ASN MA
Compartilhe

Do sonho à expansão: como o Sebrae ajudou a transformar a trajetória empreendedora de Kassiara Morais

Com orientação em gestão, apoio à formalização e acesso ao crédito, empresária de Pinheiro (MA) expandiu seu negócio no setor de estética.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

Empreender exige mais do que talento e força de vontade. Exige orientação, planejamento e acesso a oportunidades que permitam crescer de forma segura. Em Pinheiro, no Maranhão, a história da empresária Kassiara Morais é um exemplo de como o apoio contínuo do Sebrae foi decisivo para transformar um sonho em um negócio estruturado, competitivo e em plena expansão.

Há cerca de seis anos, Kassiara atua no segmento de estética, oferecendo serviços como design de sobrancelhas, spa dos pés, aplicação de cílios, esmalteria e comercialização de cosméticos. O empreendimento funciona no segundo piso do Shopping do Povo no município de Pinheiro (MA) e, ao longo do tempo, conquistou espaço no mercado local. No início, porém, o negócio ainda não era formalizado.

“A princípio eu não tinha CNPJ e, quando iniciei no Sebrae, já abri o meu MEI para participar das ações que acontecem durante todo o ano. Foi um divisor de águas. Consegui ganhar força no meu CNPJ e o Sebrae me instruiu a trabalhar da forma certa e segura, com uma gestão inteligente e estratégica”, relata Kassiara.

O primeiro contato com o Sebrae aconteceu por meio da Sala do Empreendedor instalada no município. A partir desse atendimento, a empresária passou a ter acesso ao acompanhamento do Agente de Crédito do Sebrae, que fez um diagnóstico completo do negócio, avaliando o grau de maturidade da empresa, identificando pontos de melhoria e orientando onde concentrar esforços para alcançar resultados mais consistentes.

Com orientação do Sebrae e acesso ao crédito viabilizado pelo Fampe, Kassiara Morais ampliou o portfólio de produtos e serviços do seu empreendimento.(Foto/Divulgação)

Agente de Crédito do Sebrae – O agente de crédito do Sebrae é um especialista que orienta pequenos negócios, MEIs e microempresas na organização financeira e na obtenção de crédito seguro. Eles oferecem consultoria, analisam a capacidade de pagamento, ajudam a preparar documentos e facilitam o acesso a linhas de crédito, como as do Programa Acredita e parcerias com bancos, focando no desenvolvimento e saúde financeira do empreendimento.

O Fampe – Foi nesse processo de acompanhamento que Kassiara conheceu as soluções de acesso a crédito oferecidas com o apoio do Sebrae, entre elas o Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe), instrumento que facilita e desburocratiza o acesso ao financiamento junto às instituições financeiras.

“O Sebrae entra como se fosse um avalista, dando o aval para que esse empreendedor consiga o crédito”, explica a empreendedora.

O Sebrae atua como um grande facilitador no acesso ao crédito por meio do Fampe. Muitos empreendedores têm bons negócios, mas encontram dificuldades para apresentar garantias exigidas pelas instituições financeiras. O Fampe entra justamente para suprir essa necessidade, funcionando como um fundo garantidor administrado pelo Sebrae, que complementa as garantias e dá mais segurança aos bancos para conceder o crédito é o que explica a gerente da Unidade de Negócio do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges.

“O atendimento do Agente de Crédito do Sebrae é fundamental para que o empresário tenha um panorama do seu negócio do ponto de vista financeiro, o agente direciona o empreendimento para o tipo de crédito certo, que se encaixe com as necessidades do negócio, e com a capacidade de pagamento, orientando o uso inteligente do valor. Além disso, nosso trabalho começa antes do financiamento, com orientação, consultorias e capacitações em gestão, para que o empreendedor saiba como usar esse recurso de forma planejada, sustentável e estratégica, fortalecendo o negócio e reduzindo riscos,” disse a gerente.

Os investimentos realizados após o acompanhamento do Sebrae permitiram à empreendedora diversificar produtos e melhorar o atendimento aos clientes. (Foto/Divulgação)

Uso inteligente e estratégico dos recursos

Com o financiamento viabilizado por meio do Sebrae, utilizando o Fampe como garantia, Kassiara conseguiu transformar o planejamento em investimento. Os recursos foram aplicados na compra de equipamentos, ampliação do estoque de produtos, melhoria no atendimento ao cliente, contratação de mão de obra e fortalecimento da gestão do negócio.

“Com o apoio do Sebrae e o acesso ao crédito pelo Fampe, consegui investir no meu negócio, comprar equipamentos, que modernizaram o atendimento, adquirir mais produtos, atender melhor meus clientes e gerenciar minha equipe. Hoje o empreendimento vive uma fase de sucesso”, destaca a empresária.

Para Kassiara, o diferencial do Sebrae está na atuação que vai além do crédito. “Sem o Sebrae eu não conseguiria. É quase impossível ter essas informações sozinha e, mesmo quando temos, ainda encontramos muitas barreiras. Os consultores do Sebrae facilitam nossa vida, desburocratizam. Não é só ter acesso ao financeiro, é saber o que fazer com o dinheiro, planejar e aplicar de forma inteligente”, afirma.

Parceria de sucesso – O impacto dessa parceria foi tão significativo que Kassiara passou a incentivar outros empreendedores a buscarem o Sebrae. “Hoje eu faço propaganda do Sebrae, contando para outros empreendedores como é importante ter o Sebrae como parceiro do nosso negócio. Ele quer nos ter por perto para apoiar e ajudar. Só tenho a agradecer. Sempre busquei estar dentro dos padrões e melhorar, porque ninguém abre um negócio para estagnar”, completa a empreendedora.

A jornada de crescimento também levou a empresária a novos horizontes. Em agosto do ano passado, Kassiara participou do Encontro Nacional do Acredita, realizado em Brasília, onde teve contato com empreendedores de todos os estados do país que também tiveram suas trajetórias transformadas com o apoio do Sebrae.

“A viagem abriu minha mente, mudou minha visão. Conheci empreendedores de todo o Brasil, percebi que os desafios não são só meus e entendi o quanto ainda é possível crescer”, relata.

A história de Kassiara Morais reflete o impacto das soluções do Sebrae no fortalecimento dos pequenos negócios maranhenses. Somente em 2025, no Maranhão, o Fampe possibilitou a concessão de mais de R$ 53 milhões em empréstimos, com 799 operações realizadas e 735 empresas atendidas, alcançando uma média de R$ 80 mil por operação.

  • Acesso ao Crédito
  • Acredita
  • Crédito Assistido
  • Empreendedorismo
  • FAMPE
  • Sebrae no Maranhão
  • UN Pinheiro