ASN MA
Compartilhe

Do escritório a construtora: como o apoio do Sebrae impulsionou o sonho de uma empresária de Santa Inês (MA)

Com investimento estratégico, RB Engenharia multiplica faturamento e se destaca no setor da construção civil na cidade.
Por Assessoria de Comunicação - ASCOM
ASN MA
Compartilhe

A engenheira civil Raynara Batista, CEO da RB Engenharia, é um exemplo claro de como o acesso ao crédito, no momento certo, pode transformar negócios e abrir novos horizontes. Natural de Barra do Corda (MA), Raynara montou sua empresa em Santa Inês (MA), começou atuando com projetos residenciais e empresariais personalizados. Mas, com o passar do tempo e a percepção das exigências do mercado, aceitou o desafio de deixar de apenas projetar e passar também a construir.

Essa transição precisava de investimentos significativos com contratação de equipe, compra de materiais, ampliação da capacidade produtiva, desafios comuns a milhares de pequenos empreendedores espalhados pelo Maranhão. Foi aí que Raynara conheceu o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), um fundo de garantia do SEBRAE que no ato do crédito serve de avalista para as MPE’s, uma parceira nesse caso com a Caixa Econômica Federal, que mudou os rumos de sua empresa.

“E foi nesse momento que conheci o FAMPE. Eu posso dizer, sem exagero nenhum, que essa solução foi um divisor de águas para mim e para a RB Engenharia. Esse fundo complementa outras garantias exigidas pelos agentes financeiros, já que o Sebrae atua como avalista. Outra vantagem é que o crédito é prefixado, o que me garantiu maior previsibilidade e segurança para planejar o uso do recurso no futuro,” contou Raynara.

Com o crédito em mãos e o planejamento em dia, a RB Engenharia viu seus projetos acelerarem. O que antes era um escritório de projetos, hoje é uma construtora premiada, reconhecida como Construtora Destaque de Santa Inês nos anos de 2024 e 2025. O faturamento anual da empresa saltou de R$ 165 mil para mais de R$ 1,5 milhão em vendas, com atuação destacada na construção de imóveis residenciais.

Premiada como Construtora Destaque de Santa Inês, Raynara Batista é referência no setor com apoio do Sebrae e foco em qualidade.

“Hoje eu olho pra trás e sinto uma gratidão enorme ao Sebrae por acreditar no potencial de pequenas empresas como a minha. A RB Engenharia cresceu, se fortaleceu e continua crescendo, sempre com compromisso com a qualidade, inovação e responsabilidade,” completa Raynara.

Além do crédito, a parceria com o Sebrae continua sendo um pilar fundamental no crescimento da RB Engenharia. A empresa participa atualmente do ALI Produtividade, programa que oferece acompanhamento gratuito por até seis meses, com foco na melhoria da gestão e aumento da produtividade.

“Com o ALI, tenho conseguido visualizar pontos de melhoria na gestão e ganho em eficiência nos processos construtivos. Isso reflete diretamente em economia e competitividade para a empresa,” destaca a empresária.

Entendendo o que é o FAMPE

O FAMPE (Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas) é uma iniciativa do Sebrae que atua como avalista complementar, facilitando o acesso de MEIs, micro e pequenas empresas ao crédito. Na prática, o FAMPE, é utilizado como garantia pelos bancos credenciados, como a Caixa, reduzindo as exigências de garantias tradicionais, que muitas vezes são obstáculos para os pequenos empreendedores.

Além disso, o crédito é prefixado – taxa de juros fixa, fazendo com que a parcela seja definida no ato do contrato – oferecendo mais segurança e previsibilidade ao empresário na hora de planejar o uso dos recursos. Os valores podem ser utilizados para capital de giro, investimentos em expansão, aquisição de equipamentos, entre outras finalidades empresariais.

Sebrae sempre pronto para ajudar os empreendedores

Para Adalberto Fraga, gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Santa Inês/MA, que acompanha de perto o caso da RB Engenharia, histórias como a de Raynara mostram que a criação de um ambiente favorável para o acesso ao crédito, contribui diretamente na competitividade do pequeno negócio.

“O FAMPE, é uma ponte que aproxima o empresário do sonho de realização do seu projeto de implantação e/ou expansão. Raynara é um exemplo inspirador de como o acesso ao crédito certo, com orientação e acompanhamento, pode levar uma empresa a outro patamar. Nosso papel no Sebrae é exatamente esse: apoiar, orientar e garantir que o empreendedor tenha as ferramentas necessárias para crescer com segurança,” afirma Fraga.

O gerente reforça ainda que o Sebrae está de portas abertas para empreendedores de todos os segmentos.

“Se você tem um negócio, ou uma boa ideia que precisa sair do papel, procure o Sebrae. Estamos em todo o estado e temos soluções acessíveis, como o FAMPE e o ALI Produtividade, que podem transformar o futuro do seu empreendimento,” concluiu.

  • Caixa Economica Federal
  • Construção Civil
  • Empreendedorismo
  • FAMPE
  • sebraema