três dias de programação, o Sebrae, que apoiou o evento, ofereceu atendimento, orientações e oportunidades para mais de 20 empreendedores e artesãos locais, contribuindo para o fortalecimento da economia criativa na região.

“Eu achei muito importante o Sebrae nos acompanhar este ano. Eles me deram dicas de empreendedorismo. Fiquei muito feliz”, destacou Samira Melo, artesã de 27 anos, que atua há 10 no ramo.
Um dos destaques das ações do Sebrae foi o suporte às artesãs por meio do Programa DELAS (Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Autônomas e Sustentáveis). A iniciativa teve como foco a capacitação de mulheres empreendedoras, com ênfase na valorização da produção artesanal e na melhoria da gestão e comercialização de seus produtos.
Além das ações voltadas às empreendedoras, a participação do Sebrae também foi celebrada pelas lideranças locais como exemplo de parceria efetiva com impacto direto na comunidade. “O Sebrae tem sido um parceiro importante. Tem incentivado muitos negócios em nossa cidade e a parceria com a Prefeitura de Fortuna tem dado certo”, afirmou o prefeito Sebastião Costa.

A Sala do Empreendedor de Fortuna teve papel essencial na mobilização das artesãs e no acesso ao Programa DELAS, reforçando a presença do Sebrae no evento. Para o coordenador da sala, Audifran Silva, a parceria com o Sebrae tem fortalecido o empreendedorismo local e gerado resultados positivos para a economia do município.
Com o apoio do Sebrae e da Prefeitura, a barraca do artesanato se tornou um dos espaços mais visitados do festival, reunindo talento, identidade cultural e inovação. “O Festival de Cultura Popular de Fortuna foi mais uma oportunidade para o Sebrae reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento dos pequenos negócios, da economia criativa e do protagonismo feminino no Maranhão”, finalizou Ana Carla Coelho, gerente substituta da Unidade de Negócios do Sebrae em Presidente Dutra.